quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O outono na Rússia

Olá amigos. Depois de bastante tempo, venho falar sobre a estação do ano do momento na Rússia, o outono.

O outono começa oficialmente na Rússia no dia 01 de setembro. Neste mesmo dia começa o ano letivo nas escolas e universidades de todo o país. Não há aula propriamente dita. Nas escolas os alunos levam flores para os professores e comemoram o Dia de Conhecimento na Rússia. Nas universidades os estudantes recebem o cartão de universitário e os professores fazem discursos. Até eu falei um pouco em inglês e um pouco em português para uma grande plateia.

Festival de cores no outono russo
Todos sabemos que o outono é a estação que fica um pouco mais frio, as folhas ficam amarelas e caem das árvores e os frutos aparecem. Isso tudo também acontece no Brasil, mas na Rússia essa estação é muito mais marcante. As árvores ficam muito mais amarelas e as ruas completamente cobertas de folhas secas. Os dias vão ficando mais curtos ao longos dos meses do outono. Quando cheguei à Rússia no fim de Agosto, ficava claro às 05:30 e escurecia somente às 22:00. Agora, na metade de Outubro, fica claro mesmo só às 07:30 e escuro às 18:30. Mais ou menos na segunda semana do outono, quando já está ficando frio, acontece um fenômeno climático, chamado em russo de babie leto (бабье лето). As temperaturas sobem um pouco, podendo chegar até 19 graus, as vezes chega mesmo a 23°C! No Brasil isso parece pouco, mas nesse período é realmente quente. Assim que termina o babie leto as temperaturas começam a cair gradativamente.

"Outono de ouro" (золотая осень). Quadro de Ivan Shishkin
O momento em que as folhas ficam completamente amarelas é chamado pelos russos de outono de ouro (золотая осень). Esse período do ano é muito especial para os russos. Vários artistas o reverenciam de diversas formas. Grandes poetas como Aleksander Pushkin, Serguei Iessienin e Afanasi Fet escreveram poemas famosos sobre essa estação. No poema russo mais conhecido sobre a estação, Pushkin diz que a estação é "entediante e fascinante". Pintores aclamados no país como Ivan Shishkin e Isaak Levitan o retratam em belas obras de arte por eles produzidas. No campo da música, Tchaikovsky criou uma canção bastante conhecida sobre o outono durante o mês de Outubro e várias bandas de rock da Rússia também têm canções sobre a estação. Recomendo uma do Lumen chamada Navsegda (Навсегда).

Música de Tchaikovsky sobre o outono. Versão para trio. Existe também versão para piano.


Folhas sobre a neve. Algo raro na Europa, comum na Sibéria
A consciência nacional russa associa o outono com o período final da vida de uma pessoa, quando já está chegando a hora dela morrer. A diminuição de luz do sol e mesmo de período claro do dia ajudam a entender o porquê dessa relação. É um tempo de despedidas, quando logo não haverá nada mais e a natureza irá dormir por um longo período. Muitos ficam mais pensativos nessa época, detidos em questões existenciais. O pio do grou, pássaro típico do norte do planeta também traz a memória dos russos o período outonal. Ao mesmo tempo, também existe a associação com safras abundantes e com toda a riqueza que você pode receber do seu jardim, pomar ou da floresta.

Izmoroz' em uma roseira
Dependendo do lugar da Rússia, pode ter neve ainda no outono. Em 9 de outubro em Tomsk, por exemplo, tudo já estava branco e nevou desde a madrugada até o final da tarde. Não foi a primeira neve, porque ela veio no dia que eu estava no jogo de futebol, mas foi o primeiro dia que ficou tudo coberto com neve mesmo. Na parte europeia do país a neve chega de verdade no fim de novembro ou em dezembro. É um espetáculo bonito ver a neve em contraste com as árvores que ainda tem folhas amarelas. Mas isto é muito mais fácil de encontrar na Sibéria, porque na parte europeia a neve chega quando já não tem mais folhas nas árvores. Um pouco antes da primeira neve chegar, as manhãs e noites ficam mais frias e algumas vezes ocorre um fenômeno que os russos chamam de izmoroz' (изморозь) que é quando o orvalho congela na grama e nas folhas caídas. Algumas raras vezes, até as flores ficam cobertas com esse izmoroz', produzindo um espetáculo de rara beleza, especialmente quando há sol de manhã.

Um evento curioso que acontece no outono é olhar para o céu e ver grandes bandos de pássaros que voam em círculos. Eles estão treinando para voar para o sul antes da chegada do inverno, para encontrar melhores condições de sobrevivência. Eles voam todos juntos para ensinar os pássaros mais jovens como fazer a grande viagem para o sul. Esses preparativos duram mais ou menos umas duas semanas. Depois disso os pássaros se vão e só retornam na primavera.

Cogumelos. Uma febre entre alguns russos
Outra mania para alguns russos nesse período é ir para as florestas recolher cogumelos. O começo da estação, no mês de Setembro, é o tempo ideal para encontrá-los. Existem livros e sites especializados em tudo relacionado a cogumelos, como tipos comestíveis, onde procurar, como recolher sem prejudicar a natureza, como preparar diversos pratos, como cogumelos fritos com batata, sopa de cogumelos, bolinhos, bliny etc. Eles também os secam e guardam para o inverno (depois é só colocar na água que ele pode ser utilizado). Hoje em dia as pessoas os congelam também. Os tipos mais valiosos de cogumelo são o bielyi (белый гриб - boletus edulis) e os lissitchki (лисички - cantharellus cibarius).

No momento é isso pessoal. Qualquer comentário, escreva aqui embaixo que responderei com prazer. Até a próxima!



4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Luciano!
    Conheci a dois dias e estou maravilhada :D
    O outono na Rússia deve ser lindo, alias todas as estações parecem incríveis.A Rússia parece até um set de filmagem de contos de fada...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras Ta-chan.
    Sim, o outono é muito bonito mesmo. São muitas cores, todas juntas. E aqui na Sibéria tem a neve que cai ainda quando tem folhas se soltando das árvores, produzindo um belo espetáculo. Quando tiver a oportunidade, venha à Rússia, você não vai se arrepender. Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Para mim outono na Rússia é o tempo dos poetas e artistas =) Dá vontade para andar num parque, tirar fotos bonitas e fazer alguma coisa boa. Quando eu era criança, recolhemos folhas de varias cores juntos com amigos. Depois colocamos elas entre as páginas de algum livro grande e pesado para secar. Ou simplesmente andamos pelas ruas com monte de folhas coloridas nas mãos. Mas quando começa o periodo de céu cinza, terra preta e árvores peladas, eu fico triste e pensativa. Esse periodo tem muita sujeira e não tem sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Natalia. Estou curtindo bastante o outono da Rússia. É bem diferente do outono brasileiro. Todo mundo deveria ter uma experiência assim uma vez na vida ao menos. Saudações!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.