quarta-feira, 9 de abril de 2014

O que é preciso para trabalhar na Rússia?

Здравствуйте Товарищи!! Primeiramente tenho que me desculpar. Afinal, passei quase um mês sem poder voltar aqui para postar nada. Andava muito ocupado com o novo emprego. Como já estou me adaptando a ele, tenho uma pequena folga para escrever aqui.

Pensando sobre o que escrever, perguntei-me uma coisa: as pessoas devem pensar como fazer para ir trabalhar em Tomsk (ou em qualquer outro lugar da Russia). Posso falar do meu caso e dizer os passos que estou seguindo.

Primeiramente fui convidado pelo coordenador de línguas da Universidade Estatal de Tomsk (UET) para dar aulas de português por lá. Portanto, se você não tem um trabalho garantido, melhor não se aventurar por lá, porque você provavelmente terá problemas. Após confirmar a proposta, esse coordenador me pediu uma cópia do meu diploma e histórico para análise (somente os diplomas da USP e da Unicamp são reconhecidos automaticamente por lá). Isso levou mais ou menos um mês. 

O coordenador retornou e disse que estava tudo certo e que poderíamos prosseguir. Ele precisava então de cópia do meu passaporte (caso não tenha o seu, inicie o processo acessando o site da Polícia Federal se for brasileiroaqui se você for de Portugal). Esse documento foi necessário para preparar o meu visto de trabalho. Foi-me pedido também para validar o meu diploma em território russo. Mas, como fazer isso aqui no Brasil?

O processo é simples, mas burocrático e leva um certo tempo. Primeiro, você tira uma cópia do seu diploma e do seu histórico. Depois, leve essas cópias e os originais para serem reconhecidos em cartório, onde os assinantes têm firma aberta. Isso me custou 11 reais no todo. Depois, é necessário mandar essas cópias e os originais para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do seu estado, junto com um formulário pedindo o reconhecimento, que você pode baixar no site do MRE (foto acima). No site do Itamaraty é possível ver se no seu estado tem uma agência do MRE. Se não tiver, você tem que mandar tudo para Brasília. No meu caso, existe o ERESP, a divisão do MRE no estado de São Paulo, então, não me foi preciso mandar para tão longe. No MRE eles vão ver se o seu diploma é original, se o carimbo do cartório é válido e darão também o carimbo deles. Esse processo é gratuito. Mas atenção: você só pode mandar os documentos pelo correio, mesmo se você morar ao lado de onde fica a divisão do Ministério. Além disso, você precisa pagar a quantidade de selos para que ele volte para você. Ou seja, se você apenas mandar e esperar que eles te devolvam, já era. Você precisa pagar para que eles postem seus documentos de volta, ou eles destroem tudo depois de 30 dias. O valor dos selos varia de acordo com a sua localização (para mim custou 8 reais).

Assim que seus documentos voltam do MRE, leve-os a um tradutor publico para fazer uma tradução juramentada do seu diploma e histórico escolar. Para mim isso custou R$ 621. Pegando os originais e as traduções, leve tudo ao Consulado ou Embaixada da Federação Russa na sua cidade para ganhar o selo russo de que aquele documento é verídico e o representante russo no Brasil deu fé. Isso é pago (claro) e vai te custar cerca de 500 reais.

Quando pegar os documentos de volta, escaneie e mande para o seu empregador. Ele providenciará um convite formal e o mandará pelo correio. Quando ele chegar, pegue esse convite e os documentos necessários para tirar o visto russo, que são um atestado de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal (pela internet), um atestado médico de que você não tem AIDS (existem dois tipos de atestado, o rápido e o completo, o rápido que fica pronto em 30 minutos serve), um formulário preenchido, solicitando visto, com uma foto 3x4 colada nele (o modelo de formulário pode ser encontrado aqui) e o passaporte, Eles te pedem para pagar o visto no ato do pedido, que pode ser o de uma entrada (130 reais), duas entradas (242 reais) e de múltiplas entradas (440 reais), Esses são os preços para o prazo normal (7 dias de espera). Após uma semana, você volta ao Consulado ou Embaixada e retira seu passaporte com o visto já colado. Se você está com pressa e precisa do visto para o mesmo dia, ele fica pronto em meia hora, mas os preços vão para 352, 506 e 880 reais, respectivamente.

