quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O voo para a Rússia!

GRU - Aeroporto Internacional de Cumbica (São Paulo)
Após um longo silêncio, no qual houve muita correria por questões burocráticas, horários de voos e coisas assim, enfim estou em Tomsk. Ontem finalmente ligaram internet na minha casa e agora posso contar um pouco sobre como são as coisas por aqui. Falarei primeiro do voo até Moscou.

Depois de muita indecisão, minha viagem foi marcada para o dia 25 de Agosto de 2014, às 03:05 da manhã. Cheguei ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo às 23:00 e a espera foi longa até o embarque. O primeiro trecho coberto foi São Paulo - Istambul, voando pela Turkish Airlines no voo TKY16 que vinha de Buenos Aires. Aliás, quando resolver voar, pense seriamente em ir com eles. Ótimo atendimento do time de bordo e bastante conforto, além de não ser tão cara quanto outras companhias europeias.

IST - Aeroporto Internacional Atatürk (Istambul)
A viagem transcorreu sem problemas e, após mais ou menos 12 horas e 30 minutos, chegamos a Istambul às 21:35 locais. Infelizmente não consegui ver nada da cidade, apesar de ficar 13 horas parado lá. Andei, dormi, comprei, comi, andei mais um pouco pela área de trânsito. 

Finalmente, às 11:05 da manhã do dia 26 de Agosto embarquei para Moscou, novamente pela Turkish Airlines. O voo é rápido, pouco menos de 3 horas. Enfim desembarquei no Aeroporto Internacional de Vnukovo, que fica ao sul de Moscou às 14:55. Até conseguir pegar a mala e me desenrolar das burocracias aduaneiras e revista de bagagens levei uns 20 minutos. Inclusive, quando eu disse que vinha do Brasil, pediram para abrir a mala e deram uma olhada meio desconfiados, especialmente em uns livros grandes que eu trouxe na mala. Olharam bem para ver se não havia drogas escondidas, mas enfim me deixaram ir.

VKO - Aeroporto Internacional de Vnukovo (Moscou)
Para minha felicidade, minha esposa e meu sogro me esperavam lá. Há uma tradição muito forte na Rússia de ir receber os parentes no aeroporto ou qualquer lugar onde a pessoa vai chegar. Mesmo se a pessoa trabalha na hora da chegada, ela faz o possível para dar um jeito e ir te recepcionar. Deixamos o Vnukovo e então começou uma longa jornada até a cidade da minha esposa, chamada Voskresensk. Não porque ela fica longe do aeroporto (mais ou menos 80 km de Moscou), mas por conta do trânsito: foram mais de 6 horas de trânsito! Sim, não é engano. Saímos do Vnukovo por volta de 15:30 e chegamos em Voskresensk às 22:00. Obras para a ampliação do metrô, um acidente feio e excesso de carros provocaram esse grande trânsito. Mas chegamos todos bem, isso que importa.

Por enquanto é isso. Logo volto para falar mais sobre a Rússia e Tomsk em geral. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Eu queria também recomendar uma companhia aéria que tem voos do Brasil para a Rússia. Isso é Emirates. Eu ouvi que é muito caro no Brasil, mas os voos deles são muito confortáveis.

    Para quem quer economizar, recomendo Swiss. O atendimento deles não é sempre bom (uma vez foi ruim, uma vez normal), mas você pode economizar bastante dinheiro e também não vai precisar de ficar muito tempo na área de trânsito.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.