sábado, 8 de março de 2014

8 de março: o dia da mulher na Rússia

Здравствуйте Товарищи!! Falarei sobre um dos feriados mais importantes da Rússia: o Dia da Mulher.

С 8 Марта!
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no mundo inteiro no dia 8 de Março. Ele teve origem oficialmente  em 1917, quando mulheres russas protestaram por melhores condições de vida e trabalho, Em 1977 o dia foi adotado de forma oficial pela ONU. Na Rússia essa data (e também o dia 7) é um feriado nacional. Ninguém trabalha, exceto os serviços essenciais (saúde, transporte, segurança etc.) e as lojas de flores trabalham demais. Nesse dia faturam por todo o mês de março. Mas é uma atividade tão cansativa que alguns vão parar no hospital no dia seguinte, ou até no mesmo dia.

Se você está na Rússia ou conhece alguma mulher de lá, jamais cometa o erro de não se preparar ou se esquecer deste dia. É uma das datas mais celebradas por lá. Os homens já começam a se preparar para esse dia ainda em Fevereiro, quando compram (e escondem) os presentes, reservam restaurantes, vão ao cinema, para dançar, enfim, dão às mulheres, um dia muito especial.

E não se cumprimenta apenas a esposa ou namorada. Um homem na Rússia tem o dever de cumprimentar todas as mulheres de sua vida. Sua mãe, sogra, irmã(s), filha(s), prima(s), amiga(s), cunhadas(s), colegas de trabalho, professoras, colegas de classe etc. Até as atendentes das lojas é bom cumprimentar. É um dia que a nação para para homenagear as mulheres que fazem do país um dos mais importantes no cenário mundial.

Sim, 8 de março é o dia da mulher!
Para esse dia, os homens se juntam para comprar pequenos presentes para as mulheres. A cada ano, um determinado grupo de homens é responsável pelos presentes. Juntam dinheiro e compram pequenas lembranças coletivas para colegas de trabalho, de classe etc. Para os presentes pessoais, cada homem compra o seu.

Uma outra tradição russa é, nesse dia, amigos se reunirem e cozinharem juntos para suas esposas, namoradas ou outras pessoas que lhe são especiais. As mulheres não fazem nada, apenas conversam, passeiam, assistem filmes, qualquer coisa. Muitas vezes elas vão para a cozinha para acompanhar o preparo da comida e dar muitas risadas. Com esse gesto, os homens querem demonstrar duas coisas: o quanto gostam de suas esposas e mães e também que os homens podem fazer comida e lidar com as coisas da cozinha (e da casa em geral).

É isso. Agora você já sabe: não deixe passar esse dia no ano que vem. Cumprimente todas as mulheres que conhece. Elas te respeitarão muito por isso e suas relações com elas serçao ainda melhores. E para você mulher que me lê, um feliz Dia Internacional da Mulher. Como dizemos em russo, С 8 Марта (S vasimym Marta!)!!

3 comentários:

  1. É muito importante esse artigo! 8 de março é uma das festas que amamos muito na Russia :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado Fernando! Espero que goste dos outros também. Saudações desde a Sibéria!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.