sábado, 4 de julho de 2015

Os aeroportos de Moscou

Olá amigos. A maneira mais conveniente para chegar à Rússia vindo de outro continente é o avião. Como estou voltando de Tomsk, vamos falar dos aeroportos de Moscou. No futuro falarei sobre os de outras cidades.

bykovo airport moscow russia
Antigo aeroporto de Bykovo
Moscou tem cinco aeroportos, dois domésticos e três internacionais. Antes eram seis, mas o aeroporto de Bykovo foi desativado por volta de 2002. Os internacionais são Domodedovo, Vnukovo e Sheremetevo. Os dois aeroportos domésticos têm nomes em cirílico como Остафьево (Ostafyevo) e Tchkalovsky (Чкаловский). Dificilmente você usará algum deles, afinal, sempre que pesquiso por um voo dentro da Rússia e que passe por Moscou, esses voos passam apenas pelos internacionais, especialmente o Domodedovo. Nem sei exatamente onde eles ficam.

Agora sobre os principais aeroportos da capital:

Aeroporto Domodedovo
Domodedovo (Домодедово) - com cerca de 18 milhões de passageiros transportados por ano, é o maior aeroporto da Rússia em número de passageiros. De todos os aeroportos, é o mais conveniente para mim, já que é o mais próximo da cidade da minha esposa. Apesar de tamanho volume de pessoas, a estrada para o aeroporto está sempre congestionada. A pista é muito estreita e, algumas pessoas, para não perder o voo, têm que andar pelo acostamento, porque você pode ficar horas preso no trânsito. Pego lá meus voos para Tomsk e sempre perdemos um bom tempo no tráfego, mas o governo está ampliando a rodovia para lá. Fica a sudeste de Moscou. Se você vem da capital, pode pegar o "elektritchka" que sai a cada meia/uma hora e custa cerca de 400 rublos (conversor de moedas aqui ao lado). Apesar de ter tantos "o", o nome do aeroporto se pronuncia como "da-ma-dyê-da-va" (sublinhado na sílaba tônica). Seu nome significa "casa/lugar do avô". Algumas das companhias internacionais que chegam no Domodedovo são British Airlines, Emirates, Etihad, Iberia, Lufthansa, Qatar Airlines, Qantas, Swiss Airlines, TAP Portugal, S7 (russa) e outras. O código do aeroporto Domodedovo é DME, segundo a IATA.

Aeroporto Vnukovo
Vnukovo (Внуково) - é o único dos aeroportos internacionais que fica dentro da cidade de Moscou, na região sudoeste. Seu nome se pronuncia como "v--ka-va" (sublinhado na sílaba tônica). E, ao que parece, significa algo como "do neto" (vnuk em russo). Possui dois terminais de passageiros, o A e o B. Como saí de São Paulo pela Turkish Airlines, cheguei nesse aeroporto. Parece que apenas recentemente ele começou a ser usado para voos internacionais. Pareceu-me bem melhor organizado que o Domodedovo. Das companhias internacionais que chegam em Vnukovo podemos citar Aeroflot (companhia russa), Air Armenia, Bulgaria Air, Germanwings, Lufthansa, Turkish Airlines etc. A IATA atribuiu ao Vnukovo o código VKO.

Aeroporto Sheremetevo
Sheremetevo (Шереметьево) - batizado em honra ao antigo dono do terreno, hoje ele é responsável pelo transporte de cerca de 14 milhões de passageiros por ano. Você chega nele saindo de Moscou pelo noroeste. É dividido em terminal norte e terminal sul, cada um com três terminais (A, B e C no norte e E, F e G no sul). Para não fazer feio entre os russos, pronuncie o nome como "she-re-mye-tye-va" (sublinhado na sílaba tônica). Depois do trânsito que peguei na saída do Vnukovo, tenho até medo de imaginar como chegar lá, já que para alcançar o aeroporto, preciso atravessar toda Moscou, saindo da cidade da minha esposa. Companhias que desembarcam no Sheremetevo são Aeroflot (russa), Air France, Alitalia, Delta, KLM, Royal Air Maroc, Scandinavian Airlines System (SAS). A sigla IATA do aeroporto Sheremetevo é SVO

Antigo Aeródromo Central em Khodynka
Hoje fazendo diferente, para terminar, um pouco de história: o primeiro aeroporto da cidade foi criado em 1910 em um grande campo chamado Khodynka (Ходынка). Em 1926 esse aeroporto foi renomeado para MV Frunze (МВ Фрунзе) e, durante os anos 30, e ele era conhecido por Aeródromo Central (Центральный аэродром). Vários aeroportos apareceram nos anos 30 e 40 como o aeroporto de Bykovo (Быково, 1933), Tushino (Тушино, 1935) e Vnukovo (1941). Todos eles foram muito importantes durante a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 50 e 60 o número de voos cresceu exponencialmente na União Soviética, o que fez com que o governo inaugurasse mais dois aeroportos, Sheremetevo em 1959 e Domodedovo em 1964. Nos anos 90, com a queda da URSS, o número de voos na Rússia caiu drasticamente, o que fez com que o governo fechasse o aeroporto de Bykovo e começasse a utilizar a base aérea militar de Tchkalovsky como terminal de passageiros, ampliando-o em 2009. Por conta dessa diminuição de voos, os moradores de Tver, Smolensk, Riazan, Tula, Kaluga, Orel, e região de Vladimir tiveram que começar a usar os aeroportos de Moscou, já que esses aeroportos também foram desativados.

