sábado, 20 de setembro de 2014

Pela primeira vez, neve!

Olá a todos! Volto aqui depois de alguns dias em silêncio para compartilhar duas experiências bem interessantes que tive hoje, 20 de Setembro de 2014. A primeira, que acabou ficando menor, foi assistir a uma partida do time local, o Tom' Tomsk contra o Sibir', de Novosibirsk no Stadion Trud. A segunda, inesperada e muito mais interessante, ao menos para mim, foi que caiu neve no meio do jogo!

Primeiro sobre o jogo: a partida foi válida pela décima primeira rodada do Campeonato Russo da Segunda Divisão. O jogo começou às 17:00 em ponto. Como eu não conhecia o estádio, tentei entrar por um setor diferente do qual deveria. Fui barrado e instruído aonde ir. Tive que dar a volta no estádio para entrar pelo portão correto. Isso me tomou algum tempo e, quando entrei, já havia se passado 7 minutos de jogo. Mas ainda estava 0-0, então, não perdi nenhum lance decisivo. Encontrei meu lugar, sentei e comecei a ver o jogo.

Dá para ver a neve no campo
A partida em si foi bem meia boca. Algumas chances do Tom' (time de verde) que, por ser o dono da casa, tomava a iniciativa do jogo. O Sibir' chegava sempre com perigo nos contragolpes. O jogo caminhou sem novidades no primeiro tempo. No segundo tempo, logo aos 11 minutos, o Sibir' foi para cima e conseguiu o seu gol. Belo contra ataque pela esquerda, cruzamento e Yedunov marca. Depois disso o Tom' foi ainda mais pra cima e tentava marcar de qualquer jeito, embora de forma desorganizada. Mas o Sibir' sempre parecia mais perto do segundo gol nos contra-ataques. Até que, aos 47 minutos, o juiz aponta pênalti para o Tom'. Sorokin converte e a partida termina. Perder dois pontos em casa não foi uma coisa boa, mas, devido às circunstâncias, foi um bom resultado para o Tom'. Mas o impressionante para mim foi outra coisa.

No finalzinho do primeiro tempo, aos 41 minutos (o placar eletrônico mostra o tempo jogado), estava eu sentado assistindo ao jogo e já havia começado a chover fraco. De repente, percebi que minha jaqueta preta estava estranha, ficando branca em alguns pontos. Olhei para cima e consegui ver que o que caía não era mais uma chuva comum, era algo diferente. Pensei que fossem folhas (atrás da arquibancada havia uma árvore grande que soltava folhas pequenas à todo momento), mas, por que minha jaqueta estava branca? Então, finalmente percebi que aquilo era neve. Olhei para os lados e todos estavam também se protegendo melhor. Olhei para o campo e ficou tudo embaçado, como se tivesse uma neblina. Minhas calças também estavam ficando brancas. Abri a mão e caíram dois "pingos" de neve nela (não eram flocos, pareciam mais um gelo do congelador). Mas isso tudo durou apenas um minuto e meio, no máximo dois. A neve nem chegou a se acumular. Caía no chão e já sumia. Logo a enorme nuvem escura que estava sobre o estádio passou e céu ficou azul. O segundo tempo quase todo foi de sol.

Abaixo um vídeo com os melhores momentos do jogo. Se quiser ver a parte que teve neve (que foi bem rápida), pode avançar direto para os 03:09 no vídeo. Alguns segundos antes já é possível ver uma coisa ou outra, mas nesse momento indicado você vê que caiu neve até com uma certa intensidade.



Demorei para entender que aquilo era neve por que, como aprendi sobre neve apenas de pessoas que moram na parte europeia da Rússia, a primeira neve só chega à parte europeia no final de outubro, começo de novembro. Às vezes até no fim de novembro, começo de dezembro apenas. Como estamos ainda no final de setembro, não conseguia perceber que aquilo poderia ser neve, mas depois de ver na minha mão, percebi que sim, era neve. O dono da casa em que moramos atualmente havia dito algumas horas antes que no dia anterior havia nevado rapidamente em Kemerovo, capital da Kemerovskaya Oblast' (a Oblast' é como o Estado no Brasil) e essa oblast' é ao lado da Tomskaya Oblast'. Então entendi que só poderia ter concluído certo e era realmente neve. Ao que parece, na Sibéria a neve chega já em setembro, quando o normal é chegar daqui um mês ou mais no continente europeu.

E foi assim minha primeira experiência com a neve. Foi bem rápida, não entendi bem no começo, mas foi legal, gostei bastante. Espero que volte a nevar logo e dessa vez por mais tempo, para eu poder aproveitar melhor a experiência. E já me disseram que vai nevar muito ainda.

Por hoje é isso amigos. Dúvidas, sugestões, reclamações, pedidos ou qualquer outra coisa, comente aqui embaixo que eu respondo. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.