quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como se preparar para o clima na Rússia

Olá amigos. Hoje algo sobre como se preparar para todas as estações do ano na Rússia. Supondo que você vá passar um ano na Rússia, você precisará de muitos tipos de roupa diferente. Vamos a elas.

No outono, boas combinações são mais ou menos assim
Comecemos pelo outono, que é a estação que você já tem que se preparar para o frio do inverno. Na Rússia existem diferentes tipos de roupas: para o começo do outono e para o fim do outono. No começo do outono (setembro) é possível usar as roupas que no Brasil usamos no inverno: uma blusa com capuz, calças jeans, sapatos completamente fechados ou tênis, o casaco mais quente que tem no seu armário. Toucas e luvas ainda não são necessárias, mas é bom ter com você. As vezes chove bastante e as mulheres usam botas de borracha. Essas roupas ainda podem ser encontradas em terras nacionais. Para o final do outono (final de outubro, novembro) já se recomenda comprar as roupas na Rússia. Normalmente a temperatura vai abaixo de 7 graus. Use uma touca "leve" e tenha um cachecol. Além de luvas de couro, meias de lã são também bem vindas. Para as mulheres é bom usar uma meia-calça por baixo da calça. Já se pode usar botas altas nesse período. Na segunda metade de novembro as pessoas já usam botas de inverno com bastante lã ou pelos na parte interna. Isso não existe no Brasil. Se você vai para a Sibéria ou para o norte da Rússia, esqueça sobre a parte do começo do outono e vá direto para a parte do final, mesmo se você chegar lá em setembro.

Só faltou o chapéu para a mulher nessa
Para o começo do inverno (que vai de dezembro à fevereiro) o bom é manter as roupas do fim do outono, mas logo você vai precisar de roupas mais pesadas. Se possível peça ajuda a algum russo para lhe mostrar o que é bom para o inverno. Muitas vezes nas lojas os vendedores só querem vender e não importa para eles se você vai levar a roupa certa para a estação ou não. Dê preferencia a produtos de lã (ao menos 30%). Note bem que o importante é a lã estar na parte interna da roupa para te proteger quando está mais frio. Para os homens é recomendado usar uma calça de moletom grossa por baixo do jeans ou qualquer outra calça que se use. Para as mulheres usar meia-calça grossa, além disso é bom usar casacos que chegam no minimo até metade da coxa, quanto mais longo melhor. Não tente imitar algumas russas que usam casacos na altura da cintura no inverno. Elas são apenas loucas que terão sérios problemas de saúde no futuro. Se você tiver muito dinheiro disponível, pode comprar um casaco de pele original, como de esquilo, coelho, raposa etc. Eles são bem quentes, mas muito mais caros (encontrei um feminino por 210 mil rublos, ou seja, uns 13 mil reais), Além de serem contra os princípios de algumas pessoas.

Exemplos de botas de borracha para a primavera
A primavera (de março à maio) é uma estação bastante molhada na Rússia. Nem tanto por causa de chuvas, mas por conta do degelo da neve. As mulheres geralmente usam botas de borracha nesse período com meias de lã. Para essa época voltam gradativamente as roupas de outono (primeiro as do fim do outono, depois as do começo). Nessa estação aos poucos as roupas mais pesadas são guardadas no armário e as mais leves vão voltando. Mas tome cuidado para não exagerar. É sempre bastante importante se proteger bem com cachecol, luvas e touca até o começo de abril. Para o final da primavera (segunda metade de maio) algumas pessoas já se arriscam a sair como no verão, sem casacos.

No verão (de junho à agosto) as pessoas se vestem como já sabemos no Brasil, com roupas mais leves, com chinelos e sandálias, camisetas etc. Mas é sempre bom ter também roupas mais quentes. Pode chover no verão e a chuva na Rússia não é como no Brasil. Quando ela vem, fica bem frio (algo como 10-15 graus).

No momento é isso, pessoal. Qualquer dúvida sobre roupas e até preços delas, pode escrever aqui embaixo. Até a próxima!





2 comentários:

  1. Olá, estou planejando uma viagem para a Rússia em Janeiro, mas não tenho ideia do que comprar ou nos valores de roupas. Se ppossível, gostaria de indicações de algumas lojas. Meu nome é Eduardo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eduardo. Bom, janeiro é o mês mais frio, então, tem que comprar roupas aqui mesmo. Não tenho uma loja específica para te recomendar, porque, no geral, elas são todas mais ou menos parecidas. Apenas se lembre de não tentar economizar tanto na hora de comprar roupa de inveerno, porque sempre as coisas mais baratas são (muito) piores que as mais caras e que são decentes para se aguentar o frio. Boa viagem!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.