Feito tudo isso, você está pronto para viajar para a Rússia e desenvolver seu trabalho por lá.

Por enquanto é isso. Espero não ficar mais tanto tempo sem postar nada por aqui. До свидания!

40 comentários:

  1. È certo que tem que ter um trabalho garantido e so depois ir para a Russia. Muito importante isso! Especialmente para quem não fala russo muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, se eu estiver com o domínio do idioma russo em dia, consigo emprego fácil na Rússia? eu sou formado em tecnologia na FATEC, mas se não encontrar emprego na minha área posso trabalhar em qualquer coisa aí? valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian. Bom, no momento a Rússia atravessa um período difícil, como o Brasil. Muita gente eprdendo emprego, dólar cada vez subindo mais, inflação correndo o dinheiro... não está muito bom vir para esses lados nesse momento. Então, emprego fácil acho difícil. E para trabalhar de "qualquer coisa" é difícil porque, geralmente, quem contrata para trabalhar de "qualquer coisa" prefere pessoas que já estão aqui e que tenham algum tipo de documento (como imigrantes da Ásia Central) e agora, com essa nova leva de desemprego, muitos russos mesmo pegam trabalhos para fazer "qualquer coisa". Mas assim que você ouvir notícias que as coisas estão melhorando por aqui, pode tentar entrar contato com algumas empresas porque existe chance de contratarem sim, especialmente se você estiver com o seu russo em dia. Abraço.

      Excluir
    2. Pelo que vi, a taxa de desemprego diminuiu. A taxa de desemprego ainda continua umas das menores do mundo.

      Excluir
  3. Привет товарищ!
    Primeiramente quero te parabenizar pelo blog! Sempre leio os seus posts aqui há um tempo já. Queria teria uma dúvida. Eu pretendo ir para Moscou em dezembro, eu é minha namorada(russa) vamos alugar um apartamento lá e queremos morar juntos. A dúvida é que não tenho curso superior concluído mas tenho um bom nível de russo e inglês e experiência na área de hotelaria, eu e minha namorada já ligamos várias vezes paras as embaixadas tanto no Brasil como na Rússia e nunca obtivemos respostas concretas de como posso ficar na Rússia mais que os três meses permitidos. A idéia é ir pra lá é procurar emprego mesmo, mas já disseram a ela do consulado que se eu arrumar um trabalho lá preciso voltr para o Brasil para resolver a papelada toda. Irei levar todos os meus documentos pra lá, é possível legaliza-los e traduzi-los na Rússia ? Quero realmente ir pra ficar lá por um tempo até achar trabalho. Mais uma vez parabéns pelo blog cara!

    Abraço de Recife

    ResponderExcluir
  4. Привет товарищ!
    Primeiramente quero te parabenizar pelo blog! Sempre leio os seus posts aqui há um tempo já. Queria teria uma dúvida. Eu pretendo ir para Moscou em dezembro, eu é minha namorada(russa) vamos alugar um apartamento lá e queremos morar juntos. A dúvida é que não tenho curso superior concluído mas tenho um bom nível de russo e inglês e experiência na área de hotelaria. Já ligamos para embaixadas e consulados tanto no Brasil como na Rússia e nunca obtivemos respostas concretas sobre como posso ficar na Rússia por mais que os três meses permitidos. Como disse residência vou ter quando chegar, e a idéia é ir e procurar emprego lá mesmo, irei levar toda minha documentação daqui pra lá, posso traduzir e legalizar os documentos lá em moscou? E é possível arrumar um trabalho já estando lá ? Mais uma vez parabéns pelo blog cara, leio seus posts daqui de recife sempre que posso !

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет чувак!

