quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O inverno na Rússia

Olá amigos! E finalmente o inverno chegou! Oficialmente, no dia 1 de Dezembro começou o inverno na Rússia. Sim, no dia 1. No Brasil as estações se iniciam entre os dia 21 e 22 dos seus respectivos meses. Na Rússia não. As estações começam oficialmente no primeiro dia dos seus meses. Vamos falar um pouco sobre ela.

Rio Tom' congelado e pronto para se poder caminhar sobre
Embora o inverno tenha começado na última segunda feira, para falar a verdade, o inverno já está aqui em Tomsk desde o começo de outubro. No dia 9 de outubro tivemos -5°C, mas isto foi apenas o começo. Nas últimas duas semanas a temperatura tem variado entre -20°C e -36°C. Muitos lugares no mundo não têm essas temperaturas no seu inverno. Mas aqui é a Sibéria, "a geladeira do mundo". As pessoas daqui, principalmente as velhinhas, dizem que esse inverno será bastante frio, já que o verão foi bem quente. Em janeiro, as temperaturas podem chegar a -45°C ou -47°C em Tomsk. A diretora da faculdade que eu trabalho me disse quando ela era jovem as temperaturas por aqui iam até abaixo de -50°C. Ao que parece o tal efeito estufa está fazendo das suas por aqui também. No inverno, os dias começam tarde, ficando claro somente por volta das 8 ou 9 da manhã e acabam muito cedo, mais ou menos 3 ou 4 da tarde. Em algumas regiões mais para o norte do país o dia nem chega a nascer, ficando apenas meio claro como numa penumbra.

Um día de inverno com neve em Tomsk
Para os russos o inverno é um período mais pensativo, reflexivo e até um pouco depressivo. Como o período de luz do dia é breve, muitas pessoas acabam se sentindo mais tristes e meio sonolentas, além de pouquíssima vontade de ir trabalhar. Eu ainda não tive problemas com isso, mas minha esposa muitas vezes se sente exatamente assim. Alguns colegas de trabalho já disseram que janeiro é o mês mais difícil do inverno, Mesmo que não tenha aulas nesse mês, é o período do ano que é mais frio, mais escuro e as pessoas só saem de casa para ir trabalhar. Até por que, há muita neve em toda parte e é difícil andar por aí, além de ser fácil escorregar ou cair e se machucar seriamente. Falando em cair, muitos caem doentes no inverno. Alguns apenas resfriados, outros pegam uma gripe mais forte. Já algumas pessoas chegam a ter até pneumonia. 


Parus que fotografei outro dia perto de casa
É também o tempo que a natureza descansa, as árvores ficam sem folhas, os ursos hibernam, a maioria dos pássaros estão no sul onde tem verão e todo lugar está coberto com neve. Alguns pássaros nem vão embora, como os do gênero Parus (синичка - sinitchka), que são endêmicos da região e não migram. Eles têm esse nome por causa da sua coloração azul (синий - sinij em russo). Já outros pássaros, em vez de ir embora, vêm para o norte, como é o caso o dom-fafe (снегирь). Seu nome em russo significa "de neve". Na verdade eles vão para o sul, mas eles são do norte do país e o "sul" para eles é a região de Moscou, onde já é bem frio para muitos animais.

Pyetch no Museu Histórico de Tomsk
Nos tempos antigos, o inverno era esperado com ansiedade pelos moradores do campo. Os homens trabalhavam duro durante toda a primavera, verão e outono. No inverno, eles só tinham o trabalho de recolher a lenha para manter a casa aquecida, mas geralmente o faziam no verão. Então, não tinham nenhuma atividade fixa. Alguns usavam esse tempo apenas para ficar bêbados e deitados o dia inteiro na pyêtch (Печь), uma espécie de forno misturado com lareira nas casas antigas, além de incomodar a mulher para lhes fazer comida e mandar as crianças para brincar na neve (e elas iam com o maior prazer). Outros, ao contrário, usavam esse tempo livre para expressar sua arte, desenvolvendo bonitas peças de madeira ou barro, como colheres, bandejas, brinquedos etc, que serviam tanto para utilidade doméstica ou decoração. Para as mulheres mudava pouco, afinal, não precisavam trabalhar no campo, mas o trabalho de casa nunca termina. 

Nos dias atuais algumas pessoas também esperam muito pelo inverno, já que ele é associado ao período de Ano Novo (e também ao grande feriado que vem depois do Ano Novo), que é muito bem quisto pelos russos. Outros anseiam pela montagem dos ringues de patinação no gelo, ou início da temporada de esqui e snowboard. As crianças continuam sempre querendo brincar na neve, fazendo bolas para jogar uns nos outros e bonecos de neve. Algumas fazem tobogãs para escorregar e outras até fazem fortes e castelos de neve. Não só as crianças, mas também os adultos fazem essas coisas de neve. Inclusive existem vários concursos de esculturas no gelo. Já algumas pessoas não gostam desse período e reclamam que se sentem deprimidas e que os dias são muito curtos e escuros.

"Pôr do sol na floresta invernal", de Klever
Nas artes o inverno também é bastante reverenciado como um tempo bonito e austero. Os dois poemas mais conhecidos sobre o inverno são "Белая Берёза" ("Bétula Branca") de Serguey Iessienin e "Мороз и солнце"  ("Frio e Sol") de Aleksandr Pushkin, que descrevem duas das coisas mais bonitas do inverno russo, as árvores cobertas de neve ou inei e o sol invernal que reflete na neve e deixa tudo brilhante. Muitos pintores retrataram o paisagem do inverno em seus quadros. Alguns dos mais famosos são Kustodiev, Levitan, Klever, além de outros. Na música, compositores também usam o inverno como tema de suas obras. Exemplos são mais uma vez Tchaikovsky, que compôs um ciclo de canções sobre os meses do ano e as canções de dezembro, janeiro e fevereiro trazem o clima desses meses. Além delas, a sua sinfonia numero 1, opus 13 se chama "Sonhos de inverno" (Зимние грёзы). Muitas canções populares citam o inverno. Uma em especial é Kaby ne bylo zimy (Кабы не было зимы), que foi composta nos tempos soviéticos para o desenho animado Prostokvashino (Простоквашино). Até uma banda de hard rock/heavy metal suíça chamada Krokus compôs uma música chamada "Russian Winter" (Inverno Russo).  

Por enquanto é isso senhoras e senhores. Como o inverno está apenas começando, falaremos mais sobre ele em posts futuros. Até já mencionei algumas coisas relacionadas ao inverno como o que fazer quando você fica com muito frio na rua ou como se preparar para o clima na Rússia. Até a próxima!




9 comentários:

  1. Napoleão e Hitler odiaram seu tópico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, Espero que o ISIS não leia e vá tbm.

      Excluir
    2. Sim, eles não entenderam como era a coisa por aqui. :)
      E não acho que o ISIS faria essa bobagem... ou não, quem sabe?

      Excluir
    3. Tudo pode acontecer na Russia no inverno durante uma guerra

      Excluir
  2. Luciano, eu é meu marido estamos pensando em ir pra Rússia de dévias, por uns 30 dias, entre meados de dezembro e meados de janeiro. O inverno em Moscou e São Petesburgo é tão bizarro quanto esse em Tomsk?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown. Não, não é não. Lá é mais ameno.

      Excluir
    2. jajaja porque no? este invierno si, hace muy frio en San-Petersburgo, pero normalmente no) soy una chica de siberia (yakutia) y cuando era pequeña teniamos -56-60 grados cada navidad\año nuevo. eso es frio. y -15 no es). perdon, no hablo portuguese.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.