domingo, 11 de outubro de 2015

O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1

Olá senhoras e senhores. Primeiro, peço desculpas a quem comenta e aos que vêm aqui procurando por novas postagens. Nesse ano tenho muito mais aulas e acaba sobrando pouco tempo para outras atividades, mas pretendo voltar ao ritmo normal de postagens logo, porém, pode ser que leve um tempo ainda para isso acontecer. Sobre o post de hoje, não sei quanto a vocês, mas particularmente gosto bastante de Fórmula 1. E desde 2014 o campeonato ganhou uma corrida na Rússia. Vou falar um pouquinho sobre isso, afinal, é um grande evento que acontece no país, assim como no Brasil.

Traçado do circuito  de Sochi
O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 (Гран-при России) é disputado desde 2014 e as provas ocorrem mais ou menos no começo de outubro, quando vai se firmando o outono, que começa em setembro. O circuito fica em Sochi, no sul da Rússia, às margens do Mar Negro e ao pé das montanhas do Cáucaso. O balneário de Sochi também já recebeu uma edição de Olimpíadas de Inverno, em 2014. Inclusive o circuito é montado ao redor do parque olímpico construído para os jogos. Algumas pessoas dizem que as Olimpíadas e a Fórmula 1 acontecem nessa cidade porque o presidente tem uma mansão na região e assiste tudo "do quintal de casa". No passado já houve vários projetos para corridas de F1 na Rússia (e na União Soviética também), mas nunca chegaram a se concretizar. Havia planos para corridas ou em Moscou ou em São Petersburgo, mas Sochi acabou levando o grande premio. No Brasil, o Grande Prémio da Rússia acontece às 8 da manhã, 14:00 no horário de Moscou (e de Sochi também).
Putin entrega o troféu da vitória a Lewis Hamilton em 2014
A etapa russa de F1 de 2014 aconteceu no dia 12 de outubro e foi vencida pelo britânico Lewis Hamilton, com o alemão Nico Rosberg em segundo, ambos da equipe Mercedes-Benz AMG Petronas, e o finlandês Valtteri Bottas em terceiro, guiando um carro da equipe Williams Martini Racing. O inglês também fez a primeira pole position (largou em primeiro lugar) da história do grande prêmio russo. Ele só não conseguiu o chamado hat-trick da Fórmula 1 (pole position, volta mais rápida e vitória) porque Bottas foi o mais rápido a dar uma volta na pista. O único brasileiro que participou desse GP foi Felipe Massa, companheiro de equipe de Bottas e que terminou na 11ª posição. Na cerimônia de premiação dos vencedores, foi anunciado que o primeiro ministro do país, Dmirty Medvedev entregaria o troféu ao vencedor, mas, para a surpresa geral, quem apareceu para premiar o ganhador da prova foi ninguém menos que o presidente Vladimir Putin. Algo incomum nas corridas, já que a maior autoridade que aparece para a premiação normalmente é o prefeito da cidade onde rola a disputa.

Os três primeiros de 2015 com suas ushanka
Em 2015 o britânico venceu de novo, dessa vez o segundo foi o alemão Sebastian Vettel da Scuderia Ferrari e o mexicano Sérgio Pérez, da equipe Sahara Force India completando o pódio em terceiro. Nico Rosberg, que foi o segundo no ano passado e começou a disputa desse ano na pole position, foi forçado a abandonar a disputa por problemas mecânicos logo no início da prova. Dois brasileiros competiram. Felipe Massa terminou em quarto e Felipe Nasr chegou em sétimo. O presidente Vladimir Putin apareceu de novo para a premiação, algo insólito. Na premiação no pódio, algo curioso: em vez dos bonés dos patrocinadores, os pilotos usaram a ushanka (ушанка), o chapéu tradicional usado no duro inverno russo.

No ano de 2016 o GP da Rússia sairá do mês de outubro e será disputado em 1 de maio, bem no feriado do dia do trabalho, que é bastante importante na Rússia.

Isso é tudo até o momento senhoras se senhores. Se quiser falar sobre algo relacionado  ao evento ou a Fórmula 1, é só deixar um comentário aqui embaixo, ok? Até a próxima!

8 comentários:

  1. Acho que é Dimitry Medvedev ali hein , rs

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao GP é um circuito muito bonito, estava torço para o Hamilton.
    Mas de qualquer forma fico feliz por ter voltado amigo, já estava achando que havia desistido do blog rsrs até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo! Desculpe a demora em responder. A correria aqui anda grande. Espero que você tenha um bom fim de semana! Até breve. :)

      Excluir
  3. Privet, grande Luciano!

