segunda-feira, 25 de maio de 2015

A minúscula cidade de Bronnitsy

Olá, amigos! Estou de volta à região de Moscou e já conheci mais uma cidadezinha chamada Bronnitsy (Бронницы). É um lugar bem pequeno, então dá para falar bem rápido sobre ele.

Praça central de Bronnitsy
Bronnitsy fica no meio do caminho entre o aeroporto internacional Domodedovo e Voskresensk, cidade natal da minha esposa. Você também vai passar por essa cidade, se você for de transporte rodoviário de Moscou para Kolomna, Riazan ou Tula. Ela tem pouco menos de 22 mil habitantes e já é algo antiga (a primeira menção à cidade foi feita em 1453). Outro fato sobre a cidade de Bronnitsy é que ela foi comandada pelos herdeiros (filho e neto) do grande poeta russo Alexander Pushkin.
Quando você sai de Moscou pelo sudeste, indo em direção às cidades supracitadas, você passa pela praça central, uma das duas atrações da pequena Bronnitsy. Meu sogro estava dirigindo e pedimos para parar nessa praça central. Ela foi conservada de acordo com o que era no século XVIII. Nessa praça tem uma grande catedral branca com cinco cúpulas, quatro azuis com pequenas bolinhas douradas (creio que sejam estrelas) e uma mais alta de cor dourada. Ela é a catedral do arcanjo Miguel, bastante respeitado também na igreja ortodoxa e que também foi levantada no século XVIII. Logo ao lado há uma capela bem alta e estreita, mas que foi fechada por já estar bem deteriorada. Entre elas está uma capelinha menor com o topo arredondado e cinza.

Mirante de Bronnitsy
Ao lado dessa capela antiga há uma ruela rodeada de casinhas tradicionais. Ela termina em um pequeno playground que tem ao fundo a outra atração da cidade: um mirante com uma bela vista para uma lagoa que não conseguimos descobrir o nome. Nesse dia tinha sol e céu azul e não havia ninguém nesse mirante, o que foi muito bom. Dá para passar horas contemplando a natureza e pensando em diversas coisas. No alto da cobertura desse mirante tem uma bandeirinha de concreto com a data em que a cidade foi mencionada pela primeira vez (1453).

Dois fatos curiosos sobre esse pequeno povoado: o primeiro é que, apesar da vizinha Voskresensk ter mais de 100 mil habitantes, ela não tem McDonald's... mas Bronnitsy tem! Talvez por ficar mais próximo de Moscou que Voskresensk, mas não sei se isso é uma grande razão para ter esse famoso fast food por lá. O segundo é que, mesmo com esse tamanho, Bronnitsy possui um estádio de futebol... mas não tem um time de futebol. O time local se chamava Fabus (Фабус), mas encerrou as atividades em 2003. Passei em frente ao estádio e, apesar de tudo, ele está bem conservado. Se tivesse um jogo lá, você nem precisaria pagar o ingresso, já que o campo é separado da rua por apenas uma cerca de barras verticais de metal. Não sei a capacidade exata do estádio, mas no "olhômetro", deve ter no máximo uns 200 lugares. Ou até menos.

E isso, senhoras e senhores. Como eu disse, não tinha muita coisa nessa cidade, mas achei que valia a pena mencionar a sua existência. Se quiser saber algo mais sobre ela é só perguntar nos comentários. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Olá, grande Luciano!

    Nenhuma dúvida desta vez(milagre!)
    Apenas pude observar que o verão russo deve ser tão bom como o nosso, porque vi nas fotos um lindo céu azul sem nuvens. Que temperatura estava?(retiro o que disse antes!rsrsrs)

    Bem, por hora é só. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Mais uma vez obrigado por seguir o blog. :) Espero que tenha gostado do post de hoje.
      Ah sim, o verão ainda não começou oficialmente aqui, mas as temperaturas já estão bem altas. Em Tomsk, há umas duas semanas, fez 32°C! Hoje, na hora dessa foto aí acima estava por volta de 23°C, mas a sensação era de uns 27°C (próximo a lagoa estava mais fresco).

      Grande abraço pra ti e mais uma vez obrigado! :)

      Excluir
    2. Quer mesmo me agradecer?

      Continue a publicar conteúdo de qualidade, como sempre tem feito, que será a sua melhor forma de fazer isso!

      Grande abraço!

      Excluir
    3. Valeu Kleber! É o que tento fazer aqui. Faço exatamente como eu queria encontrar em uma busca, então, calha que sai legal, para mim =)

      Mais uma vez obrigado e um grande abraço!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.