quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Veliky Novgorod: uma das cidades mais antigas da Rússia

Olá amigos! Visitei Veliky Novgorod e conto um pouco do que vi por lá.

Uma avenida central, mas tranquila, de Novgorod
Veliky Novgorod (Великий Новгород, "Grande Novgorod" ou "Novgorod, a Grande") é mais conhecida simplesmente como Novgorod (Новгород), que é como eu me referirei a ela daqui por diante. O nome oficial tem Veliky para não se confundir com Nijni Novgorod (Нижний Новгород), que fica no sul do país, e também para indicar que ela foi a primeira "novgorod" (nova cidade), capital da antiga República de Novgorod (Новгородская Республика) na Idade Média. Um outro motivo para o nome é mostrar onde era a primeira capital registrada da Rússia, além de ser um ponto importante do comércio russo nos primórdios do país, quando existia ali uma via que ia de Veliky Novgorod (ou passava por lá) até a Grécia, chamada Iz variag v greki (Из варяг в греки - "dos Vikings aos Gregos"). Se você está falando com algum russo e diz que visitou "Novgorod", eles automaticamente pensarão em Veliky Novgorod, não em Nijni Novgorod.
Novgorod, a Grande com seus  1156 anos
Novgorod é mencionada pela primeira vez em 856 ou 859 (a segunda data é mais aceita) e tinha como comandante o knyaz' Ryurik, o primeiro da dinastia Ruríquida (Ryurikovitch), que governou a Rússia até a morte de Ivã IV, o Terrível em 1578. Durante o governo de Ivã III, o Grande (1462 - 1505), a República de Novgorod perdeu muito de sua força e riqueza e só tinha autorização para cunhar suas próprias moedas. Ivã IV, quando subiu ao poder, caiu pesadamente sobre a cidade, subjugando-a completamente ao domínio moscovita. Por isso (também) ele se auto-proclamou o "Primeiro czar de todas as Rússias". A história conta que quando as tropas de Ivã entraram na cidade, as águas do rio Volkhov, que corta a cidade, ficaram vermelhas devido ao sangue da carnificina: dos cerca de 35 mil habitantes da cidade, vinte e cinco mil foram assassinados e jogados no rio. A cidade já foi reconstruída (parcial ou totalmente) duas ou três vezes, a última por causa da Segunda Guerra Mundial.

Estação de Novgorod e busto a Aleksander Nevsky
Mais uma vez, a melhor maneira de chegar por lá é de trem. Ela fica a cerca de 155 quilômetros ao sudeste de São Petersburgo e 550 km ao noroeste de Moscou. De São Petersburgo para Novgorod você leva mais ou menos umas 3 horas de trem. Vindo de Moscou, o trem leva quase 10 horas, por causa de uma parada de duas horas (não consegui encontrar uma explicação para ela). De ônibus também é possível chegar lá. Os tempos de viagem são aproximadamente os mesmos, mas é mais barato e menos confortável. Ao sair da estação ou da rodoviária, que ficam uma ao lado da outra, é só seguir em frente por uns 10 minutos e você chega ao centro da cidade, onde estão as principais atrações do lugar. Não há aeroportos em Novgorod, mas estão planejando construir um lá. 

Monumento ao primeiro milênio da Rússia
A antiga grande capital russa tem um clima de cidade do interior hoje em dia. Bastante limpa, com muito verde e, ao menos no domingo que visitei estava assim, com pouca gente nas ruas. Talvez isso tenha acontecido porque havia uma festa de crianças na praça principal que, por coincidência, se chama praça do Lênin (e realmente tinha bastante gente por lá). As ruas são largas e arborizadas. Os prédios não me pareceram tão altos, mesmo no centro da cidade. Bom, não dá para esperar algo muito diferente de uma cidade de cerca de 220 mil habitantes.

Claro que, como uma cidade antiga, ela tem um kremlin, do qual escreverei mais tarde. Há também por lá uma coisa que me pareceu bastante curiosa: um parque cuja atração principal são suas igrejas, então, eu a chamei de "parque de igrejas", mas claro, esse não é o nome oficial do lugar. Além disso, também há o Monumento ao milésimo aniversário da Rússia, inaugurado em 1850 e que é inspirado em um monumento à imperatriz Caterina II, a Grande, e que retrata vários personagens-chave na história do país. Uma outra coisa legal da cidade é a praia que fica entre o kremlin e o rio Volkhov (que também estava vazia quando visitei). Preciso voltar por lá depois porque, fora da cidade, mas bem perto, podem ser vistas as ruínas de uma fortaleza e o suposto túmulo de Ryurik e de seu sucessor, o knyaz' Oleg (não confundir com o knyaz' Oleg de Riazan).

Por ora é isso. Voltarei a falar da cidade logo. Qualquer dúvida relacionada a cidade (se perguntar sobre outra coisa aqui embaixo, não respondo) é só deixar um comentário. Até a próxima!

7 comentários:

  1. Muito bom seu blog, andei olhando os conteúdos antigos e irei acompanha-lo, continue assim, até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo, muito obrigado pelo apoio! До свидания!

      Excluir
  2. Novgorod é uma cidade bastante russa e relaxante.

    ResponderExcluir
  3. Privet, Luciano!

    Já tinha ouvido falar sobre este monumento comemorativo do 1° milênio russo. Vi em algum lugar também que foi uma das poucas estruturas que permaneceram intactas durante a Segunda Guerra Mundial. Só não sabia que Catarina a Grande foi quem o fez. Interessante! Aprendi mais uma.
    Outra coisa que me surpreendeu: O tamanho da cidade atualmente. É menor que Londrina, no norte do Paraná.
    Bem, por hora é isso, meu irmão. Sem perguntas desta vez. Todas foram respondidas ao longo do post. Bom final de semana para vocês.

    Poka, poka!

    P.S - Estou um pouco nervoso....É a TPC(tensão pré concurso...hehehe)...
    P.S 2 - Parabéns pelo borodinsky, gifted husband! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Desculpe a demora em responder. Esse ano as coisas estão bem mais corridas.
      Obrigado pelas palavras e espero que você tenha ido bem no concurso.


      Um abraço e poka!

      Excluir
  4. Luciano, parabéns pelo seu bem escrito e bem explicativo blog. Estaremos (minha esposa e eu) em São Petersburgo em junho próximo. Graças ao seu blog, pensamos incluir um bate-volta de lá para Novgorod. É viável ou muito apertado em vista das atrações da cidade? Qual o último trem de Velik Novgorod a São Petersburgo? Melhor domingo ou dia de semana?
    Desde já, muito obrigado.
    Hideyo Saito (São Paulo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaá Hideyo!
      Obrigado pelas palavras. Que bom que vai visitar a Rússia. Tenho certeza que vocês vão gostar.
      Bom, quando fomos para Veliky Novgorod fizemos exatamente isso: saímos de manhãzinha de SPb (por volta das 8 da manhã), chegamos em V. Novgorod às 11:30 e visitamos as principais atrações até mais ou menos às 17:00, quando pegamos um ônibus de volta para SPb. Não sei dizer o horário do último trem, infelizmente, mas no site da РЖД (rzd.ru) você pode conferir os horários. Fomos em um domingo e pareceu bom. não sei te dizer como é a cidade durante a semana, mas deve ser tranquila também.
      De nada, não precisa agradecer.

      P.S. se vai passar uns dias em SPb, vocês podem considerar também visitar Vyborg, que visitei em um bate-volta também, no sábado anterior à visita a Veliky Novgorod.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.