domingo, 9 de agosto de 2015

O metrô de Barnaul

Olá amigos. Já falei sobre esse assunto antes, mas já recebi algumas mensagens com a mesma pergunta então, vou falar um pouco mais a respeito (mesmo que não tenha muito mais o que falar): o metrô de Barnaul.

Entrada da estação Oktyabrskaya
Barnaul é uma cidade que fica em uma região chamada Altaisky Krai, que é uma vasta região de natureza bastante característica, que se estende para além da fronteira com o Cazaquistão. Estive por lá em janeiro de 2015 e fiquei com a impressão que é um lugar com muita neve, mesmo sendo mais para o sul. É uma cidade do mesmo porte de Tomsk, com pouco mais de meio milhão de habitantes. Uma cidade desse porte não necessitaria um metrô, já que mesmo uma cidade maior como Omsk (mais de um milhão de habitantes) não o tem. Além disso, tanto Barnaul quanto Tomsk são bem servidas com ônibus (mesmo que velhos) e bondes que viajam pela parte central da cidade.  Então, por que construir um metrô, que é algo caro, em uma cidade que, teoricamente, não precisa disso?
Mapa do metrô de Barnaul
A resposta é: na verdade não existe metrô em Barnaul! Mas, se não existe, de onde vem essa história? Pelo que me contaram, essa coisa apareceu como uma brincadeira entre os habitantes. A entrada para uma passagem subterrânea sob a principal Avenida da cidade (Prospekt Lenina) parece uma entrada de uma estação de metrô (mesmo que ela esteja suja e cheirando mal). Alguém (não sei dizer quem) resolveu criar um website sobre o suposto metrô, inclusive com um mapa das linhas, ofertas de emprego, notícias, anúncios de compra de novos trens para as linhas etc. Existe também uma conta no Twitter sobre isso, com informações de que os trens estão lentos ou alguma estação está fechada por algum motivo. Enfim, quem vê todas essas informações e não está na cidade, pode realmente acreditar que exista um metrô. Entretanto, isso é apenas esforço para a "zueira" de alguém. Eu achei uma brincadeira interessante. Minha esposa até chegou a acreditar nesse site, quando pesquisávamos sobre o que deveríamos fazer nessa cidade. Tudo uma grande brincadeira.

Twitter oficial do metrô de Barnaul
Mas nem todos gostaram da brincadeira. Uma imigrante russa que vive em Nova Iorque ficou com bastante raiva e escreveu uma carta ao presidente russo Vladimir Putin, solicitando que ele retirasse o site do ar e tomasse alguma medida contra o(s) organizador(es) do site. Ela alegou que isso prejudica a imagem da cidade no exterior, já que engana os potenciais turistas e as pessoas podem ficar com raiva e não querer ir visitar a cidade. Além disso, o site informava a que os trens iriam rodar até as 3 da manhã no dia de ano novo, o que fez ela e sua amiga, que iriam visitar a região, ficar bastante contentes com a evolução de Barnaul em um primeiro momento. Entretanto, quando descobriram a verdade, ficaram muito chateadas e decidiram reclamar com o presidente. E o presidente a atendeu, porque o site realmente foi tirado do ar, só encontrei a notícia de que ele tinha sido removido, com a íntegra da carta infame. Ao menos a conta do Twitter sobrevive.

Se quer dar uma espiada no Twitter deles, lá vai: https://twitter.com/barnaulmetro/
Aqui o link para a notícia, com a carta transcrita (em russo): http://barnaul.fm/2014/02/12/vladimira-putina-poprosili-zakryt-barnaulskij-metropoliten/

Bom, é isso amigos. Acho que agora falei tudo sobre esse metrô, que na verdade não é metrô. Se tiver alguma coisa que eu não me lembrei e você queira saber, comente que eu tentarei responder (se souber a resposta). Até a próxima!



4 comentários:

  1. Привет, друг Лучано!

    Off topic;

    Pouco a pouco você vai aprimorando o layout do blog. Está ficando muito legal. O recurso de quebra de página com o "leia mais" deu uma visão mais limpa e agradável à pagina inicial.

    Não vou "sugerir nada" porque fiquei com medo da Natália....rsrsrsrsrs (tomara que ela não leia este comentário...)
    Mas, se por qualquer razão você chegar à conclusão de que estou sendo inconveniente, não hesite em me "puxar a orelha", professor... Tenho de ter a humildade necessária para reconhecer um eventual erro.
    Também, queria te dizer que o admiro como pessoa. Pela coragem que teve de deixar o seu país para viver em um lugar tão distante, com uma cultura parecida, mas ao mesmo tempo tão diferente. Distante da família, dos amigos, enfim. Um novo trabalho, numa nova cidade...não sei se eu teria "peito" para isso. Felizmente conheci a minha "pequena eslava" por aqui mesmo. Não precisei "ir buscá-la" em sua terra natal...
    Bom, deixa pra lá. Já "viajei" demais e não tem nada a ver com o post. Se for o caso nem publique este comentário, meu irmão. Apenas gostaria de lhe expressar o que penso.

    Обнять от своего бразильского брата!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zdravstuyte Kleber!

      Imagine, não precisa ter receio de nada não. :) Seus comentários sempre são bem-vindos.

      Muito obrigado pelas palavras. Nem sei como as agradecer. Fico bastante envaidecido com elas. às vezes não é muito fácil estar aqui tão longe, mas estou achando tudo isso muito legal.

      Que bom que está gostando do novo layout. Estamos mudando mais algumas coisas. Espero que elas agradem. Depois de algum tempo é bom mudar, para dar uma arejada no ambiente.

      É isso, muito obrigado pelas palavras mais uma veze espero que você possa um dia conhecer opaís dos antepassados da sua esposa. Posso assegurar que vale muito a pena. :)

      Um grande abraço meu caro. Da ensolarada e quente Moscou.

      Excluir
  2. Que bom poder interagir com voce. Por favor ajude ok. Estamos planejando uma viagem a russia e o medo impera por nao ter dominio do russo bem como o cirilico. Estamos acostumados a viagens, no entanto, o idioma realmente se torna a unica barreira. Apenas sei reconhecer as palavras sim e nao. Queremos saber de voce, que atualmente está no País em questao, quais os "perigos", os micos que nos turistas brasileiros devemos ter cuidados ???? Desde já nosso muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá neto. obrigado pelas palavras. Que bom que acompanha meu trabalho por aqui. Fico muito agradecido.
      Bom, eu posso dizer que o alfabeto cirílico é bem fácil de memorizar. Com umas duas horas de estudo eu consegui memorizar os caracteres numa boa. Depois comecei a escrever tudo em cirílico, e deu certo. Sobre micos, uma hora ou outra todos nós acabamos osfrendo com eles. Tente não se preocupar tanto com eles e apenas curtir sua viagem. Mas eu escrevi uma outra postagem, falando sobre algumas diferenças entre Brasil e Rússia. nela você pode encontrar algumas dicas para evitar alguma situação constrangedora. O link é esse aqui:

      http://brasileironarussia.blogspot.ru/2014/11/8-pequenas-diferencas-entre-brasil-e.html

      Mais uma vez obrigado por acompanhar o blog e espero que você curta muito sua viagem. Tenho certeza que você não se arrependerá e vai querer voltar. :)

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.