sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A Internet na Rússia

Olá amigos! Como uso a Internet para publicar minhas descobertas nas terras russas, acho que faz sentido falar sobre internet em geral e os principais recursos online em língua russa (já que não é apenas a Rússia que os utiliza).

Internet em russo se escreve "интернет" e se pronuncia igual
Primeiramente sobre o sinal de internet. Na parte europeia da Rùssia ele é muito bom e em raríssimas oportunidades ele cai. Acho que já nem existe mais internet discada nessa parte do país. Já na Sibéria ela é mais cara e mais lenta que na Rússia europeia. E quanto mais você vai para o norte, pior e mais caro fica o sinal, devido às difíceis condições dos lugares. Minha esposa tem uma amiga que mora em Salekhard, que já fica no Círculo Polar Ártico e ela só consegue usar o Skype no trabalho. Se ela o tentar em casa, vai custar uma fortuna e a qualidade será péssima. E a internet lá é bem mais cara que aqui em Tomsk. Mas, no geral, o preço da internet é mais barato que no Brasil. Uso na Rússia a mesma velocidade que usava no Brasil (10 MB) e aqui pago 650 rublos (mais ou menos 40 reais) por mês. No Brasil, com promoção, pagava cerca de 70 reais. E estou na Sibéria. Na parte europeia, com esse valor, dá para ter uma internet muito melhor.

Agora falando da web em si, quais os principais serviços que os russos utilizam quando estão online?

Yandex - encontrará tudo. O slogan do site
Mecanismo de busca: se no Brasil (e na maior parte do planeta) o Google ® impera como principal site de pesquisas para usuários da internet, nos países falantes da língua russa o site mais utilizado é o Yandex (Яндекс) ®. O Google também é competente para pesquisas em russo, mas o Yandex é bem melhor. E ele conta com várias funcionalidades semelhantes a seu concorrente norte-americano, como pesquisa por imagem, notícias, emails e outros. Aliás, os mapas do Yandex são melhores que os do Google para pesquisar lugares na Rússia e países vizinhos como Bielorrússia, Ucrânia etc. Eles também possuem um navegador próprio, o Yandex Browser. O Yandex também tem seu próprio sistema de pagamentos online (semelhante ao PayPal ®, mas muito mais fácil de usar) chamado Yandex Dengi (Яндекс Деньги). Esse buscador foi criado e desenvolvido na Rússia.

LiveJournal que, mesmo sendo ruim, é popular na Rússia
Blogs: talvez os blogs devessem estar na categoria de redes sociais, mas como eu escrevo um blog, queria falar sobre isso separadamente. O Blogger ® não é muito popular na Rússia. O que liga a galera russa é o LiveJournal ®, que é uma mistura de blog e rede social. Nele você pode criar artigos e exibir sua página como um blog independente, mas também é possível, com sua conta, juntar-se a grupos para discutir sobre temas variados. A ideia básica é de que a sua página pode ser como um blog, um jornal ou um diário eletrônico. Mas minha esposa e eu o achamos bastante enrolado e confuso. Caso você não pague, eles enchem sua página de anúncios, uma coisa horrível. Minha esposa possui um blog sobre a comida brasileira todo em russo, mas o desenvolve no Blogger, que é muito menos famoso na Rússia, o que faz com que ela tenha menos visitas. Mas a página é muito mais limpa, prática e funcional que a do estranho LiveJournal. Um dos poucos serviços populares na Rússia que não é desenvolvido no país (é de São Francisco, EUA).


