quinta-feira, 12 de março de 2015

A primavera na Rússia

Olá, pessoal! A primavera já chegou à Rússia. Vou falar um pouco sobre ela. 

Oficialmente, desde primeiro de março começou a primavera na Rússia. Todos pensam na primavera como a época das flores, dos pássaros que cantam e na vida que volta a pulsar em toda parte. Esse realmente é um quadro muito bonito de se imaginar. Mas, antes de tudo isso é preciso enfrentar o degelo da neve do inverno. 

Casal de patos voltam para Moscou depois do inverno
As primeiras semanas de março na Rússia são bastante molhadas. Não porque chove direto, mas porque toda a neve que caiu durante os meses do inverno está derretendo, o que cria muita lama, poças de água e sujeira em geral. A água corre pelas ruas e tudo tem um aspecto bastante sujo. A neve, outrora branquinha, vira uma massa marrom acinzentada meio pegajosa. Um caos. Os sugrob que foram feitos pela limpeza da neve vão derretendo também e adicionam mais água suja para tudo isso. É impossível andar à pé ou de carro nos lugares onde não tem asfalto, sem falar sobre as florestas e campos. É muito comum haver pequenas inundações nas áreas rurais. E enquanto tudo isso acontece, a temperatura pode cair bastante de novo e toda essa água e lama congela e fica tudo muito escorregadio. É o cenário perfeito para acidentes automobilísticos e quedas feias.

Começo de abril. Em uma semana não vai ter neve
Depois que passa tudo isso, mais ou menos no começo de abril, a primavera sorri em todo o seu esplendor. A grama volta aos canteiros, as árvores têm folhas novamente, os lugares voltam a ter cores, diferente do branco monótono do inverno. Pouco a pouco os dias e semanas vão ficando mais quentes até a chegada do verão, em junho. 

O mês mais bonito da primavera é maio, quando aparecem flores nas árvores. Se você vai para o campo nessa temporada, você vai ver as vilas como que cobertas de nuvens de leite, por causa das flores brancas das cerejeiras, macieiras, ameixeiras e pereiras. Outra árvore que fica em flor branca na primavera é a tcheryomukha (черёмуха). As flores dela possuem um aroma irresistível e pronunciado. Elas também marcam um período de tempestades em maio, quando o frio volta por algum tempo. Outra flor da primavera é a syringa, conhecida também como lilás (сирень).

Uma árvore em flor no começo de maio
Para os russos a primavera é o tempo quando a natureza acorda depois de um longo sono. A primavera é relacionada com o amor e sentimentos românticos. Tanto que o Dia das mulheres é celebrado justamente nesse período. É considerado que na primavera todos os solitários podem achar o seu amor e as pessoas que já têm algum tipo de compromisso creem que nesse tempo o amor se renova. A primavera é também bastante presente nas artes. Existem diversos poemas, canções, pinturas relacionadas ao tema. Provavelmente a obra russa mais famosa sobre a estação seja o balé "A sagração de primavera" (Весна священная) do compositor Igor Stravinsky do ano 1912. Essa obra causou furor ao iniciar uma nova era da musica clássica mundial contemporânea. No campo da pintura, um dos quadros mais conhecidos é "As gralhas chegaram" ("Грачи прилетели") de Aleksey Savrassov (1871).

Por enquanto é isso senhoras e senhores. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.