sexta-feira, 22 de maio de 2015

O teatro de marionetes de Tomsk

Olá amigos. Já faz tempo que não falo nada sobre Tomsk. Falarei sobre o teatro de bonecos que descobri há pouco tempo por aqui. É algo bem interessante e pode ser um pouco assustador também.

Espetáculo se desenrolando
O teatro de marionetes de Tomsk fica em uma casa no centro da cidade, mas em um lugar um pouco escondido. Acho que por isso demorei tanto para encontrar o lugar. Ele fica mais ou menos perto do parque Lagerny Sad, em uma rua menor e menos movimentada. Depois de entrar nessa rua, é necessário descer uma viela e passar sobre uma ponte improvisada sobre uma vala grande. O teatro fica em uma casa de madeira antiga, que foi toda modificada para se transformar em um pequeno teatro para os espetáculos. Tudo foi construído pela iniciativa de um homem, que trabalha com bonecos e robôs em geral e queria fazer algo com sua profissão que fosse dedicado às artes. Ele transformou sua casa no teatro, todo em madeira (o lugar tem um cheiro muito bom de madeira). Tanto que antes e depois do espetáculo, você pode andar pelo lugar e até ir dentro da casa, onde você vê o guarda-roupa e cama dele.

Velinha que cobra a entrada
Logo à entrada está afixada a programação do mês. Os espetáculos acontecem todo sábado e domingo, a cada duas ou três horas. E também está lá um robô de uma velhinha que te dá boas-vindas e cobra a entrada (200 rublos). A porta de entrada fica em frente a parte traseira da arquibancada. Lá deve caber umas 50 pessoas sentadas, mais ou menos. Antes de começar a apresentação, você pode dar uma volta pelo pequeno teatro, onde estão espalhados diversos bonecos robotizados e que falam com você. O lugar não é muito iluminado e todos esses bonecos acabam ficando um pouco assustadores. Eles se movimentam de repente, sem que você espere e falam. Alguns tem uns olhos expressivos e parece que estão te olhando mesmo.

O espetáculo dura mais ou menos uns 30 minutos e têm temas variados. Na maioria das vezes as peças são protagonizadas por um ator (que eu acho que é homem que constrói os bonecos, mas não tenho certeza) que conversa com algum boneco, toca violão, sai do palco, volta, faz de tudo. Claro, o espetáculo é todo em russo. O pequeno palco tem várias projeções que ajudam a dar um toque mais intimista a peça.

Praça de alimentação toda em madeira
Assim que a peça termina, você é convidado a sair pela direita e ir até uma pequena praça de alimentação. Lá você pode sentar em uma das mesas e comer um bliny, um pão, beber um mors, água, o que você quiser. Nada disso tem um preço fixo, você dá o quanto acha que tudo aquilo vale. Algumas pessoas nem chegam a dar nada, mas outras dão uma boa quantia. Da praça de alimentação você tem uma vista para o rio Tom e algumas árvores. Você também pode dar uma volta pelo teatro e ver outros bonecos, que têm algum sensor de movimentos, afinal, eles se viram para você quando você vai chegando perto. E falam algo quando você está ainda mais próximo. É um lugar bem legal e que vale muito a visita, mas, se você se assusta com bonecos, vai provavelmente levar uns sustos. Mas ainda acho que vale a pena.

Por enquanto é isso. Se quiserem saber algo sobre o teatro de bonecos, é só comentar aqui embaixo, ok? Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.