Ótimo lugar para aquele download maroto
Downloads: ando desatualizado em matéria de downloads, mas até minha saída do Brasil, o Pirate Bay ® era o maior quando o assunto era download por torrent (e hoje ele já nem existe mais). Entretanto, os russos preferem o Rutracker (Рутрэкер) ®. Se você procura um arquivo, filme, música ou qualquer outra coisa em língua russa (ou não), o Rutracker é a melhor opção nesse caso. Um caso que me chamou a atenção (e que também não sei se é verdade) é que dois dias antes do lançamento nos cinemas norte-americanos do filme "O Espetacular Homem Aranha 2", ele já estava disponível completo no Rutracker. Como eles fizeram isso? É uma coisa que me pergunto até hoje. Mais um site desenvolvido na Rússia.

OK (esq.) e VK (dir.) disputam a preferência dos russos
Redes sociais: o manjado Facebook ® também tem diversos adeptos nos países de língua russa. O Twitter ® não parece ser tão popular, ao menos não ouço falar muito dele por aqui. A rede social que faz a cabeça do pessoal aqui é o Vkontakte (Вконтакте) ®, também conhecido apenas por VK (ВК). A aparência do site lembra bastante o antigo leiaute do Facebook, antes  da implementação da Linha do Tempo. Mas a estrutura do site é similar a do antigo Orkut ®. Na verdade é como uma mistura dos dois. O VK conta com as famosas comunidades onde as pessoas se reúnem para discutir seus assuntos favoritos, como no Orkut (até tenho o meu próprio grupo sobre a língua portuguesa do Brasil nele). E as atualizações dos seus amigos também são mostradas em uma página a parte. Além de tudo isso, você pode ouvir músicas e ver filmes completos, além de compartilhar arquivos no VK. Outra rede comum entre os russos (mas que perdeu um pouco de sua força) é o Odnoklassniki (Одноклассники) ®, ou OK (OК), mas ela é direcionada para quem já estudou ou trabalhou na Rússia. Particularmente gosto muito mais do VK que qualquer outra rede social conhecida no momento. Esses dois sites também foram desenvolvidos por russos. Ao que parece, o VK agora é controlado pelo governo federal. Ele era de um cara chamado Pavel Durov, mas agora ele já não manda mais nada no site.

Caso tenha se sentido interessado em ver "a cara" desses sites, aqui estão os links para eles:


Por enquanto é isso senhoras e senhores. Caso queiram saber algo mais sobre a internet russa, falem comigo através dos comentários, ok? Até a próxima!

PS. Todas as imagens são meramente ilustrativas. As marcas pertencem a seus respectivos proprietários.

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom, tem o Yandex Video, que é a mesma coisa do Google Video. Ele e o YouTube tem mais ou menos o mesmo numero de acessos aqui na Rússia.

      Excluir
  2. Privet, Luciano!

    O que o antigo dono do VK andou aprontando para que o governo russo tomasse as rédeas da rede social? Deve ter sido algo bem grave, acredito. Mas você sabe especificamente o que foi?

    Acabo de entrar no Yandex, por curiosidade. Achei interessante. Mas a minha funcionalidade favorita que é o street wiew parece que não tem correspondente ao Google maps, estou certo?

    Mais perguntas:

    1 - Existem pacotes com 50, 100, 150 mb de velocidade? E o custo compensa, proporcionalmente?
    2 - A velocidade de internet na Russia também é mensurada em Megabits, como no Brasil, ou em Megabytes?

    Bem, por hora é só, meu nobre!

    Abraço!

    Poka, poka!

    P.S - Feliz fim de férias e um bom retorno ao ano letivo. Uma curiosidade: A Natalia é professora de que matéria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Primeiramente, desculpe por demorar tanto para responder. Estava viajando nos últimos dias de férias e cheguei em Tomsk já para começar a trabalhar. E só consegui ter internert hoje.

      Bom, sobre o dono do VK, não sei se ele fez exatamente alguma coisa. Pelo que entendi, o governo percebeu que essa era uma maneira a mais de controlar os passos dos cidadãos russos, então, arranjou alguma coisa para ele e tomou-lhe a rede social.O governo russo sempre tem essa coisa de cotnrolar os passos das pessoas.