      Muito obrigado pela considera;'ao e por acompanhar meu trabalho aqui. Sempre fico muito contente quando o blog é útil para algu[em.
      Sobre a sua pergunta, bom, eu posso dizer que os russos também fazem coisas assim (pegar todos os documentos e ir para outro país e lá "dar um jeito" para ficar), mas esse método é bastante complicado. Você só conseguirá um visto russo se conseguir apresentar uma explicação para esse visto (convite de trabalho, vaga em uma escola de línguas/universidade etc.). Se não apresentar algo assim, só te deixarão entrar como turista. Significa que é impossível então? Não exatamente. Você pode chegar na Rússia como turista, por 3 meses, com a passagem de volta já comprada antes de entrar no território russo. Nesse tempo de 3 meses você pode procurar um trabalho e pedir para o empregador fazer o convite formal de trabalho. Mas, não existe conversão de visto enquanto você está no país. Você precisa sair da Rússia para algum país outro país qualquer (os mais próximos de Moscou são Bielorrussia e Ucrânia) e, quando estiver lá, você recebe o convite para aí entrar novamente na Rússia, dessa vez com o visto de trabalho. É um processo que pode levar algum tempo. não posso te dizer exatamente quantos dias você vai ter que esperar fora do país para receber o convite, mas eu diria que isso leva, no mínimo, uma semana. Sobre seus documentos, você precisa primeiro autentic-alos em cartório, depois traduzir eles ainda no Brasil, com um tradutor público juramentado e por último levá-los à embaixada ou consulado russo para que o representante russo no Brasil dê fé que esses documentos são verdadeiros e podem ser utilizados na Rússia. É uma longa trajetória e que requer uma boa quantidade de dinheiro disponível. Desejo-te muito boa sorte nessa aventura e, se precisar saber mais alguma coisa, é só perguntar. No que eu puder te ajudar, pode contar comigo. Um abraço desde a outonal Tomsk!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu sou professor de informática, formado em comunicação visual quais as chances eu teria de conseguir emprego na Russia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, e você?
      Acho que suas chances são boas, mesmo que eu não conheça nada desse mercado por aqui. Boa sorte.

      Excluir
    2. Ola,
      Luciano.

      Trabalho em uma empresa portuguesa, aqui no Brasil, eles buscam portugueses para trabalhar aqui, existem empresas Brasileiras que fazem o mesmo ai na Russia, que busquem brasileiros ??

      Att.

      Anderson Melo

      Excluir
    3. Olá Anderson,

      Não sei de nada sobre isso. Na verdade nem conheço muitas empresas brasileiras por aqui.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Olá Luciano, boa noite!
    Parabéns pelo blog e pelas informações contidas nele. É de bastante relevância.
    Seguinte: Fui convidada pelo embaixador do Congo que está representando o seu país na Rússia neste momento para passar seis (06) meses em território russo. Durante esses meses vou estagiar na embaixada do Congo, irei morar em sua residência e quando estiver estabilizada estudar em uma escola para aprender a língua local.
    Diante do exposto, preciso saber se:
    1) É possível estagiar em uma embaixada não brasileira?
    2) Qual visto eu preciso ter: Estudante ou trabalho, e ou estudante e trabalho?
    3) Consigo ficar 1 anos ao invés de 6 meses?
    Me chamo Rosilane Menezes, estou no último período do curso de Relações Internacionais e o embaixador é um amigo que conheci em um evento público quando era representante do Congo no Brasil. Portanto o convite foi informal, sem documentação. Entende?
    Fico no aguardo da sua resposta e já lhe adianto que será muito útil para a minha decisão de ir ou não para a Rússia.
    Att.
    Rosilane Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosilane, bom dia!

      Muito obrigado pelas considerações. Fico contente por ter ajudado de alguma maneira.

      Não sei se consigo responder a todas as suas perguntas, já que não sou um expert na área de relações internacionais.

      A pergunta 1, infelizmente não sei te responder. Imagino que sim, mas isso é apenas uma suposição, não tenho nenhuma base para dizer sim ou não.

      Sobre a 2, preciso confirmar, mas acredito que a reciprocidade se aplique aqui também. No Brasil, os russos podem ficar 90 dias sem visto e pode se prorrogar esse tempo por mais 90 dias (tem que ir à Polícia Federal para pedir a prorrogação). Ou seja, um cidadão da Federação Russa pode ficar 6 meses só com visto de turista no Brasil. Mas, depois desse período, o russo tem que sair do Brasil e só pode voltar às terras tupiniquins depois de 6 meses. A primeira parte (ficar os primeiros 90 dias sem visto) eu sei que os brasileiros podem. A prorrogação eu não sei.

