domingo, 12 de abril de 2015

A Páscoa na Rússia

Olá amigos! Assim como no Brasil na Rússia também é comemorada Páscoa. Vou falar um pouco sobre as tradições de Páscoa russa.

Kulitch e ovos coloridos
Para começar, a Páscoa é chamada na Rússia de Paskha (Пасха). Ela também é comemorada em um domingo. Mas, como a igreja ortodoxa usa um calendário diferente (elaborado pelo imperador Romano Júlio Cesar) as datas muitas vezes não coincidem com o seu correspondente católico. No ano de 2015, por exemplo, a Paskha foi um domingo depois do católico (data de publicação desse texto). 

Para os mais conservadores, os ritos são parecidos em ambas variantes do cristianismo. Um domingo antes da Páscoa eles levam ramos de plantas às igrejas para ser abençoados e no domingo seguinte há a celebração do renascimento de Jesus em si. Em vez de dizer "Feliz Páscoa", as pessoas dizem "Khristos voskres" (Христос воскрес) que significa "Jesus ressuscitou". E devem ter como resposta "Voistinu voskres" (Воистину воскрес) que é algo como "Realmente ressuscitou". Algumas pessoas entretanto não gostam de falar essas coisas.

Jesus nos ícones da igreja ortodoxa
Uma das tradições mais conhecidas da Rússia e de países do Leste Europeu nesse período é a de pintar ovos de galinha ou codorna. Eles podem ser coloridos de forma natural (deixando-os ferver em uma panela com cebola) ou artificial (usando corantes na água em vez da já citada cebola). Usando cebola, o ovo fica com uma coloração marrom. Existem diversos corantes para fazer os ovos de muitos tons diferentes. Algumas pessoas também pintam os ovos usando pincéis pequenos fazem verdadeiras obras de arte com eles. Esses ovos normalmente são preparados um dia antes e, no domingo, as pessoas podem trocar ovos com amigos ou familiares ou podem "fazer um brinde" com os ovos, para quebrar a casca. Algumas famílias fazem competição para ver quem quebra mais ovos usando o seu, mas nem todos fazem isso. A principal comida do dia é o kulitch (кулич), que é exatamente a mesma coisa da colomba pascal ou panetone. Hoje em dia poucas famílias ainda o fazem, mas quando é feito em casa, fica muito bom.

Outra tradição da Paskha é visitar seus parentes já falecidos no cemitério e deixar ali um pouco de comida para os pobres. Essas pessoas vêm, comem e mandam boas energias para a pessoa ali enterrada. Isso deveria ser feito na semana da Paskha, porque no domingo em si é importante se concentrar apenas na ressurreição de Jesus e celebrar tudo em família, mas, como a vida atual é bastante corrida, muitas pessoas o fazem no domingo. Tanto que em Moscou o governo disponibiliza ônibus gratuitos durante o domingo para as pessoa spoderem fazer suas visitas aos entes falecidos e deixar lá um pouco de comida.

Ah, e você pode perguntar: mas, e os ovos de chocolate? E o coelhinho da Páscoa? Não tem? Não, não tem nada disso. Ovos de chocolate existem e você pode comprá-los a qualquer hora em lojas e mercados, mas eles não têm nada a ver com essa data. Já o kulitch, por exemplo, você só encontra na semana da Páscoa e alguns dias depois. Assim que eles acabam, você não encontra de forma alguma, ninguém faz. Só na Páscoa do ano que vem. E o coelhinho também ninguém nem sabe quem é ele. Bom, as pessoas que se interessam por outras culturas até o conhecem. Já entre os populares, dificilmente você encontra alguém que o conheça.

É isso amigos. Qualquer dúvida é só deixar um comentário. Até a próxima! 

P.S. Quer saber mais sobre a Páscoa Russa? Minha esposa, que é russa, escreveu em português no blog dela sobre a Páscoa. Dá uma olhada lá!



4 comentários:

  1. Salve, salve, Luciano!
    Privet!

    É impressão minha, mas aí como cá as pessoas estão se esquecendo das tradições? Não que eu seja um tradicionalista de carteirinha, mas tradição geralmente é sinônimo de cultura, não acha?
    Estive agora a pouco lendo este artigo a que se referiu no blog da sua esposa, e deixei lá algumas lembranças que tenho a respeito desta época do ano durante a minha infância.
    Bem, as minhas perguntas;

    1 - Estes ovos pintados a que se referiu são ovos cozidos? Como é este "brinde"?
    2 - Você foi visitar algums parente de seus familiares aí na Rússia neste feriado? Se foi, como é a experiência disso para um russo?
    3 - Existe alguma cerimônia específica ou a comida é simplesmente deixada lá?
    4 - Existem muitos moradores de rua(ou seja, os mesmos tristes problemas sociais que temos aqui no Brasil)?

    Bem, por hora é isto.

    Poka e Grande abraço!

    P.S - Achei por acaso no YouTube um canal chamado Real Russia, do Sergey Baklykov, da cidade de Ufa(muito interessante). Se por acaso quiser dar uma olhada, recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kleber! Muito obrigado por mais um comentário.
    Sobre as tradições, bom, eles ainda vão seguindo, mais do que no Brasil, pelo que pude perceber. Sim, tradição é cultura em seu estado puro.

    Quanto às outras perguntas, vamos lá:
    1 - Sim, são ovos cozidos junto com água de cebola para ficar com uma cor meio marrom para vermelho, difícil explicar bem. Esse brinde é como fazemos um "tintim" com copos, mas eles fazem com força, para quebrar a casca do ovo.
    2 - Não, não fomos visitar porque estamos em Tomsk, na Sibéria, e a família da minha esposa é toda da região de Moscou, a mais ou menos uns 3000 km daqui.
    3 - Não, não existe uma cerimônia específica para deixar a comida. As pessoas vão, visitam os túmulos, arrumam as flores lá, deixam a comida e vão embora apenas.
    4 - Não, não vejo moradores de rua aqui em Tomsk. Infelizmente, se aparece algum, o inverno "dá um jeito" nele, no pior sentido do termo.

    Valeu pelo comentário e desculpe a demora me publicar e responder. Vai chegando o fim do semestre letivo e as coisas vão ficando mais corridas. E valeu pela dica do vídeo, vou dar uma olhada depois.

    Poka, do vstrietch!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa me pedir desculpas, não é uma obrigação da sua parte responder a todos os meus comentários....rs
      Quanto à correria de fim de semestre, sei bem como é.
      E, no seu caso, a responsabilidade é dobrada, visto que é professor(que tremenda responsabilidade!).
      Poka, e um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela compreensão e por acompanhar o blog. Logo vem mais. :)
      Abraço!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.