Por ora é isso leitores. Se quiserem saber algo mais sobre os aeroportos de Moscou, é só perguntar nos comentários aqui embaixo. Até a próxima!



11 comentários:

  1. Привет, друг Лучано!

    Li em algum lugar que muitos dos aeródromos que citou no artigo foram essenciais para a defesa de Moscou na Segunda Guerra Mundial, (especificamente durante a Operação Barbarossa) porque estavam localizados em posições estratégicas e abrigar grandes esquadrões tanto de caça quanto de bombardeiros.
    O que não entendo é porque tantos aeroportos médios ou pequenos espalhados e não um só muito maior, como temos aqui, citando o de Guarulhos como exemplo. (Em tempo, já ouviu um inglês ou norte americano tentar pronunciar a palavra Guarulhos?)
    Retomando; existe alguma explicação para isso? O governo está tomando alguma medida nesse sentido?
    Você mencionou também que o número de vôos diminuiu nos "Yeltsin years", provavelmente por causa dos problemas econômicos. Esta fase já acabou?

    Bem, por hora é isso, meu nobre.

    Большой обнять, еще дождливая и холодная Куритиба!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Sim, esses aeródromos que citei foram fundamentais na Segunda Grande Guerra. Acredito que eles façam assim de ter muitos aeroportos médios para alguma eventualidade de guerra e coisa assim, porque se os inimigos bloqueiam esse grande aeroporto, o país fica isolado. Exatamente por isso que a Rússia só tem um porta-aviões, por exemplo. Eles consideram esse artefato vulnerável a ataques. Imagino que com aeroportos sigam uma lógica parecida. Sim, ja ouvi um inglês falando Guarulhos. Muito engraçado. :)
      Sim, os voos caíram muito naqueles tempos e vários aeroportos foram fechados também. Bom, os voos não voltaram tanto como eram antes. Até aumentaram, mas não chegaram ao ponto que era antes. Veremos se voltam. Espero que sim.

      Muito obrigado por sempre aparecer por aqui.

      Um abraço da agora fresca Tomsk, com seus 10°C

      Excluir
    2. Olá Kleber!

      Eu acho que é muito bom que não está tudo concentrado num aeroporto só em Moscou. Assim as pessoas de vários bairros e das cidades ao redor podem escolher o que é mais perto. É confortável.

      Excluir
  2. Luciano, tudo bem?

    Existem mendigos e pessoas carentes aí na Rússia? existem meninos de rua?

    Abraços,

    Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian, tudo bem e você?

      Sim, existem sim. Especialmente no verão você vê alguns. Não sei o que acontece com eles no inverno, mas é possível sim. Crianças carentes... bom, já vi crianças pedindo dinheiro e coisas assim, mas diferente de como é em SP, por exemplo. Não estão drogadas e coisas assim, por exemplo.

      Abraço,

      Luciano

      Excluir
  3. Estive em Moscou em Junho e adorei a cidade, as pessoas, a cultura, a comida.
    "Morei" 25 dias, e não vejo a hora de voltar.
    Desembarquei em Demodedovo e fui para Moscou de "elektritchka", para voltar usei o Aeroexpress. Também fui ao Sheremetevo.
    Li algumas postagens no seu blog e no blog na sua esposa. Parabéns pelo trabalho dos dois.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anderson!

    Também gostei muito de Moscou e sempre tem algo novo para descobrir por lá, não importa quanto tempo você more na capital do país.
    Eu usei o Vnukovo e o Domodedovo. O Sheremetyevo é muito longe para mim.

    Agradecemos a atenção e esperamos que continue por aqui. Qualquer dúvida, é só perguntar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estava pesquisando nem lembro mais o que e cheguei a este maravilhoso site. Achei legal encontrar outras pessoas do Brasil que são encantadas por esta grande Rússia. Estive lá em 1995 e ainda hoje guardo com carinho lembranças deste lugar incrível. Adoro a língua e cultura russas. до свидания!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Espero que possa visitar a Rússia de novo em breve. До свидания!

      Excluir
  6. Em quais aeroportos de moscou eu devo desembarcar para ficar mais proxima do centro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficam a mais ou menos 1 hora de trem do centro.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.