      Respondendo à pergunta 3, com visto de turista não é possível ficar 1 ano. Se for visto de trabalho ou estudo, eles farão um visto de 3 meses. Depois você (ou sua empresa) pedirá a renovação, que será por mais 9 meses (para fechar um ano de Rússia). Depois disso, se for renovar de novo, tem que fazer o processo de renovação de novo (você E sua empresa dessa vez).

      Espero ter ajudado e tentarei descobrir a resposta completa da 2. Ela me interessa também.

      Um abraço e um bom 2016 para ti.

      Excluir
  7. Olá Luciano meu nome é Santos e estou a um ano na região de Donbass(antigo leste da Ucrânia), sou soldado voluntário aqui na guerra, e estou querendo pedir um visto de trabalho na Rússia mas não sei como funciona o procedimento. Eu posso pedir o visto aqui mesmo sem precisar voltar ao Brasil? Eu no Brasil trabalhava de supervisor de segurança privada, Mas pelo fato de eu estar lutando por Donbass eu não conseguirei emprego irei ser reprovado na investigação social. Na Internet há vários sites Ucrânios que me julgam como terrorista e atentar contra segurança nacional da Ucrânia. Um amigo que também trabalhava na área de segurança voltou para o Brasil a seis meses sempre é reprovado. Na Rússia eu trabalho de qualquer coisa, melhor do que ficar congelando dentro de uma trincheira)). Estarei esperando ansiosamente sua resposta.
    Forte Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Santos.

      Situação complicada a sua hein. Bom, você pode pedir um visto de trabalho de qualquer lugar do mundo, mas, você precisa de um convite oficial de alguma empresa estabelecida na Rússia para isso.
      Acho que você pode tentar pedir um visto de asilado, ou algo assim. Não tenho ideia de como funciona o procedimento, das condições e coisas assim, mas você encontra informações pela internet.

      Um abraço e boa sorte para ti.

      Excluir
  8. Olá! Luciano tudo bem? Agradeço por você criar este blog para nos ajudar! Realmente é de grande ajuda , parabenizo-o por isto! Bom... Sabe gostaria que pudesse me ajudar só com uma perguntinha mesmo. Como você considera a ingressão de estrangeiros na aviação civil russa? Principalmente a Aeroflot? Beijos agradeço desde já!

    Atenciosamente

    Izabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabela!

      Muito obrigado pelas considerações. Que bom que este blog te ajuda em alguma coisa. Fico contente com isso.

      Sobre a sua pergunta... bem, eu nunca voei pela Aeroflot, sempre uso a S7, que é uma companhia menor, mas que vem crescendo nos últimos anis e agora até já oferecem voos internacionais (divididos com outras companhias). Como só faço viagens domésticas por enquanto, ainda não me lembro de ter visto não russos trabalhando nessa empresa. Infelizmente não conheço ninguém da área para poder perguntar, mas acredito qe você pode tentar alguma coisa, principalmente na Aeroflot, já que ela voa com seus próprios aviões para outros países. Pode ser que dê certo.

      Boa sorte para você e muito obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir
  9. Olá Luciano, tudo bem? Parabéns pelo Blog. Sou do RJ e tenho algumas dúvidas. Estou indo para St. Petersburgo em Abril morar com minha namorada, que é russa. Estudarei russo lá e irei com visto de trabalho, à convite deste curso.
    Minhas dúvidas são quanto aos processos após eu receber o convite para o visto, o passo a passo. Ida ao consulado, quais documentos levar, onde ir, autenticações, traduções...

    Muito obrigado desde já.


