sábado, 18 de outubro de 2014

O que uma casa da Rússia tem?

Olá amigos. Hoje vou falar sobre umas coisas que algumas pessoas me fazem perguntas relacionadas à casa que eu moro na Rússia. Para não precisar repetir milhões de vezes, vamos falar sobre elas.

Uma sala de estar tipica da Rússia
Sempre me questionam sobre como é a casa que eu moro na Rússia. Bom, para começar, poucas pessoas moram em casas, que geralmente são maiores que no Brasil. Elas normalmente ficam no campo. A grande maioria do povo vive em apartamentos (eu também moro em um). Os prédios variam de tamanho e podem ser de cinco, nove ou mais andares. Muitos desses prédios residenciais foram construídos ainda nos tempos da União Soviética. 

Na entrada das casas na Rússia normalmente há um cubículo que é o lugar onde você descalça os sapatos para poder andar na casa. As pessoas normalmente têm pantufas próprias para andar dentro de casa, chamados tapotchiki. Se você está visitando alguém, pode ficar de meia apenas, sem problema. Nesse lugar você também retira seu sobretudo, pendurando-o em algum gancho já preparado para isso. Normalmente há um espelho nesse lugar também, para você ver como está antes de sair ou quando volta pra casa. Os russos nunca saem de casa mal vestidos. Mesmo nas universidades têm alguns espelhos perto das portas de entrada para os(as) alunos(as) e funcionários(as) se olharem antes de sair à rua. Mas isso nem sempre acontece por questões estéticas. As pessoas precisam arrumar bem o chapéu, o cachecol e coisas assim.
Aquecedor sempre abaixo das janelas
Abaixo de quase todas as janelas da casa há o aquecedor, que funciona a gás. Em alguns lugares o aquecimento é bom, em outros, entretanto, é preciso se vestir bem mesmo dentro de casa. Às vezes é necessário até comprar um aquecedor elétrico auxiliar. Claro que as paredes bem grossas e as janelas com duas e até três folhas de vidro ajudam bastante a manter o aquecimento. Um dado interessante é que há um lugar no norte do país chamado Yamalo-Nenietskij Kraj (Ямало-Ненецкий Край) que é responsável por um terço da produção mundial de gás. Quase toda a Europa é aquecida com o gás que vem desse lugar. Agora com a crise entre Rússia e Europa por conta dos conflitos na Ucrânia, essa relação comercial pode ficar complicada. Veremos o que acontece. Um último fato é que, por ironia, esse lugar (Yamalo-Nenietskij Kraj) é um dos mais frios da Rússia (e portanto, do mundo). Ele fica bem na linha do ártico, já na fronteira com o Polo Norte.

Os banheiros na Rússia são geralmente assim
Outra coisa típica das casas russas é ter uma banheira no banheiro. Em vez daquele box dos banheiros brasileiros, os russos têm banheiras bem legais, nas quais dá para relaxar bem, depois de um dia de trabalho, com água quente, morna ou fria, você escolhe. Alguns apartamentos têm no mesmo cômodo a banheira e os aparelhos sanitários (considerado pior). Em outras elas ficam em quartos separados (considerado melhor). Sempre me perguntam também se não é difícil tomar banho com tanto frio, se a água esquenta bem, se não é terrível para lavar a louça etc. A resposta é não. A água é aquecida não por eletricidade, como acontece em muitos lugares, mas por algum outro sistema que ainda não descobri, mas suspeito que sejam caldeiras instaladas em cada prédio. A água pode variar de gelada a quase fervente, você decide girando a torneira da direita para a esquerda (direita frio, esquerda quente). No verão esse aquecimento de água é desligado por duas semanas para fazer obras. Mas no inverno ele é muito importante para a sobrevivência dos locais.

Por enquanto é isso pessoal. Se tem alguma outra coisa sobre as casas que eu não falei e vocês queiram perguntar, não hesitem em deixar um comentário. Até a próxima!



2 comentários:

  1. Olá Luciano

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, é de fato muito bom e rico em informações valiosas para quem ta querendo ir morar na Russia. Luciano eu gostaria de pedir sua ajuda se fosse possível, o caso é que se tudo der certo eu vou morar na Russia ainda esse ano, ainda não sei qual a cidade, e por isso eu estou buscando todas as informações que estou conseguindo encontrar para me preparar da melhor forma possível, infelizmente as informações são bem escassas, mas enfim...Luciano queria saber se você pode falar um pouco sobre como funciona encontrar apartamentos ou casas para alugar na Russia, ou mesmo se você tem algum site legal que possa me indicar eu ficaria bastante agradecido.

    Parabéns mais uma vez pelo blog e muito obrigado pelos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristhofer!

      Obrigado por todas as consideraões.

      Sobre oq ue você me perguntou, você já tem um emprego ou algo assim definido aqui? Se não tiver e estiver pensando em largar tudo aí no Brasil e vir para cá, eu não te recomendaria fazer isso. Pelo menos não nesse momento que o país passar por um momento bastante difícil. Infelizmente não tenho nenhum site para te indicar. Quandoprocuro algo do tipo, apenas escrevo em russo no Yandex, motor de pesquisas russoq ue é bem eficiente para isso. Se você fizer isso encontrará algo que possa ser atrativo para ti com certeza.

      Muito obrigado.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.