segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

23 de fevereiro: o dia do homem na Rússia

Olá amigos! Para compensar minha ausência prolongada vamos com mais uma postagem. Ontem escrevi algo sobre a Maslenitsa, o Carnaval russo, e volto aqui hoje para um post especial sobre um dia que muitos brincam a respeito dele no Brasil, por não existir em terras tupiniquins: o dia do homem.

"Feliz dia do defensor da Pátria"
Primeiramente, para esclarecer, oficialmente, o dia 23 de fevereiro é consagrado ao "defensor da Pátria" (День защитника отечества) e, no passado, era muito mais relacionado às atividades militares. Como cada homem era parte das forças armadas, em tempo integral ou não, então, acabou se tomando a ideia de que é um dia para o homem. E as atividades bélicas eram uma constante em tempos idos na Rússia, então, esse dia é bastante celebrado no país. Porque o dia 23 de fevereiro? Porque nessa data se comemora o dia da Красная Армия (Krasnaya Armya - Exército Vermelho). Ela começou a ser comemorada nos tempos soviéticos.

Entretanto, depois de algum tempo, o conceito da data foi mudando e não apenas os militares a comemoravam, mas todos os homens. Eles, que são vistos como os protetores da família, das esposas, mães, irmãs, filhas e outras mulheres ao redor, começaram a tomar a data efetivamente como um dia do homem, tal como ocorre com o dia 8 de março para as mulheres. Hoje em dia é comemorado como o dia do homem de facto

Há algumas mulheres no exército que comemoram esse dia também, afinal, elas também são as defensoras da Pátria, mas o valor simbólico é de um dia dos homens em si, não mais de um dia militar apenas.

Nesse dia, os homens ficam em casa e não fazem nada. As mulheres fazem todas as comidas favoritas deles e se juntam para isso. Mesmo que elas tenham problemas de relações (como sogra e nora ou cunhadas, por exemplo) é a tradição unir forças para fazer todo o possível para que o homem se sinta como um czar. Então, se você é homem, parabéns pelo seu dia, mesmo que você não esteja na Rússia. E já pode dizer para alguma mulher que disser que as mulheres são tão especiais que têm até um dia para elas, diga que, ao menos na Rússia, existe um dia do homem também. :)

É isso amigos. Qualquer questão, é só escrever aqui embaixo ok? Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.