terça-feira, 2 de junho de 2015

O verão na Rússia

Olá senhoras e senhores. E finalmente chegou o verão! Como será o verão na Rússia? Vou tentar mostrar um pouco sobre isso agora.

Noite branca (23:47) no verão de São Petersburgo
O verão (Лето - lê-se lyé-ta) começa oficialmente na Rússia no dia 1 de junho. Diferente do que ocorre no Brasil, as estações começam no primeiro dia do mês, mesmo que, segundo estudos astronômicos, a transição para uma nova estação só aconteça por volta do dia 21 ou 22 do mês. A temperatura sobe bastante e pode bater na casa dos 40 graus ou mais. A vegetação vai atingindo seu ápice nessa época. Desde a metade de maio o clima fica mais quente que nos meses anteriores de primavera (apesar de pessoas dizerem que já houve neve em Tomsk em 15 de maio). Minha esposa tem uma amiga que vive em Salekhard, no norte da Rússia, e ela diz que é possível que tenha neve lá em junho.  Mas esses são casos de regiões extremas do país. Enfrentei 41°C em Tomsk no começo de julho, o mês mais quente do verão, junto com agosto. Não foi fácil, já que as estruturas são para frio extremo e, de repente, vem esse calor anormal. Então, se você não tem um ventilador em casa, você sofre bastante.

Uma outra coisa interessante relacionada ao clima é que, no norte do país (na região de São Petersburgo já é possível ver), nas datas próximas ao solstício de verão (22 de junho), o sol não chega a se por completamente, criando assim a noite branca (белые ночи). Depois do solstício, a noite não chega a escurecer completamente, mas fica como em uma penumbra, voltando a ficar claro bem cedo (mais ou menos às 3 da manhã). Mais para o norte, na região de Murmansk, já no começo de maio não há mais necessidade de ligar a iluminação pública, devido a quantidade de luz no céu. Espero conseguir ver algo disso nesse verão. 

Verão no lago Baikal na Sibéria
No geral, nessa estação as pessoas colocam roupas mais leves e curtas, como é o normal do Brasil. Entretanto é bom ficar esperto porque a qualquer momento pode começar uma tempestade de verão. E ela não é quente e refresca como em terras tupiniquins. Ao contrário, ela vem fria e com vento forte. A temperatura normalmente despenca muito rápido quando começa a chover e vai rapidinho dos 26°C para os 12°C, 10°C. No começo de junho de 2015 enfrentei uma queda de 38°C para 12°C em um espaço de tempo de umas 12 horas. Muitas pessoas saem com roupas leves, mas levam consigo um guarda-chuva ou uma capa para qualquer eventualidade.

Anoitecer de verão no sul da Rússia
O período do verão é bastante aguardado pelos russos, que gostam de neve e frio, mas sempre preferem o sol, céu azul e a possibilidade de andarem mais livres. Muitos me dizem que o Brasil deve ser um Paraíso na Terra, já que sempre tem tantos dias quentes e de céu azul. Esse período do ano é bastante aguardado também porque os russos são loucos por churrasco, que aqui eles chamam de shashlyk (шашлык). E o período do verão é o ideal para irem de carro a alguma floresta, com sua churrasqueira, carnes, amigos e alguma vodka ou cerveja. Os que não bebem levam apenas outras bebidas. Lá eles podem passar o dia inteiro conversando, assando carnes, bebendo, andando pela floresta, enfim, não falta o que fazer nessas ocasiões. E a grande maioria dos russos simplesmente adora tudo isso.

Manhã numa floresta de pinherios, de Savitsky/Shishkin
Nas artes o verão é bastante reverenciado pelos russos. Um dos quadros mais conhecidos na Rússia, chamado "Manhã numa floresta de pinheiros" (Утро в сосновом лесу). Metade dele foi pintado por Konstantin Savitsky (os ursos). O resto foi feito por Ivan Shishkin. E, devido a um colecionador de arte, o quadro acabou entrando para a história como sendo feito por Shishkin apenas. Hoje ele está na galeria Tretyakov, em Moscou. Vários outros fizeram obras menos conhecidas, mas de igual beleza. Na música, mais uma vez cito Tchaikovsky. Ele criou um ciclo de peças chamado "As estações do ano" com doze peças, cada uma dedicada a um mês do ano e as de junho, julho e agosto são as dedicadas ao verão, sendo a mais conhecida a de julho, chamada de "Canção do ceifador/segador" (Песня косаря). Na música pop também há canções sobre o verão, como a da cantora Tchitcherina (Чичерина) chamada Jara (Жара) e outras.

É isso amigos. A Rússia é conhecida por ser um país frio, mas quando esquenta, é pra valer mesmo. Se quiserem saber algo mais sobre o verão, é só perguntar. Até a próxima!



