quinta-feira, 19 de março de 2015

O que está no rublo russo?

Olá, pessoal! Já falei anteriormente sobre o rublo russo, mas sob o aspecto econômico e histórico. Agora vou falar sobre as notas em si.

As notas de 10, 50, 100 e 500 têm todas o mesmo tamanho, As de 1000 e 5000 são ligeiramente maiores. Diferente do dinheiro brasileiro, o rublo russo traz imagens de algumas cidades do país. Vamos ver quais são essas cidades e onde você pode encontrar as atrações mostradas no dinheiro da Rússia.

10 rublos - Krasnoyarsk


Começando com a nota de menor valor em circulação no momento. A nota de 10 rublos mostra uma das maiores e mais importantes cidades da Sibéria chamada Krasnoyarsk (Красноярск). Sua cor é basicamente verde, com detalhes em azul e cinza. Na parte da frente estão duas das atrações mais conhecidas da cidade: a ponte Kommunalny (Коммунальный мост) sobre o rio Ienissei e a capela de Santa Parasqueva (Часовня Святой Параскевы-Пятницы). No verso há a imagem da hidrelétrica de Krasnoyarsk (Красноярская ГЭС). Essa nota já é bem difícil de ser encontrada.


Onde ficam:
Capela de Santa Parasqueva - rua Stepana Razina, 51; 
Ponte Kommunalny - depois do cruzamento da rua Veinbauma com a rua Dubrovinskogo
Hidrelétrica de Krasnoyarsk - 3 km da cidade Divnogorsk (tem que ir de taxi)

50 rublos - São Petersburgo


Nota de 50 rublos traz a segunda maior cidade da Rússia. São Petersburgo (Санкт-Петербург) era a capital do país entre 1712 e 1918. As cores desta nota são azul e verde. Na parte frontal estão retratadas a Fortaleza de São Pedro e São Paulo (Петропавловская крепость) e a base de uma coluna típica da arquitetura da cidade (ростральная колонна - coluna rostral). Na parte de trás você vê o prédio da antiga Bolsa de Valores de São Petersburgo (Здание Биржи) também com uma coluna.

Onde ficam:
Fortaleza de São Pedro e São Paulo - Petropavlovskaya Krepost, 3
Antiga Bolsa de Valores de São Petersburgo - Birzhevaya Ploschyad, 4

100 rublos - Moscou


Essa é a nota que eu mais vejo por aqui. Nela está um dos maiores símbolos da cultura clássica russa: o Teatro Bolshoi (Большой Театр). Casa de grandes balés e óperas, esse teatro é sinônimo de excelência quando se trata dessas artes. Ele foi inaugurado em 1776 e ainda hoje conta com o camarote imperial bem de frente para o palco. Quando você estiver em Moscou, não deixe de visitar. Na parte da frente da nota está a quadriga localizada no teto do teatro. No verso está o teatro com a vista da praça onde ele fica. A nota é predominantemente cor de açafrão com detalhes em vermelho e marrom.


Onde fica:
Praça do Teatro, 1 (estação de metrô Teatralnaya)

500 rublos - Arkhangelsk


A nota de quinhentos rublos tem um tom mais puxado para o roxo, com detalhes em marrom. Encontramos nela a cidade de Arkhangelsk (Архангельск), localizada no extremo norte da Rússia europeia. A nota mostra na sua parte frontal uma estátua de Pedro, o Grande que, de passagem pela cidade, sentiu-se inspirado a construir uma frota de navios poderosa para a Rússia (Arkhangelsk situa-se em um porto natural no Mar Branco). Aqui começou a história naval da Rússia. Ainda na frente da nota há um navio no porto da cidade. Atrás está o Mosteiro de Solovetsky (Соловецкий Монастырь), um dos mais famosos da Rússia.


Onde fica:
Estatua de Pedro o Grande - banco do rio Duína do Norte, rua Voskresenskaya
Mosteiro Solovetsky - ilha Solovki

1000 rublos - Yaroslavl


Retratados na nota de mil rublos estão o monumento a Yaroslav, o Sábio, antigo governante dos primórdios da Rússia, a capela da Mãe de Deus de Kazan (Часовня Казанской Божьей Матери) e o kremlin de Yaroslavl, Todos esses estão na face frontal da nota. No verso encontramos a Igreja de João Batista (Церковь Иоанна Предтечи). Yaroslavl, a cidade homenageada nessa nota, é uma cidade bastante antiga e histórica no país. Foi o lugar onde as primeiras leis do país foram criadas. Vale muito a pena conhecer esse lugar, caso você queira fazer uma viagem no tempo na história do país. Outras cidades nesse estilo (mas que não têm notas) são Suzdal e Vladimir, que não ficam tão longe assim de Yaroslavl. Ah sim, na nota de mil rublos predomina o azul, o verde e um pouco de cinza.

Onde ficam:
Monumento a Yaroslav, o Sábio - Praça Bogoyavleniya
Capela da Mãe de Deus de Kazan - margem do rio Kotorosl, em frente do mosteiro Spasso-Preobrazhenski
Kremlin - Praça Bogoyavlenskaya, 25
Igreja de João Batista - 2ª Zakotoroslnaya Naberejnaya, 69

5000 rublos - Khabarovsk


E finalmente chegando à nota de mais alto valor no momento na Rússia, A nota da cinco mil rublos tem na parte da frente o monumento a Nikolai Muravyov-Amurski (um conde do império que conquistou todo o Extremo Oriente para os russos) e uma margem do rio Amur, ambos na cidade de Khabarovsk (Хабаровск), no Extremo Oriente, perto da fronteira da Mongólia. O outro lado mostra uma ponte sobre o rio Amur. Essa nota tem um tom lilás com laranja. Como a nota de 10, não a vejo muitas vezes também. Ela é como a nota de 100 reais no Brasil. Todos já pegaram, mas nunca conseguem guardá-la por muito tempo. De todas as notas, é a que, pessoalmente, acho a mais bonita.

Onde ficam:
Monumento de Muravyov-Amurski - rua Shevtchenko
Ponte sobre o rio Amur - rodovia Amur


Bom, por enquanto é isso. Se tiver alguma dúvida, basta perguntar nos comentários. Até mais!

2 comentários:

  1. E ai Luciano BLZ? Vc nem deve lembrar de mim, mas eu trabalhei com vc na empresa Xerox aqui no Brasil. Legal que vc está na Russia agora, eu estou estudando russoa há uns 10 meses agora e vou passar 20 dias na russia em Junho (daqui a dois meses), gostaria de algumas dicas e se possível alguns lugares que vc acha que seria legal (ou escencial) visitar... Eu estou com passagens de ida e volta para moscow, 20 dias. É fácil pegar um trem para St Petersburg ou outra cidade turística não tão distante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e aí jovem, beleza e você? Quem é você? Talvez eu lembre de você sim.
      Que bom que você vem para a Rússia. Sim, é fácil viajar de trem pela Rússia, é a melhor alternativa na verdade. Aqui mais abaixo tem um mapa com uns pontos em vermelho. São os lugares que já visitei. Tem postagens sobre todas elas (exceto Tver) e achoq ue todas valem a pena. Boa viagem para ti.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.