    ResponderExcluir
  10. Aqui está o passo a passo, no antepenúltimo parágrafo:

    "Quando pegar os documentos de volta, escaneie e mande para o seu empregador. Ele providenciará um convite formal e o mandará pelo correio. Quando ele chegar, pegue esse convite e os documentos necessários para tirar o visto russo, que são um atestado de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal (pela internet), um atestado médico de que você não tem AIDS (existem dois tipos de atestado, o rápido e o completo, o rápido que fica pronto em 30 minutos serve), um formulário preenchido, solicitando visto, com uma foto 3x4 colada nele (o modelo de formulário pode ser encontrado aqui) e o passaporte, Eles te pedem para pagar o visto no ato do pedido, que pode ser o de uma entrada (130 reais), duas entradas (242 reais) e de múltiplas entradas (440 reais), Esses são os preços para o prazo normal (7 dias de espera). Após uma semana, você volta ao Consulado ou Embaixada e retira seu passaporte com o visto já colado. Se você está com pressa e precisa do visto para o mesmo dia, ele fica pronto em meia hora, mas os preços vão para 352, 506 e 880 reais, respectivamente."


    Não sei como ser mais claro que isso. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vi que vc esteve em Vyborg. Quase fui lá. Eu estive em Petrozavodsk. Estarei indo agora em definitivo em Abril para SPB.
      Abs

      Excluir
    2. De nada. Estavamos em dúvida entre Vyborg e Petrozavodsk e escolhemos a primeira. E valeu a pena. Se tiver a oportunidade de visitar, acho que vai gostar. Boa sorte.

      Excluir
  11. Amigo, uma dúvida.

    Eu posso fazer um seguro internacional na Rússia? Estou indo com um seguro de 3 meses (que é o tempo do meu visto de trabalho, que será renovado), lá, no momento de renovar o visto, poderia ter uma opção mais em conta de seguro? Agradeço se souber de algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei.
      Não fiz nenhum seguro antes de vir prá nem quando renovei o visto. Mas imagino que é possível fazer sim.

      Excluir
  12. Na solicitação eletrônica de visto, para ser entregue no consulado, tem um campo que exige o nome e apólice do seguro, no caso de visto de estudante/trabalho. Pelo que vc me disse, isso não seria obrigatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Não fui eu que fiz meus documentos. Tudo o que fiz está descrito aí acima. Não preenchi nada, não fiz nada. Mais uma vez recomendo que você se informe com alguma autoridade no assunto, não com um estranho que tem um blog na internet. Boa sorte para você.

      Excluir
  13. Oi, Luciano, td bem? Tb sou professora de português, vc acha que há boas possibilidades de contratação nesse momento? E sobre salário/custo de vida? Já ouvi dizer que a vida em Moscou é mt cara. Um salário de professor é suficiente para arcar com os custos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana. Tudo bem sim, obrigado, e você, como vai?
      Bom, não sei ao certo como anda o mercado de trabalho para professores de protuguês, mas não me parece dos melhores no momento. Não, não é possível viver com salário de professor em Moscou se você vive sozinha. Se divide com alguém, até dá, mas ali no limite. Você tem que trabalhar muitas horas por semana, incluindo aulas particulares e tudo mais. Então, eu não diria as coisas estão boas aqui no momento para quem não vem do Brasil já empregado.

      Excluir
  14. Olá Luciano, Bom dia.
    Luciano, acompanho o seu blog ha algum tempo, onde consegui inúmeras informações...
    *Sou casado com uma cidadã Russa (casei em Novosibirsk "pertinho de Tomsk"); para o casamento, não tive problemas com documentos...; casamos e moramos em Novosibirsk. o problema apareceu... quando fui fazer o visto de residencia... (esqueci de fazer o Brasil, o Atestado de antecedentes criminais....); fui tentar pela internet, e nao consegui emitir o mesmo... / caso nao consiga fazer o processo pela internet, *ja entrei em contato com a minha familia no Brasil, e eles podem resolver isso para mim.
    A minha duvida: qual o procedimento correto com o certificado de antecedentes criminais... (no seu caso, você cita apenas em atestado de antecedentes criminais emitidos e validado na internet pelo "site da PF")
    *você não precisou traduzir esse atestado? não foi preciso passar pelo consulado russo no Brasil, ou MID na Russia?

    *Detalhes para dar entrada no meu casamento aqui na Russia; no caso da minha declaração de estado civil, eu pedi a minha certidão de nascimento ao Brasil (ja morando na Russia); com a certidão de nascimento "atualizada" em mãos, fui no consulado do Brasil em Moscou e o consulado traduziu para o Russo e pediu para eu passar no MID por garantia.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel

      Obrigado por seguir o blog.

