sábado, 25 de outubro de 2014

Onde comer em Tomsk?

Olá amigos! Venho aqui com uma dica rápida sobre dois lugares interessantes para comer quando você estiver perdido(a) pelas ruas de Tomsk e bater aquela fome. Aonde ir para comer bem e, se possível, gastando mais ou menos pouco (algo difícil na Rússia).

"Comida oriental" em oposição a "comida ocidental"
Primeiramente, uma notícia que pode ser boa ou ruim, isso depende do leitor: até o momento da publicação deste artigo, não existia McDonald's em Tomsk! Sim, verdade. Eu também pensava que eles já haviam chegado a todos os lugares, mas por aqui ainda não. Alguns restaurantes usam o logo do McDonalds invertido como uma forma de protesto. Apenas no ultimo verão foi aberta a primeira loja do Burger King na cidade e tem dois KFC, em matéria de fast food.
Se você estiver andando pelas ruas de Tomsk e ver algum quiosque colorido com as palavras "Русские блины" (Bliny da Rússia) ou "Сибирские блины" (Bliny da Sibéria), pode ir neles sem medo. Eles preparam ótimos bliny. É assim que os russos chamam panquecas. Você monta o seu bliny com o seu recheio preferido, podendo combinar dois ou três até. O meu favorito é o recheado com cogumelos, verduras e queijo com alho ("s gribami, zeleniju i syrom s tchesnokom"), mas existem muitas opções de recheios tanto salgados quanto doces. Você encontra diversos quiosques dessas marcas facilmente pela cidade e não são caros (preços variam de acordo com o recheio escolhido).

Alguns pratos georgianos. Tudo aí é muito bom!
Um outro bom lugar para se comer dessa vez em um restaurante é um restaurante de comida da Georgia chamado "Заходи, Генацвале!" (Zahodi, Guenazvale!"). Ele possui um ambiente bastante aconchegante e refinado. Além de dispor de clássicos da comida georgiana como o khinkali (хинкали) e o khatchapuri (хачапури). Eles também têm uma água mineral com gás tipica daquele país chamada Borjomi. Os preços são bem razoáveis. Dá para ficar bastante satisfeito gastando 700 rublos (45 reais) para duas ou três pessoas. O restaurante fica no Prospekt Frunze, 16 (Проспект Фрунзе, 16).

No momento é tudo pessoal. Acho que vou ali no "Заходи, Генацвале!" de novo. Fica aqui perto de casa :) Enquanto isso, se quiserem deixar alguma mensagem, fiquem à vontade. Quando eu voltar, respondo. Até a próxima!

Quer saber mais sobre comidas da Rússia, que podem te ajudar a decidir sobre onde e o que comer? Dê uma olhada no blog da minha esposa sobre a comida russa em português. garanto que não se arrependerá! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.