    É compreensível a sua ausência.

    Faz já algum tempo que não acompanho a F-1. Mas, acabei vendo a prova no domingo de manhã, por acaso.
    Bom, gostaria de perguntar:
    1 - Porque é que Sochi foi escolhida para o GP da Rússia?
    2 - Putin também é aficcionado por automobilismo? É por isso que ele fez questão de entregar os "canecos"?
    3 - Quanto tempo demorou para se construir o circuito de Sochi? E qual a capacidade de público?
    4 - Existem campeonatos nacionais de corrida na Rússia, tais como stock car, rally e outras? E se existem, em que época do ano são realizadas(essa não é bem sobre F-1, mas está dentro do tema...rs)?
    5 - Os russos são conhecidos como os melhores pilotos de caça do mundo. Mas e quanto a carros de corrida?
    6 - O que o público russo em geral acha de seu país sediar grandes eventos esportivos como esse?

    Bom, chega por hora. Obrigado, como sempre.

    Grande abraço e poka!

    P.S - Я надеюсь, что вы, как бразильские орехи!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!
      Que bom ver teus comentários aqui mais uma vez. Desculpe a ausência e grande demora em providenciar uma resposta. Legal que vocvê acompanhou o GP. Eu sempre faço o possível para ver por aqui também. Mas, diferentemente do Brasil, aqui as provas normalmente são no domingo à noite.

      Agora vamos às perguntas:

      1 - Bom, ao que parece, o governo quer tornar Sochi um tipo de centro esportivo da Rússia, já que rolou Olimpíadas de Inverno poor çlá no ano passado e teve também um outro evento esportivo que me fugiu da mente agora.
      2 - Nunca encontrei essa informação, se ele curte automobilismo. Acho que ele mesmo entrega para mostrar quem é que manda por aqui, além da casa dele ser ali ao lado.
      3 - Ele levou pouco menos de três anos para ser construído (out/11, ago/14). Procurei em vários lugares a informação sobre a capacidade do circuito e não encontrei. Nem o site oficial da pista tem esse dado. Vou ficar te devendo essa, sinto muito.
      4 - Bom, existem alguns campeonatos locais de corridas sim, mas nem dentro da própria Rússia eles são muito conhecidos. Quando é sobre algum tipo de competição de carros, os russos preferem competições de carros "tunados" (que eu particularmente não gosto). Também não há muita informação sobre isso. Só encontrei que tem uma categoria chamada TCR que corre em Sochi uma vez por ano em... junho, se não me engano.
      5 - Sobre pilotos de corrida... bom, atualmente tem um piloto russo na F1 chamado Daniil Kvyat (Даниил Квят) que os narradores insistem em chamar de "Quíviatch", embora não haja uma vogal na sílaba que eles colocam a sílaba tônica. Coisas da mídia brasileira :) No passado houve outro piloto russo, chamado Vitaly Petrov (Виталий Петров) que não fez muita coisa e não deixou muitas saudades. Então, os russos não são tção famoso por isso.
      6 - Bom, é um pouco difícil para mim dizer o que o público geral russo acha disso (não só disso, ams de qualquer coisa), já que meu círculo de contatos aqui não é dos maiores. Mas as poucas pessoas que eu conheço dizem que é legal que a Rússia tenha eventos de grande porte. Sempre tem os que criticam e achamq ue não deveriam perder tempo com essas coisas, mas sempre existem as duas variantes.

      Obrigado por sempre passar por auqi e mais uma vezdesculpe pela demora em aparecer por aqui.

      Grande abraço da nívea Tomsk!

      До встречи!!

      P.S. спасибо большой! А ты тоже! :)

      Excluir
    2. Привет Лучано!

      Não precisa pedir desculpas, meu velho! Nem me agradeça. Agradeça a si mesmo pelo excelente trabalho.

      Aproveito esta resposta para te perguntar algo. E que pode ser, eu diria - talvez - uma sugestão de artigo(por isso, se quiser nem publique este comentário, até porque é totalmente off topic).
      Bem ,a pergunta:
      Como os russos fazem para cuidar de seus animais de estimação no inverno? Em especial cães, gatos e pássaros?

      Abraços de uma chuvosa e cinzenta Curitiba.

      Excluir
    3. Olá Kleber!

      Imagine, eu tenho que agradecer mesmo. E muito pelo apoio.

      E sobre a sua pergunta/sugestão, é uma ótima ideia. Muito obrigado. :)

      Um abraço da chuvosa e cinzenta Tomsk.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.