      Sobre o "street view" do Yandex Maps. aqui na Rússia ele funciona. Não sei se fora daqui é diferente. Tnto que, quando voce quer procurar um lugar na Rússia, o mais indicado é fazer isso no Yandex Maps. O Google tem muitos erros, imprecisões e faltam lugares. O Yandex é muito mais completo e exato. Por outro lado, em matéria de Brasil, o Yandex é pior que o Google.

      E as outras duas perguntas:
      1 - Sim, existem vários pacotes de velocidade por aqui. Os preços são melhores que no Brasil, sem dúvida. Mas, eu, por exemplo, não preciso de uma internet de 150 mb no momento. Ela é cara, mas muito boa.
      2 - Sim, como no Brasil, é em megabits. Creio que no mundo inteiro seja assim.

      Um abraço pra ti, muito obrigado pela assiduídade e mais uma vez desculpe pela demora em responder. Ah, a Natalia é professora de língua inglesa na mesma universidade que dou aula. Além de tudo, somos colega de trabalho. :)

      Excluir
    2. Privet, Luciano!

      Não se desculpe, parceiro. Sei muito bem como é essa correria toda. Tem muita gente que acha que ser professor é só chegar na sala e dar a aula. Só que se esquecem que sem preparação, não há a menor possibilidade dela ser dada...
      Muitas vezes preparar é mais demorado e trabalhoso do que lecionar...

      Quanto à assiduidade, agradeça a você mesmo. Afinal, é a qualidade do conteúdo que sempre me faz voltar. Além da sua amizade, é claro!

      Abraço!

      Пока, пока!

      Excluir
  3. Não conhecia a maioria desses sites. Pensei que todos os países usassem mais o google, interessante saber que aí não é assim. Eu tentei usar o live journal há um tempo e também não gostei, achei complicado demais.
    Boa semana!
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A maioria desses (e alguns outros) so descobri depois de chegar aqui. E o LJ é muito complicado para mim, não o entendo direito até hoje. :)
      Boa semana para ti também!

      Excluir
  4. Grande RuTracker, já uso a 8 anos e sem dúvida é um dos melhores do mundo. Para áudio lossless é ótimo, é de onde tenho 80% dos meus arquivos de músicas lossless.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já encontrei coisas que imaginava impossíveis no RuTracker. Dizem que ele já foi melhor, mas continua ótimo na minha opinião.

      Excluir
    2. Luciano,bom dia do brasil, sou dimitry.fotografo semiamador, moro em goinia, interessa me (a) porque brasileiros vao morar na russia?
      (b) a atividade na russia permite ter o mesmo padrão idêntico ao brasil? (c) vc vai retornar p/brasil? pos escrito: descobri fotografa
      russa no fcebook (yana orlova), não consigo o email dela, vc teria como pedir email dela? yana mora em saopetersburgo. abço do amigo
      dimitry, meu email dodimitry@gmil.com

      Excluir
    3. Olá Dmitry. Suas respostas:
      a) bom, por alguma oportrunidade e para ver como é a realidade de um país muito longe do Brasil, acho eu.
      b) sim
      c) talvez, ainda não sei.
      Bom, não sei como posso pedir o email dela, nem a conheço. Se você não conseguiu, não sei se eu conseguirei. Boa sorte.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Não vi nenhuma até agora. Mas já me falaram que tem sim.

      Excluir
  6. E Você tem muita dificuldade em falar russo? ou aí se fala inglês com segunda língua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um pouco de dificuldade ainda. Não, poucas pessoas falam inglês aqui.;

      Excluir
  7. Ola, queria entender como funcionam os planos pré-pagos para internet no celular. Vou ficar 25 dias na Rússia, entre Moscou e St Petersburgo e sem falar russo!!! hehehe Precisarei dos mapas e dos app de dicionário e frases em russo funcionando o tempo todo. Tenho um celular desbloqueado. Em toda a Europa, é muito simples comprar um SIM Card usando apenas o passaporte. Aí na Rússia funciona assim também? Eu já fiz um monte de buscas e não encontro nada q me ajude. Queria chegar em Moscou sabendo oq procurar e onde... Você consegue ajudar com isso??? Se tiver esse serviço por aí, qual plano e qual empresa seria o melhor custo benefício? Já te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a dmeora em responder.

