domingo, 16 de agosto de 2015

Animações e desenhos animados em russo

Olá amigos. Sempre usei animações e desenhos animados para me ajudar a aprender melhor a língua e conhecer mais sobre a cultura e o povo russo. Vou te falar sobre alguns dos mais conhecidos na Rússia.

Selo soviético em homenagem ao "Ouriço no nevoeiro"
A União Soviética possuía uma grande companhia de criação de desenhos e filmes chamada Soyuzmultifilm (Союзмультфильм). Ela foi a responsável pela criação de algumas das mais memoráveis obras para a TV e cinema em língua russa. Para o cinema podemos citar algumas como "Três de Prostokvashno" (Трое из Простоквашино, 1978), baseado em um conto de Eduard Uspensky e que tem duas sequências. Fala sobre um menino que vai morar no campo com seu gato e cachorro falantes em um lugar chamado Prostokvashino. O nome dsse lugar virou uma marca de produtos de leite (prostokvasha significa coalhada). Além dele, há também o curta-metragem que venceu diversos prêmios internacionais "O ouriço no nevoeiro" (Ёжик в тумане, 1975), sobre um pequeno ouriço que anda por uma floresta toda coberta por um denso nevoeiro com um clima fantasmagórico e agoniante para encontrar seu amigo urso e juntos beberem chá, comer geleia de framboesa e olhar as estrelas. O ouriço passa por diversos problemas para tentar realizar sua missão. Em janeiro de 2009 foi levantada em Kiev, na Ucrânia, uma estátua do pequeno ouriço.

Logo da Soyuzmultifilm
Além desses, os produtores adaptaram muitas obras conhecidas da literatura infantil mundial para a TV, como "O ursinho Pooh" (Винни Пух, 1969), que, mesmo tendo apenas três episódios, marcou (e ainda marca) diversas gerações. "A pequena sereia" (Русалочка, 1968) e "O patinho feio" (Гадкий утенок) também possuem uma versão animada. Também diversos contos folclóricos russos, como "A czarina rã" (Царевна лягушка, 1954), "Kolobok" (Колобок, 1956) e "A lenda do czar Saltan" (Сказка о царе Салтане, 1984) foram produzidos e fizeram sucesso.

Cheburashka e seu amigo, o crocodilo Gena
Mas não havia apenas adaptações. Muitas criações originais foram produzidas, como "Era uma vez um cão" (Жил был пёс, 1982), contando a estória de um cão que é expulso de casa pelos donos e, em parceria com um lobo da floresta, bola um plano para voltar. Em Tomsk existe uma estátua em homenagem a esse lobo. Há também a animação "Cheburashka" (Чебурашка, 1971), sobre uma criatura que ninguém sabe exatamente o que é, mas que é bem legal e passa por várias aventuras com seus amigos, sendo o principal deles o crocodilo Gena (Гена, pronuncia-se guê-na). Um avião de combate desenvolvido na Rússia, devido ao seu formato, ganhou o apelido de Cheburashka. "Os Músicos de Bremen" (Бременские музыканты, 1969) versa sobre um grupo de amigos que viaja pelo mundo cantando e vivendo diversas aventuras. Esse desenho tem muitas canções que muitas pessoas aprenderam facilmente na infância. Muitos outros podem ser citados como o "Nu, Pogodi!" (Ну, Погоди!, 1969), sobre um lobo que está sempre tentando comer um coelho e só se dá mal.

Vinni Puh e seu inseparável companheiro Pyatatchok (Leitão)
Após a queda da URSS em 1991, a Soyuzmultifilm passou por uma grande reforma e, como toda companhia na Rússia contemporânea, precisa gerar lucro para seus proprietários, o que faz com que nem sempre suas produções sejam as melhores. Diferente dos tempos soviéticos, quando a missão era produzir obras de qualidade (e, claro, com um fundo ideológico) para as crianças do país. Entre as obras mais recentes, destaca-se a animação "Masha e o urso" (Маша и медведь), que é conhecida até no Brasil, sobre as aventuras de uma menina e seu amigo urso numa floresta.

Uma última curiosidade: na cidade de Ramenskoye, ao sudeste de Moscou, existem estátuas de diversos personagens de desenhos animados da antiga União Soviética. Eu os visitei e você pode ler tudo que tem lá, além de saber quais os personagens você verá lá, clicando bem aqui.

Por enquanto é isso amigos. Claro que existem muitíssimos outros desenhos que valem a pena ser vistos. Minha esposa e eu colocamos legendas em português para três produções da Soyuzmultifilm: Vinni Puh faz uma visita (Винни Пух идёт в гости), Cheburashka - Capitulo 1 (Чебурашка) e O ouriço o nevoeiro (Ёжик в тумане). Já fizemos as legendas para o "Era uma vez um cão" (Жил был пёс), mas já não tenho mais o programa que usava para colocar legendas e não lembro seu nome. Se puder dar alguma dica de um programa legal para isso, deixe um comentário aqui embaixo. E se não souber, mas quiser comentar alguma outra coisa, comente também. Até a próxima!

