quarta-feira, 5 de março de 2014

Alea Jacta Est!

E aqui vamos nós! Sempre pensei em escrever um blog para relatar aventuras, viagens e outras coisas que podem ser interessantes a alguém. Enfim tomei uma decisão e aqui estamos. Permita-me que me apresente.

Meu nome é Luciano e tenho 31 anos, por enquanto. Atualmente moro em São Paulo, SP e sou formado em Letras pela Unip - Universidade Paulista desde 2010. Começo hoje em um novo trabalho, na ACS Xerox, como atendente bilíngue. Falo inglês em nível avançado, espanhol intermediário e atualmente estudo e tento melhorar meu russo, que ainda está em nível básico.

Pedra fundamental da cidade de Tomsk depois da chuva
Fui convidado para ser professor de Língua Portuguesa e Cultura Luso-Brasileira na Universidade Estatal de Tomsk (em russo Томский Государственный Университет - Tomskij Gosudarstvennyj Universitet), à qual me referirei como UET. Estou relembrando várias coisas do idioma no momento para me sair bem por lá. Sabemos da tradição das universidades russas. Não quero fazer feio lá.

Até o momento, o que sei sobre Tomsk é que fica na Sibéria, mais ou menos próxima à fronteira do Cazaquistão, Mongólia e China (espero poder visitá-los também). É uma das cidades mais antigas da Sibéria, fundada em 1604 (410 anos portanto). O horário lá é o GMT +7, ou seja, está 10 horas à frente do horário de Brasília (9 em tempos de Horário de Verão). O clima lá é bem frio, escapando por pouco da classificação "subártico", com temperaturas variando em média, entre -21°C (janeiro) e +18°C (julho).

A UET é a universidade mais antiga da Sibéria, fundada em 1878 e inaugurada em 1888. Sua biblioteca é uma das maiores da Rússia. Neste ano letivo (que na Rússia começa em setembro) se iniciará o curso de Língua Portuguesa, do qual eu serei o responsável. Que grande desafio hein? Espero fazer um bom trabalho por lá. Bom, por enquanto é só. До свидания!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.