quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Os perigos do inverno

Olá você! Na Rússia, dezembro é sempre relacionado ao inverno. Mas nem sempre o inverno é tão bonito e branquinho. Ele pode ser bastante perigoso. Vamos dar uma olhada no outro lado do inverno.


Não é muio difícil ficar assim no inverno
Claro que o maior perigo do inverno é ficar doente. Várias doenças acometem as pessoas nessa época, especialmente as respiratórias e as reumatoides. Em Tomsk existe até um hospital especializado apenas em doenças de nariz e ouvido. E quando esfria, ele fica mais e mais cheio de gente. É comum alguém que você conhece sumir do trabalho por um tempo e depois reaparecer dizendo que ficou doente. Por mais que você se agasalhe, é bem provável que você ficará no mínimo resfriado ao menos uma vez no inverno (ainda não aconteceu comigo, vamos ver quanto tempo eu resisto). Coqueluche e pneumonia são doenças que podem ser contraídas nesse clima frio com mais facilidade que no Brasil, por exemplo. 


Caminhão que joga areia na estrada
Outro grande perigo do inverno é quando as estradas congelam e têm apenas gelo na pista. No ponto de ônibus em frente à universidade que trabalho a pista está toda coberta de gelo e, por algum motivo, ninguém a limpa. Os ônibus sempre têm que andar muito lento nessa parte e, quando eles param, os motoristas já contam com um percentual de deslize para não bater no ônibus parado à frente. Mesmo assim, algumas vezes os veículos derrapam, principalmente de traseira e podem fazer um strike com as pessoas que estão vacilando no ponto. Muito cuidado enquanto estiver esperando um coletivo. Para evitar acidentes, caminhões carregados de areia a espalham pelas vias para dar mais aderência aos veículos, mas essa areia causa uma grande sujeira nas ruas. Uma alternativa a areia é o sal, que derrete o gelo mais rápido. Mas o sal mancha os solados dos calçados e desgasta as botas de inverno mais rápido. Em Moscou isso é um grande problema e as pessoas criticam muito os governantes por isso. Algumas pessoas até compram meias ou sapatos para seus cachorros, pois alguns sofrem muito com esse sal despejado na rua. 

Imagina só tudo isso caindo na sua cabeça...
Também não é bom andar muito perto das paredes dos prédios ou das casas, Em muitos lugares a neve se acumula demais e uma simples brisa pode derrubar quilos e quilos de neve na sua cabeça. Isso pode ser fatal, dependendo da quantidade de neve, da altura, da velocidade etc. Quando ver uma placa dizendo "СХОД СНЕГА", fique longe da parede. Isso significa "Queda de neve". E isso é realmente muito perigoso. Há também os "sossulki" (сосульки) que são estalactites de gelo que se formam nos tetos das casas. Alguns deles possuem uma ponta bem afiada. Se uma coisa dessas cai em você, é como uma faca vindo do alto direto na sua cabeça. Nada muito legal. 

Mais um tombo na neve. Algo comum na Rússia
Uma outra coisa que pode ser perigosa no inverno são as quedas. As vezes você anda vacilando e acaba não percebendo que anda sobre o gelo. Para se segurar de pé é difícil e, geralmente, você vai no chão mesmo. É comum ver pessoas caindo no inverno e, ao contrário do Brasil, ninguém ri disso. Algumas quedas são sérias, podendo gerar contusões realmente doloridas ou até fraturas. Meus alunos até já me disseram que o normal é cair pelo menos umas cinco vezes por inverno. Eu já caí uma, em frente à universidade. Tirei os dois pés do chão e bati as costas e fiquei com elas doloridas por dois dias. Por sorte não bati a cabeça também. O importante é, quando você perceber que vai cair, não tentar colocar a mão para amortecer a queda. Provavelmente quando a sua mão tocar no chão, ela vai escorregar também e possivelmente vai bater a cara, queixo ou alguma parte da cabeça com ainda mais força. Quando for cair, tente ao menos se virar para cair de lado. Mesmo que é bem provável que será rápido e não dará tempo de fazer muita coisa. 

Por enquanto é isso. Qualquer dúvida ou outra coisa, comente aqui que eu te respondo o mais rápido possível ok? Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.