sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Universidade Estatal de Moscou

Lomonosov decorado no dia do Físico
Olá amigos. Hoje venho falar para vocês sobre a mais respeitada instituição de ensino da Rússia, a Universidade Estatal de Moscou. Em russo Московский Государственный Университет. Normalmente se usa a sigla МГУ, que no alfabeto latino é MGU.

A MGU foi fundada por Mikhail Vassilievich Lomonossov, um físico, químico, historiador, escritor e um monte de outras coisas mais, em 1755, com grande apoio de Ivan Ivanovich Shuvalov, um aristocrata muito influente junto à imperatriz Catarina II, a Grande. A universidade goza de grande prestígio na Rússia e no mundo acadêmico internacional. Se compararmos, ela seria como a USP russa.

Ela foi a primeira universidade totalmente russa a ser fundada no país. Antes dela, as universidades tinham apenas um monte de europeus que ensinavam de tudo. Nos primeiros anos ela funcionou no lugar que hoje abriga o Museu Histórico, na entrada da Praça Vermelha. Ela mudou de lugar algumas vezes até chegar ao prédio no qual está instalada hoje.

O prédio principal da universidade. Lomonosov em reformas.
O prédio principal é uma gigantesca obra de arte, ricamente decorada com diversos tipos de mosaicos nas paredes internas e externas. A construção monumental foi ordenada por Josef Stalin, que queria fazer da União Soviética a maior potência do mundo e, para tal, necessitava de grandes cientistas. E, para grandes cientistas, também eram necessárias grandes instalações, que representassem toda a magnitude e poder do povo soviético. Mas este não é o único prédio da universidade. Na verdade, Stalin mandou construir um bairro inteiro em uma parte de Moscou que tinha apenas campos e transformou o lugar em um grande centro de estudos. Existem diversos prédios, cada um com sua especialidade, mas o principal (este da foto) é conhecido pelos estudantes e funcionários como GZ (ГЗ), que são as iniciais para Glavnoe Zdanie (Главное Здание) ou, Prédio Principal.

Esse arranha-céu impressiona pela imponência. Ele é muito alto e domina toda a visão de quem vai naquele ponto da Avenida Lomonossov. Visto de fora parece um único prédio, mas dentro ele tem muitas divisões, corredores, elevadores, escadas etc.. Isso faz com que facilmente você fique perdido lá dentro e, quando finalmente sai na rua, aparece em um lugar que você nunca tinha visto.

Passagem subterrânea que liga MGU à biblioteca
Quando você encontra a entrada principal para o campus, dá impressão que você esta entrando no metrô. Ali deveria realmente ter uma estação, bem em frente ao edifício principal. Mas, por algum motivo (ninguém sabe dizer qual), o projeto não foi concluído. Então ela serve como passagem subterrânea para atravessar a movimentada Avenida Lomonossov.

Em frente e aos lados desse prédio existem alguns jardins muito bonitos, com diversos tipos de árvores. Há também, em frente à entrada do hall do edifício principal, uma estátua a Lomonossov, que estava coberta e em reformas quando visitei o lugar, infelizmente.

A parte de trás do prédio principal da universidade também é um espetáculo à parte, com grandes jardins, diversos bustos de importantes cientistas russos, como o de Dmitri Mendeleiev (Дмитрий Менделеев), o inventor da tabela periódica e Ivan Pavlov (Иван Павлов), grande fisiologista que revolucionou os estudos na área da psicologia comportamental e que tem um museu em sua homenagem (visitado por mim, dá uma olhada aqui) e um espelho d'água. Há também uma avenida muito larga, que agora é fechada apenas para trânsito de pedestres. Ao final do jardim com bustos há um mirante de onde é possível ver toda a parte antiga de Moscou, inclusive o Kremlin e a Praça Vermelha. Geralmente pessoas que se casam passam por ali para tirar fotos, fazer vídeos etc. Todo o complexo, incluindo mirante e o prédio principal da universidade é chamado de Vorobiyovy Gory (Воробьёвы Горы). Há um estação de metrô com o nome do complexo, mas a estação mais próxima da entrada principal da MGU é a Universitet (Университет). Você até pode descer na estação Vorobiyovy Gory (Воробьёвы Горы), mas vai andar no meio do mato e subir umas ladeiras bem íngremes.

Um dos milhares de detalhes dos portões da universidade
Uma dica para finalizar: no dia 9 de maio de cada ano, para comemorar a vitória soviética sobre a Alemanha Nazista, na Praça Universitária (parte de trás do campus, onde fica o jardim com bustos) há uma grande queima de fogos que rivaliza em beleza e grandiosidade com a queima de fogos da Praça Vermelha. Muitas pessoas se deslocam até lá para conferir o espetáculo. Se estiver na região nessa data, não deixe de conferir, pois já me disseram que é muito legal.

Neste momento é tudo pessoal. Sugestões, críticas, comentários ou qualquer outra coisa, escrevam aqui abaixo que eu respondo o mais rápido possível, ok? Até a próxima!

Endereço: Leninski Gory, 1 (Ленинские Горы 1), Moscou.



7 comentários:

  1. E' POSSIVEL MUDAR DO CURSO AO CHEGAR NA RUSSIA????

    ResponderExcluir
  2. Tenho tanta vontade de ir pra russia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois venha. Agora está mais barato para os brasileiros.

      Excluir
  3. Como você fez para se matricular lá?é que eu quero muito ir,para fazer intercambio..E ainda não sei por onde começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelzinha. Primeiro você deve fazer um curso de preparação para estrangeiros e passar a prova estatal de russo. Devo dizer que a prova não é fácil. Se passar, você escolhe a sua faculdade, passa uma intrevista, paga e estuda.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.