quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O metrô de Novosibirsk

Olá amigos. Já falei sobre o metrô de Moscou e o de Barnaul também. Então, é justo que eu fale sobre o metrô de Novosibirsk também. Falei sobre ele antes, mas agora descrevo com mais detalhes.

Mapa do metrô de Novosibirsk, já com planos de expansão
O metrô de Novosibirsk é relativamente recente, tendo sido inaugurado em 7 de janeiro de 1986. No início havia apenas 5 estações na linha Leninskaya (Ленинская), de cor vermelha. No ano seguinte foi inaugurada outra linha, chamada Dzerjinskaya (Дзержинская), cor verde. A última estação até o momento foi inaugurada em 2010. Hoje o metrô tem 13 estações (8 na linha Leninskaya e 5 na Dzerjinskaya) e pouco mais de 15 quilômetros de extensão. Nesse momento ele tem poucas estações (até porque a cidade não é assim tão grande), mas já há planos para sua expansão. A abertura de mais uma estação na linha Leninskaya e mais duas na Dzerjinskaya é aguardada para breve, mesmo que não haja ainda uma data precisa. Liga a parte central da cidade com o outro lado do rio Ob. À propósito, a ponte que passa sobre o rio é a maior ponte metroviária sobre um rio no mundo. Pena que ela seja toda fechada e não é possível ver o rio de dentro do vagão. Segundo o site oficial da Mir Metro, a operadora das linhas, esse é o único metrô na Sibéria (ao menos por enquanto, já que parece que Omsk planeja inaugurar seu metrô em breve).
Fichas das catracas e o preço da passagem
O metrô é bastante limpo e organizado. A passagem, no momento que eu escrevia essa postagem, custava 20 rublos (conversor de moedas no menu aqui ao lado). Um fato curioso é que em Novosibirsk eles não usam bilhetes magnéticos nas catracas, como no metrô de São Paulo, mas sim fichas douradas redondas metálicas, um pouco parecidas com moedas de 10 centavos de real, mas mais finas e um pouco maiores, com o emblema do metrô no centro. Fichas assim eram usadas no metrô moscovita nos tempos soviéticos. A Natasha (minha esposa) até comprou algumas para dar de presente para seu pai, como uma lembrança dos tempos que ele pegava o metrô na capital do pais.

Plataforma da estação Ploschad Lenina
As estações contam com um relógio que mostra o tempo desde a partida do ultimo trem, exatamente como em Moscou. Isso te ajuda a calcular se o próximo trem esta vindo. A entrada das estações é como em Moscou, com portas que vão e vêm. As escadas rolantes para descer às estações são também como na capital russa. As estações são bem grandes e têm toques artísticos. Algumas estações, como a Retchnoy Vokzal (Речной Вокзал) possuem bonitos mosaicos nas paredes, retratando cidades como Krasnoyarsk, Surgut, Omsk  e, claro, Tomsk. Você pode ir de metrô até o centro da cidade e ver suas maiores atrações, como o maior teatro de ópera da Rússia e o museu da região de Novosibirsk, descendo na estação Ploschad Lenina (Площадь Ленина) e também pode ir ao museu ferroviário de Novosibirsk, descendo na estação  Retchnoy Vokzal (Речной вокзал) e pegando uma lotação para lá.

Os trens utilizados no metrô de Novosibirsk são do mesmo modelo que funcionam em Moscou. Foram reformados e funcionam muito bem, sem muitos registros de falhas graves ou coisas do tipo. E até são um pouco menos barulhentos que os da capital. Pessoalmente gostei bastante desse metrô.

É isso amigos. Se quiser saber algo mais sobre o metrô de Novosibirsk, é só perguntar aqui nos comentários ok? Até a próxima!

8 comentários:

  1. Oi Luciano
    Estou sempre olhando seu blog. Sou fã da Rússia e em agosto irei pela 4ª vez para aí. Irei até Vladivostok, mas farei a maior parte dos trechos, via aérea para ganhar tempo. Vc comentou de uma lotação para o museu ferroviário de Novosibirsk. Vc. pode me dar as dicas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!
      Obrigado por vir sempre por aqui e que bom que você virá para cá mais uma vez. Ainda quero visitar Vladivostok também.
      Sobre o museu ferroviário, bom, não lembro exatamente o número, mas da estação Rechnoy Vokzal (Речной Вокзал) sai essa lotação. Não consigo lembra ro número dela... 300 ou 310, ou 320... algo assim. Mas eles podem te dizer lá mesmo na estação. E ele vale a visita. Espero que você também goste como eu gostei.
      De nada e bem-vinda à Rússia!

      Excluir
    2. Desculpe insistir. A lotação vai até o museu propriamente dito ou deixa próximo. Fico sempre preocupada por conta do idioma e depender de pedir informações

      Excluir
    3. Sem problemas.
      A lotação para em frente à entrada, do outro lado da avenida. Logo ali ao lado tem uma passarela, só passar por ela e voltar um pouco. Infelizmente não há nenhum ponto de referência por perto, já que é apenas uma longa estrada, com umas poucas casinhas aos lados. Mas, como escrevi no post sobre o Museu Ferroviário, você já ve os trens de longe e pode pedir para descer no próximo (gritando "na sleduychye!"). Já leu o post sobre o Museu Ferroviário? Caso não o tenha feito, aqui está:

      https://brasileironarussia.blogspot.ru/2015/04/o-museu-do-trem-em-novosibirsk.html

      Excluir
    4. Muito obrigada!! Valeu!! Já li sim.

      Excluir
    5. De nada! Espero que você goste do museu e de Novosibirsk (mesmo que eu ache Tomsk melhor :D)!

      Excluir
    6. Eu acabei excluindo 3 cidades do meu roteiro. Tomsk foi uma delas. As outras duas foram Nizhny Novgorod e Perm. Vou ter que voltar;-)

      Excluir
    7. Bom, não sei quanto a Nizhny Novgorod e Perm, mas sobre Tomsk, posso dizer: que pena. E sim, acho que você deveria voltar. Tomsk é uma cidadezinha legal. :)

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.