quinta-feira, 28 de maio de 2015

A antiga cidade de Zaraysk

Olá amigos. Como estou em uma cidade menor fora de Moscou, estou tentando conhecer todos os lugares pequenos por perto. Hoje fui para Zaraysk, um lugar que pouca gente fora da região de Moscou conhece. Vou descrever um pouco do que tem por aqui.

Estátua a Dmitri Pojarsky, heroi nacional russo
Zaraysk é uma pequena cidade bastante antiga, fundada em 1146, ou seja, um ano mais velha que Moscou. Ela dista mais ou menos 160 quilômetros ao sudeste da capital, já na fronteira com a Riazanskaya oblast'. No passado inclusive a cidade pertencia a essa oblast', mas depois de algum tempo passou para o controle da Moskovskaya oblast', onde ela está hoje. Sua população gira em torno de 24.500 pessoas (dados de 2010). A cidade vem experimentando uma queda na população de acordo com os últimos censos nacionais. Em 1989 eram 27.000 habitantes e em 2002 já eram 25.000 (números aproximados). Localiza-se na margem direita do rio Osyotr (Осётр), que deságua no rio Oka, o maior da região.
Local da nascente (casa menor à esquerda). Rio mais abaixo.
A cidade é bem pequena mesmo, não se vê muita gente na rua. No dia que eu fui até tinha alguma movimentação próximo à praça principal por causa de uma feira de plantas que acontecia lá perto. As ruas são estreitas e bem limpas. Só vi mesmo o centro da cidade e uma parte perto do rio. Mesmo sendo assim pequena, pareceu mais ativa que Bronnitsy, da qual eu falei na postagem anterior.

Claro que o ponto alto da cidade é o kremlin. Ele não é tão grande quanto outros kremlin, como o de Moscou, por exemplo, mas mesmo assim impressiona. Ele ainda está relativamente bem conservado, apesar da idade (o kremlin de Zaraysk foi construído no século XVI). Dentro existem alguns prédios antigos, as vezes nem tão conservados, as vezes sim. Já escrevi sobre ele, você vai encontrar o post clicando bem aqui.

A nascente propriamente dita de onde dá pra tomar água
Uma outra coisa interessante da cidade é uma nascente de água límpida e que vai até o rio Osyotr. Você pode chegar de carro ou andando até um ponto mais alto e depois desce de escada até essa nascente. Dá para se abaixar e lavar o rosto, mãos e beber a água diretamente de lá. Ela é bem gostosa, clara e gelada. Imagino que essa nascente fique (quase) congelada durante o inverno, mas na primavera ela foi muito refrescante. E tudo isso é cercado por um belo campo, com algumas poucas árvores, mas na maior parte é apenas um campo aberto. Dá para fazer um bom piquenique nesse lugar. Pena que não levei nada para isso. Mas se eu voltar lá, já sei bem o que fazer.

É possível chegar a Zaraysk de carro, vindo pela estrada desde Moscou. Não dirigi longas distâncias pelas estradas da Rússia, então, não posso falar bem sobre isso. Já indo de transporte público, a única opção é o ônibus, já que apenas trens de carga passam perto da cidade. Há um ônibus que vem de Moscou e que sai da rodoviária Kotel'niky, que fica na estação de metrô do mesmo nome, na linha lilás. Saindo de Riazan também há um ônibus em direção a Zaraysk. Eu fui para Zaraysk pela segunda vez de ônibus saindo da estação Golutvin, que fica em Kolomna. O ônibus custa 115 rublos (jan. 2016). A viagem dura mais ou menos 1 hora e 10 minutos. O número do ônibus é o 31 e ele sai da plataforma 5, na parte de trás da rodoviária, que fica à esquerda da saída da estação Golutvin.

É isso amigos. Essa cidade, como a já referida Bronnitsy, não tem muita coisa, e ela é bem pequena. Mas, por ser mais antiga, ainda é um pouco mais interessante e com mais opções. Se quiserem saber algo sobre Zaraysk (que não seja sobre o kremlin, porque falarei disso em breve). Até a próxima!



6 comentários:

  1. Bem seguramente em Zaraysk também tem uma estátua do camarada Lenin certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Fica na praça da Revolução (площадь Революция), no começo da rua do Soviete (улица Советская)

      Excluir
  2. Olá Luciano!

    Está de férias por estes dias? Esta cidade fica perto da cidade natal da Natalia?

    Bom, meu nobre, viver numa pequena cidade destas deve ser maravilhoso! Mas, por favor, satisfaça a minha curiosidade:
    É tranquilo viajar de carro pela Rússia, ou é melhor ir de trem ou avião? Como é o estado geral das estradas por aí? Está melhor do que aqui no Brasil? Sem sim ou não, por quê?

    Perguntas, perguntas, perguntas!!!
    Responda- as para o seu humilde aluno...rsrs...

    Grande abraço, distinto professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Sim, estou de férias aqui na região de Moscou. Essa Zaraysk fica a uns 80 km da cidade dela, que se chama Voskresensk.

      Também acho que deve ser legal viver em uma cidadezinha, mas as vezes deve ser também bastante enfadonho.

      Quanto a sua pergunta, aqui na região de Moscou as estradas são boas. A maioria foi recapeada recentemente e algumas estão até sendo duplicadas. Em São Paulo as estrada também são boas. Eu diria que ambos estão no mesmo nível. Não sei bem com são no Sul do país, mas já que no nordete elas são bem rpecárias, com diversos buracos... como na Sibéria. :) Sim, é tranquilo viajar de carro pela Rússia. Mas eu prefiro sempre o trem, porque você pode aproveitar melhor a vista e gastar bem menos. E o país inteiro é ligado por ferrovias, então, você pode ir para quase qualquer lugar de trem. De avião é a melhor maneira para cobrir grandes distâncias em menos tempo. Muitos dos meus alunos que moram em outras regiões vão para casa nas férias de trem, mas uma, como mora em Khabarovsk, já quase no mar do Japão, vai de avião, porque é muito longe e o preço do avião e trem são quase equivalentes.

      Grande abraço e mais uma vez obrigado por sempre acompanhar o meu humilde blog, rs.

      Excluir
    2. Ah, e parabéns pelo seu blog também. As aventuras descritas nele são muito interessantes. :)

      Excluir
    3. Muito obrigado!

      Vindo de você é uma honra!

      Abraço e Poka!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.