      Sobre a sua questão, bem, na verdade não sei o que te responder. Não tive nenhum problema porque vim para Rússia já com visto de trabalho e ainda não fui pedir residência temporária. Fiz meu atestado de antecedentes ainda no Brasil, senão não conseguiria ter o visto. Tive que entrega-lo junto com os outros documentos na hora de fazer o pedido do visto e tive que traduzir tudo para russo com tradução juramentada e tudo mais. Estando já na Rússia não sei como é o procedimento. Como seus familiares vão te mandar, peça para já mandarem autenticado, traduzido para o russo e com o carimbo do consulado (esse último eu não tenho muita certeza, mas é bom para garantir).

      E você disse que o setor consular do Brasil em Moscou traduziu o seu documento? Isso é uma grande novidade para mim. Sempre escutei que eles não traduzem nada. Bom saber disso.

      Boa sorte para ti.

      Excluir
  15. Oi Luciano!!!
    Acompanho sempre que posso o seu blog, para mim, é um dos mais completos sobre a Rússia em português! Parabéns por se dedicar tanto a esse projeto! Bem, se me permite, eu queria fazer umas perguntinhas a você. Espero que responda. Pois bem, estou cursando Geografia, me formo daqui há 2 anos. Sempre quis ser professor de Ensino Médio ou Universidade. Mas eu tenho uma grande admiração pela Rússia. Desde pequeno eu via aquele mapa enorme nos livros (O frio, que dizem que é insuportável, me atraiu também). O idioma, a cultura, seu passado! Tudo é muito interessante, pelo menos para mim. Estou aprendendo russo, e pretendo um dia morar lá! Tenho umas perguntinhas a fazer a você:
    1- Como faz para se tornar professor universitário na Rússia? É preciso ter mestrado? Você sabe como se torna professor de ensino médio na Rússia?
    2- Vale a pena ser professor aí? O salário é bom? Dá para viver dignamente, como tendo casa/apartamento próprio e carro?
    3- Não estou pedindo coisas detalhadas, mas você conhece Perm? Se não, ela têm uma boa reputação entre os russos, pois me apaixonei pela cidade e queria saber mais sobre ela (Tudo bem se não saber.)
    4- Como é a televisão aí da Rússia na questão de Fuso Horário? Existem programas de Moscou ao vivo para todo o país?
    Ficarei grato se me responder essas perguntas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ben!
      Muito obrigado pelas considerações. Fico contente que aprecie o que posto por aqui, ainda que já tenha um tempo que não poste nada de novo.
      Eu te entendo. Eu sempre achei a Rússia (e antes a URSS) com muita admiração. Fiquei muito contente com a possibilidade de morar nesse país que tem história (e geografia) tão vasta.
      Bom, vamos ver o que posso dizer das suas perguntas:

      1 - para ser professor universitário na Rússia não precisa necessariamente ser mestre ou doutor. O mais importante é que eles precisem de você. Meu caso por exemplo, eles não tomham ninguém por perto que pudesse ensinar português, e eles sempre dão mais atenção a falantes nativos. Então, tiveram que sair caçando no Brasil e me encontraram. Para ser professor de ensino médio você tem que ser graduado na sua área de interesse. Apenas isso e, claro que estejam interessados nos seus serviços.
      2 - pelp que entendi, desde a queda da URSS, a condição do professor declinou muito. Muitas vezes os salários não são bons, tampouco as condições de trabalho. Eu diria que, infelizmente, a educação básica e média russa está seguindo os passos da brasileira. Então, pelo que já me disseram, não é a profissão mais indicada a se seguir nesse momento. Ao contrário de geologos, por exemplo, que sempre ganham bem e são super respeitados, mas têm que enfretar condiçoes de trabalho em campo duríssimas, especialmente no norte do país.
      3 - nunca estive em Perm, mas tenho uma ideia de onde fica (perto dos Urais, no lado europeu donpaís). O pouco que sei sobre lá é que é uma codade grande, para os padrões russos (se não me engano, já passou dos 1 milhão de habitantes) e que é uma cidade basicamente industrial, sem grandes atrativos, como Moscou o u São Petersburgo. Mas claro, tudo depende do que você procura em um lugar. Sei também que tem um time de futebol da cidade na primeira divisão do futebol russo (Amkar Perm) e que há alguns anos (acho que uns 5 ou 7) houve uma grande tragédia em uma casa noturna lá, nos moldes do que aconteceu na Kiss, no RS. Se você procurar pelo Google, vai encontrar notícias da época relacionadas a isso.
      4 - bom, quando eles são transmitidos diretamente de Moscou e não tem como mudar o horário, apenas dizem quais são os horários para todas as regiões do país. O GP da Rússia de Formula 1, por exemplo, acontece às 2 da tarde na Rússia e, se alguém de Vladivostok quer assistir, vai ter que esperar até às 11 da noite para ver. E muitas vezes nos canais passa a versão para a sua oblast (estado) dos noticiários e coisas assim.
      Abraço para você e espero que continue por aqui!

