sábado, 8 de novembro de 2014

E se ficar muito frio quando você está na rua?

Olá! Aqui estou mais uma vez. Hoje um assunto que todo mundo relaciona com a Rússia: frio. O que fazer quando você está na rua e a temperatura está negativa?

"Como está frio neste inverno..."
É sempre bom sair de casa bem aquecido. O outono aqui na Sibéria (pelo menos nesse ano está sendo assim) é bem frio. Já está nevando há quase um mês. E o engraçado é que, quando está frio - nevando ou não - dá mais disposição para sair de casa para dar uma volta. Nessas ocasiões você pode ser surpreendido pela neve ou pela brisa polar que sopra em Tomsk (na verdade, em qualquer lugar da Rússia sempre tem um vento frio soprando). Agora eu aprendi e normalmente olho a previsão do tempo para as próximas horas e me baseio nisso para me vestir. Mas, se você é como eu era e não costuma fazer isso e não colocou as roupas adequadas para o clima de mais tarde, pode se acalmar. Existem maneiras de resolver esse problema.

É bom tomar algo quente antes de sair à rua
Primeiramente, se você está longe de casa e está realmente com muito frio, entre em alguma loja. Se for um café, melhor ainda. Peça um chá ou alguma outra bebida quente (não alcoólica) e, enquanto espera, retire as luvas e esfregue bem as mãos, para que elas se aqueçam. Se elas esfriaram tanto ao ponto de ficarem vermelhas, doendo e com pouco movimento, não toque nas coisas quentes para esquentá-las. Nesse caso, vá ao banheiro e abra a torneira na água fria (não completamente fria, mas na morna meio fria). Ela vai parecer quente quando cai na sua mão. Na verdade vai parecer que está queimando. Mas não se preocupe, está tudo sob controle. Depois de algum tempo, quando você começar a sentir que essa água não é mais tão quente e suas mãos pararem de doer, pode fechar e secar bem as mãos. Aí sim você pode tocar nas canecas de chá e coisas assim. Tome a sua bebida com calma e, depois de algum tempo, quando já se sentir melhor, saia e vá direto para casa. Se não o fizer, você terá que repetir esse processo novamente dentro de alguns minutos em algum outro lugar. Se você entrou em uma loja que não é um café, pelo menos retire as luvas e esfregue as mãos. Se o lugar tiver banheiro, faça o procedimento de "lavar" as mãos também.

Se isso acontece a carros e árvores parados, imagine com você
Se você está a céu aberto esperando pelo ônibus, trem, táxi, carro ou qualquer outra coisa e já está nevando, não fique parado no seu lugar. É preciso andar para lá e para cá, para que o sangue circule no seu corpo. É bom também bater os pés no chão, como se você estivesse matando uma barata, para que os pés não fiquem congelados. Se a temperatura está até -15, você ainda pode tentar suportar o frio com menos movimento, mesmo que não seja bom. Abaixo disso, movimente-se bastante. Ande, mesmo que seja em círculos. Não fique mais de um minuto parado ou as consequências serão bastante desagradáveis. Claro que a imagem ao lado é um exagero, mas essas coisas podem acontecer em algumas ocasiões raras, quando tem chuva e vento e a temperatura cai demais e congela tudo.

Quando você está com frio na rua, sua banheira parece assim
Agora, se você está passando todo esse frio e finalmente consegue chegar em casa, logo você pensa "Que maravilha! Hora de ir correndo para o banheiro e tomar aquele banho fervendo!". Certo? ERRADO! Não faça isso! Claro, se você não estiver com tanto frio, pode ir e tomar um banho quente sim, mas, caso você já esteja batendo os dentes, é melhor fazer algumas coisas antes de entrar na água. Uma boa medida é tirar toda a roupa, principalmente as que ficam mais próximas do corpo e têm mais contato com o exterior, como as calças. Depois, uma boa coisa a se fazer é também se movimentar. Você pode esfregar as pernas, fazendo uma massagem mais vigorosa nas coxas, produzindo fricção e assim aquecendo os músculos e sangue. Também é bom usar a tática da água fria nas mãos e pés, caso eles estejam incomodando. Depois de algum tempo, é só relaxar na вана (banheira) que você encontra nos lares russos. Saindo do banho, vista roupas mais quentes e meias grossas. É importante manter os pés aquecidos. Uma coisa boa também é tomar um chá com mel e limão, para evitar um resfriado, uma gripe ou até uma pneumonia.

É isso meus caros. Se quiser saber mais algumas coisa sobre isso, é só me escrever aqui embaixo que eu venho te responder. Até a próxima!



2 comentários:

  1. Nossa , viver no frio é bom , porém complicado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é legal mesmo. Mas tem que ter disposição para fazer tantas coisas assim, rs. Valeu pelo comentário.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.