6 comentários:

  1. Privet, grande Luciano!

    Me lembro bem de Masha e o urso. Se não me engano, passou aqui no Brasil no SBT há bem mais de dez anos atrás. Roteiro e desenhos de qualidade notável para a tecnologia da época.
    O Cheburashka eu assisti no seu canal.(Inclusive me inscrevi nele.) Gostei bastante principalmente pela sua mensagem de união e fraternidade ao construir a casa dos amigos.E há algo marcante. Diferentes "raças" - simbolizadas pelas espécies de animais - trabalhando para o bem comum. Bem diferente do que se vê hoje: Só lutas e maniqueísmo. Bem e mal. O inimigo a ser derrotado. A cultura da violência e nada mais. Triste e patético. E o pior: condiciona os pequenos a absorverem algo que levarão por toda a vida, criando tendências de personalidade muito difíceis de reverter.
    Mas, as perguntas(como sempre!):

    1 - Estas produções russas são mais antigas. Como são os desenhos infantis hoje em dia por estas bandas?

    2 - A Союзмультфильм ainda existe hoje? E continua a fazer sucesso fora da Rússia?

    3 - Por falar nisso, como é a indústria cinematográfica? E como funciona? Também faz sucesso fora?

    Ufa! Chega de perguntas...

    Quanto aos programas para as legendas, dê uma olhada neste link:

    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/windows/7-programas-gratis-para-converter-seus-videos/

    Talvez lhe ajude.

    Grande abraço, meu irmão.

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Desculpe a demora em responder.

      Sim, infelizmente os desenhos antigos eram bem melhores que os atuais. E esse não é um problema exclusivo do Brasil. Por aqui a qualidade caiu bastante também. Ainda existem alguns desenhos um pouco diferentes, mas muitos aqui já estão nessa de luta do bem contra o mal. Uma pena que seja assim em um lugar com uma bela tradição de qualidade como a Rússia/URSS. Sim, a Soyuzmultifilm ainda existe e produz, mas as produções deles são bem diferentes hoje em dia (para pior). Sobre a indústria cinematográfica, aqui acontece mai sou menos o que aocntece no Brasil: um passado recente (anos 90 e início dos 2000) com filmes muito bons e críticos. A partir de metade da década passada começaram a ser produzidos filmes com qualidade muito inferior e justamente esses viraram os "blockbusters" da Rússia. Ainda existem as produções que merecem respeito, mas muitas vezes elas estão restritas ao circuito underground. Nesse ponto, a situação anda meio feia, como anda por aí também.
      Muito obrigado pelo link, vou analisar quando voltar paraTomsk(creio que depois do próximo fim de semana).

      Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelo apoio.

      До встречи!

      Excluir
  2. Gostei do seu blog, é bom sairmos da aemricanização das mídias,
    sendo que tem muita coisa de qualidade tanto na plástica quanto na
    qualidade. meu apoio total aa outras culturas.
    eu uso o avidemux para legendar e sincronizar o audio com o video
    (no caso de dublagens) as legendas sao arquivos texto salvos com extenção
    .sub ou .str nada complicado eu garanto(legendei o filme, Orquidea Selvagem
    para minha esposa, nao achava na web e baixei de um torrent. em ingles.
    use Linux ou open-source para nao incorrer em quebra de direitos e ter retirado do Goglle(youtube) seu trabalho de legendar e regravar.
    um abraço deste brasuca amigo, aqui e a sua disposição para informar sobre Linux(que vc já usa no smartfone Android e no Google e a NASA para lançar
    foguetes e as Casas Bahia-no Brasil- para gerenciar vendas e vc para armazenar o seu blog) são softwares padrao profissionais porem gratis e livres de virus, faça uso e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário!
      Muito obrigado pelas palavras e pelas dicas. Eles serão muito úteis no futuro. Espero que volte mais vezes e goste de mais coisas por aqui. A casa é sua!
      Abraço e mais uma vez obrigado!

      Excluir
  3. Muito bom teu trabalho! Estamos fazendo também um trabalho similar em São paulo, através do CPC UMES Filmes. http://cpcumesfilmes.org.br/prestashop/index.php Gostaria de poder comunicar-me contigo. Você mora aonde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado. Bom, eu moro na Rússia. Você pode mandar seu email por comentário e eu te escrevo. Os comentários são privados e precisam de aprovação, então, nada vai aparecer para ninguém.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.