      Excluir
    2. Muito obrigado por responder minhas perguntas! Sim, vou continuar por aqui. Eu achei Perm uma boa pedida, pois, como a cidade já está bem próxima a Rússia asiática, os preços são menores, e li que a cidade é bem calma, boa para famílias (Como um dia quero casar e ter filhos, pensei nisso) e desde um mês estou colocando tudo no papel para planejar minha ida a Rússia, não vai ser agora, claro, mas daqui uns 3, 4 anos. Há, e se puder me responder só mais uma pergunta, se você souber, é claro, como eu poderia me candidatar a uma vaga de professor universitário ai na Rússia, ou é só quando as universidades precisam? Tipo: eu posso enviar e-mails formais aos departamentos das universidades por conta própria daí ou tenho que enviar alguma espécie de currículo, para depois eles analisarem depois?
      Obrigado pela atenção! Abraços!

      Excluir
    3. Olá Ben. Desculpe a demora em responder.
      Bom, acredito que para se candidatar a vagas aqui você vai mandando seu currículo a cada mês ou dois meses e vai aguardando. Normalmente eles buscam no exterior o que eles não têm no país, como foi o meu caso. Pode mandar os emails formais (muito de preferência em russo), já junto com o seu currículo. Só não recomendo insistir demais porque eles provavelmente com mais raiva do que vontade de contratar.
      Boa sorte para você jovem!

      Excluir
    4. Muito obrigado por tirar minhas dúvidas! Vou planejar tudo com muito cuidado e um dia estarei aí, nesse país gigante e encantador!!!
      Mais uma vez obrigado!!!

      Excluir
  16. Sou Salvadorenho, moro no Brasil (residente permanente) falo inglés espanhol e portugués, e gostaria de trabalhar na Rússia, sei nada de ruso

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem Luciano, parabéns pelo seu blog! Meu amigo sabe informar se Brasileiros podem trabalhar na área de Segurança Privada ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!
      Muito obrigado!
      Bom, honestamente não sei dizer. Mas já encontrei pessoas que trabalhavam no setor e eram de outras nacionalidades, porém todos eles eram de países da antiga União Soviética.

      Excluir
  18. Olá, Luciano. Estou aprendendo russo e adorei encontrar seu blog. Gostaria de saber como é o mercado para o profissional de saúde, faço nutrição e pretendo me especializar para trabalhar em hospitais. Saberia me dizer? A princípio, eu conseguiria me virar numa cidade grande com este emprego ou é tão difícil como professor? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá Carioca!
    Que bom que gostou do blog.
    Bom, o tio da minha esposa é médico e ele já reclamou bastante de dificuldades no trabalho. Honestamente não sei como é a área de nutrição na Rússia. No momento estou viajando e não consigo buscar informações sobre isso. Apenas digo que, para trabalhar na Rússia (e imagino que em qualquer outro país), você precisa ter algo diferente, mas que o lugar precise de repente. No meu caso, não tinham nenhum professor de português na cidade onde moro, então me pegaram. Então, ir trabalhar na sua área específica, pode ser mais difícil. Mas impossível não é. Além disso, seu russo precisa ser impecável para ter chances de trabalhar na Rússia.
    Boa sorte e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.