      Bom, como eu moro aqui, eles usam os dados do meu visto para registrar o SIM Card pra mim. Mas ao que me consta, é bem tranquilo comprar um SIM Card aqui. Sobre os planos... bom, são muitos e de várias operadoras. è meio difícil especificar. Você já conhece alguma operadora, tem rpeferência por alguma? Se você carregar um SIM pré-pago com uns 300 rublos, mais ou menos, da pra passar um bom tempo com os créditos(claro, depende de quanto você usa)..

      Obrigado pela visita e espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Olá Luciano. Existem sites para compra online que entreguem o produto no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juares. Bom, não sei dizer. Acho que tem que consultar com o próprio site que você fizer a compra. Mas, na minha opinião, acho que é difícil que façam isso. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  9. BOA TARDE MORO NO BRASIL I SEU FREQUENTADOR SO SITE RUTRACKER , EU QUERIA SABER COM FAZER UPLOAD DE ARQUIVOS NO SITE RUTRACKER OU SEJA PORQUE EU TRADUZIA PAGINA PRA TENTAR ACHAR A OPÇAO DE LANÇAMENTOS DE UTORRENT MAS NAO CONSEGUI DESDE JAH TI AGRADEÇO VALEU ABRAÇO FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para subir arquivos tem que se registrar no site primeiro (criar uma conta etc.). Usando tradutor como você faz você consegue encontrar. Boa sorte.

      Excluir
  10. Privet, cara. Muito boa tua postagem. Gosto muito da Rússia e me deu mais vontade ainda de morar aí. Deve ser bem diferente do que dizem por aqui no Brasil. Acredito que seja incrível viver nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privet Vinicius! Obrigado pelas palavras. Sim, é bem legal viver aqui, mas claro que seus lados ruins também. Valeu por comentar!

      Excluir
  11. Oi cara, tudo bem, conheci o blog agora por essa matéria porque estava pesquisando sobre o VK, pois gostei muito do site mas estive lendo exatamente o que tu falou em outra resposta, sobre o governo russo usar a rede social pra espionar as pessoas também e tal, e como tu ta por ai e parece conhecer bem mais o site talvez saiba me responder se ele é confiável para usar. OBS: Moro no Brasil e não na Russia mas gosto do site, principalmente a função de poder escutar música enquanto navega na rede social ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, e aí Leonardo!
      Bom que conseguiu chegar aqui. Espero que esteja gostando.
      Sobre o VK, bom, sim, é um site confiável. Eu (e todo mundo que eu conheço) uso e não tive problemas com ele até hoje. Ele é um bom site, bem melhor que o Facebook, na minha opinião. E com muito mais conteúdo, como músicas, filmes completos, mandar dinheiro e tudo mais. Sobre essa questão de espionagem, acredito que isso não seja exclusividade do VK. Além disso, essa coisa é mais especulativa que realmente comprovada.

      Excluir
  12. Meu caro Luciano. Desejo-lhe boa saude. Sou Diretor da radio paiquere fm de londrina - parana,..essa sera minha oitava copa do mundo..mas eu não transmito jogos..eu faço um trabalho de noticias a respeito do evento explorando as curiosidades do pais,o modo de vida..detalhes de cada jogo - etc. etc..faço tudo pela internet..tenho como conversar com voce pelo skipe? por telefone?ou então por aqui..voce estaria disposto a me ajudar??tenho que contratar alguem..abrfaços ricardo spinosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      Mande seu e-mail por comentário. Não vou publicá-lo.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.