sábado, 18 de abril de 2015

Vocabulário russo de primavera

Olá, pessoal! Desculpe a demora me voltar. Apesar já estar quase indo para seu último mês, a primavera só chegou de vez em aqui há umas duas semanas. Vou falar de umas palavras para essa estação.

Exemplo de lyedokhod no rio Tom. Eu mesmo tirei esssa foto.
Assim como para o inverno, existem algumas palavras da língua russa para definir os fenômenos da estação que devem ser difíceis de traduzir e de encontrar em outros idiomas. Talvez o vocabulário de primavera não pareça tão extenso quanto o de inverno, imagino que seja porque ele contém mais expressões do que palavras propriamente ditas. Aqui vão alguns exemplos.

Kapyel (капель) - gotas d'água que caem dos tetos e árvores por causa do degelo da neve. Os russos falam que kapyel "canta" ou "tilinta". Kapyel é o primeiro sínal que a primavera chegou.

Ôttepyel (оттепель) - o período quando deixa de estar frio e começa a ficar mais quente, aparecem os primeiros raios de sol e a neve derrete. Mas o frio ainda pode voltar.

Protaliny (проталины) - quando a neve começa a derreter, aparecem alguns espaços sem neve que se chamam protaliny. Lá pode ter grama e até algumas flores, enquanto maioria da terra está ainda coberta de neve.

Lyedokhod (ледоход) - quando o gelo num rio quebra e começa a movimentar; grandes pedaços de gelo ficam boiando no rio como icebergs.

Kapel caindo  de uma árvore na primavera
Kasha nas estradas (на дорогах каша) - no começo da primavera as estradas e as calçadas ficam cobertas de neve molhada misturada com água e lama; os russos chamam isso de kasha (tipo de papa que os russos comem) e falam que tem kasha nas estradas.

As folhas jovens (молодая листва) - durante a primavera aparecem as folhas novas que os russos chamam jovens.

Um gato de março (мартовский кот) - um gato que grita demais procurando uma fêmea na primavera e não deixa ninguém em paz. As vezes falam assim sobre um homem que corre atrás das mulheres.

Por ora é isso pessoal. Se tiverem alguma dúvida, comentem aqui, ok? Até a próxima!

PS Se quer saber o que é a kasha, que "fica" nas ruas, você pode ver a receita dessa papa que os russos gostam no blog da minha esposa. Tenho certeza que vocês vão gostar.



2 comentários:

  1. Privet, Luciano.

    Pelo jeito, a língua russa é tão complexa quanto a nossa. Pensando cá com meus botões, as expressões idiomáticas transmitem conceitos e ideias de uma forma muito mais impactante e inteligível do que simples palavras.
    Falando de clima, deixa eu te perguntar algo:

    As pessoas com quem você tem contato, em especial as mais velhas, tem notado mudanças no ciclos climáticos aí na Rússia?
    Te pergunto isto porque de uns anos pra cá, o clima da minha região está ficando diferente, com estações menos definidas e com geadas em menor quantidade no inverno, com menos intensidade e começando mais tarde, bem como terminando mais cedo no ano.
    (Apenas por curiosidade...)

    Grande abraço e poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Sim, a língua russa é bastante rica e diversificada. Algumas vezes me surpreendo como pode o português o russo serem taõ semelhantes em algumas expressões etão distintos em outras.

      Bom, antes de começar o inverno, as velhinhas diziam que esse seria um inverno bem duro e frio, mas não foi assim, pelo contrário, foi o mais suave dos últimos anos. Então, as velhinhas, que costumam transmitir bastante sabedoria, erraram dessa vez. Não comentaram comigo sobre mudanças, mas parece que elas vão acontecendo. Minha esposa leu em fontes russas que alguns cientistas russos não acham que o mundo vai ficar mais quente, mas na verdade mais frio e até, quem sabe, uma inversão dos polos magnéticos da Terra. É algo para se aguardar e ver.

      Obrigado pelo comentário e um grande abraço. Do vstretch!!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.