15 comentários:

  1. Privet, Luciano!

    Aqui no Brasil estamos no inverno, agora. Que não é nada se comparado ao inverno russo, é claro! Mas, mesmo assim na cidade onde moro os dias desta época do ano são os mais bonitos, porque a névoa da manhã se dissipa ali por volta das nove horas e um céu azul sem nuvens aparece em todo o seu esplendor. E a melhor parte disso é ficar "lagarteando" no sol, enquanto se toma um chimarrão bem quentinho, na companhia da família ou amigos...
    Não estou dizendo que o verão daqui é ruim, mas por vezes é muito chuvoso.
    Mas, enfim. Quero te perguntar algo:
    Você mencionou que os Russos amam churrasco. Eu iria perguntar como é o churrasco russo, mas acho que esta pergunta cabe melhor no blog da Natalia(boa ideia!)... Bom, você já fez o autêntico churrasco brasileiro para seus familiares e amigos russos? E, se fez, qual foi a reação deles?
    Por hora é só! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber! Bom vê-lo por aqui mais uma vez.

      Sim, eu sei como é. Mais ou menos a mesma coisa acontece em São Paulo nessa época, mas o nevoeiro tende a ser mais denso e se dissipa mais cedo (mais ou menos às 7 manhã) e depois vem o céu azul, como acontece por aí.
      Eu também acho que no verão chove demais. Mas no último ano ele foi, ao contrário, seco demais. O que foi ainda pior, com consequências não apenas para a nossa sensação, mas para a infra-estrutura da cidade.
      Quanto a sua pergunta, se não me engano a Natalia escreveu sobre o churrasco russo (o shashlyk), mas não tenho certeza. E ainda não consegui fazer o churrasco brasileiro por aqui, mas acho que nesse mês vai dar. Esperoq ue eles gostem (e, na verdade, ele não difere tanto assim do shashlyk russo).

      Grande abraço e mais uma vez obrigado por prestigiar o blog))

      Excluir
  2. Parece que a noite branca também acontece em outros países nórdicos como Finlândia ou Noruega por exemplo. Não conhecia essa peça do Tchaikovsky, deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Sim, ao norte de uma certa latitude isso acontece. Na Suécia, Islândia, Canadá e EUA (Alasca), acontece isso também.
    E Dessa peça do Tchaikovsky é bem legal. Todas elas são para falar a verdade.

    ResponderExcluir
  4. Esse foto com filhotes de ursos na floresta, vc que tirou, Luciano? vc teve contato com ursos mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não Christian. Esse é o quadro que está exposto na galeria Tretyakov.
      Ainda não vi ursos pessoalmente por aqui (e espero não ver).

      Excluir
  5. Parabéns pelo artigo, ajudou muito na minha pesquisa sobre o verão na Rússia. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que bom que ajudou!

      Excluir
    2. Ola! você poderia me informar que horas escurece no verão da Russia? os dias são mais longos?

      Excluir
    3. Olá. Varia muito, mas entre 20:00 e 23:00, quando escurece. As vezes nem escuro totalmente fica.

      Excluir
  6. Oi pra todos. Sou russa da cidade que se chama Arkhangelsk. É perto de circulo polar. Então lá durante a temporada das noites brancas não escurece. Pode ler o livro si quiser sem ligar a luz. A 'noite' lá dura só 2 horas mais ou menos. E em Murmansk, que esta trás do circulo polar, o sol fica no ceu a noite enteira :)

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos!!!!
    Estamos indo para Moscou e São Petersburgo no dia 10 de agosto.
    Gostaria de saber sobre a hora que entardece e amanhece nestas cidades bem como a temperatura e possibilidade de chuvas.
    Estou anciosicimo de conhecer a terra dos meus antepassados!!
    Muito obrigado pela sua gentileza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo.
      Normalmente amanhece por volta de 4:00, 4:30 da manhã e escurece entre 8:00 e 9:00 da noite. A temperatura é um pouco mais amena que em julho mas pode ser alta, normalmente acima dos 22 graus. Quanto a possibilidade de chuva... bom, pode chover a qualquer momento, não existe dia e hora específicos para isso. Mas normalemtne são pancadas de chuva que passam rápido (normalmente, não sempre). Se o dia for chuvoso, nirmalmente a temperatura é por volta dos 15 graus, o que pode ser frio, especialmente para nós brasileiros.
      Boa viagem e espero que você goste da Rússia.

      Excluir
  8. Olá! O calor citado em junho vale para Moscou também? Irei na Copa, de 12 a 28 de junho. Devo levar agasalho?

    ResponderExcluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.