quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Catedral de Kazan na Praça Vermelha em Moscou

Olá amigos. A Rússia tem muitas igrejas, mesmo passando por mais de setenta anos de socialismo. Essa aqui é bem importante e bastante visitada todos os anos. Olha só o que você encontrará nela.

A Catedral da Kazan com toda a sua imponência
A Praça Vermelha é, sem sombra de dúvidas, o lugar mais importante e visitado do país. Por isso escrevo em detalhes sobre tudo que você vai encontrar por lá quando visitar Moscou. A Catedral de Kazan (Собор казанской божьей матери) fica na entrada da praça, do lado esquerdo, em frente ao Museu Histórico Estatal. Logo que você passa o portão principal de acesso à praça você já a pode ver. A igreja original teve sua construção finalizada em 1625. Porém, não sobreviveu aos tempos socialistas e foi demolida em 1936. Após a ascensão de Boris Iétsin à presidência da Rússia em 1990 ela começou a ser reconstruída (como muitas outras igrejas por todo o país) e foi finalizada em 1993. Ela é vermelha com muitas arcadas com contornos brancos, e tem una cúpula dourada no topo, com uma cruz no alto. Acima do portão de entrada há um ícone de Maria e Jesus quando criança pintado na parede. A igreja não fica no mesmo nível da praça. Você tem que subir dez degraus para poder acessá-la, mas não é necessário muito esforço para chegar lá. Para entrar você passa por dois portões, um externo pesado, de metal para deixar o frio do lado de fora. Esse portão abre para fora. Quando for entrar, puxe-o. Ele é muito grande, mas não é preciso fazer força para abrir. Logo depois está o portão interno, esse de madeira e que abre para dentro. Portanto, quando for entrar, empurre. Com cuidado, porque muitas vezes há pessoas mais ou menos perto da entrada. Você pode acabar dando uma portada em alguém lá dentro sem querer.
Portão da Praça Vermelha. Lá dentro à esquerda, a catedral
O interior da igreja é ricamente decorado, como na maioria das igrejas russas. Ela não é tão grande assim. Algumas igrejas que já visitei são maiores do lado de dentro. Como em outras igrejas, há diversos ícones de muitos santos da igreja ortodoxa com muito dourado para todos os lados. O centro é vazio, apenas com candelabros onde as pessoas acendem uma vela e oram por algum ente querido e há também alguns ícones expostos, onde alguns mais religiosos encostam a testa e até os beijam durante suas orações. As colunas também têm suas decorações com coisas relacionadas à igreja. Do lado direito do altar, enconstrada à  parede, está uma mesa e sobre ela estão uma caneta e papeizinhos. Você escreve lá o nome de quem você quer que o padre ore por ele e, durante a missa, ele lerá o nome da pessoa e pedirá bençãos para ela. Nas laterais da igreja, próximo à entrada/saída você pode comprar seu suvenir relacionado à igreja. Enfim, ela não tem nada de muito diferente das outras grandes igrejas que são ponto de atração turística na Rússia.

O rico interior da Catedral de Kazan de Moscou
Sabemos que Kazan (você também pode encontrar a versão aportuguesada "Cazã") é uma cidade no centro da Rússia, capital do Tatarstão, que não fica muito perto de Moscou. Então, a igreja se chama de Kazan por quê? Já expliquei isso na postagem sobre a Praça Vermelha, mas vamos a ela de novo. Essa igreja foi fundada por causa do ícone encontrado em uma igreja queimada nessa cidade.  Há muito tempo houve um grande incêndio na cidade supracitada. A igreja onde esse ícone estava originalmente queimou completamente, não ficou pedra sobre pedra. Entretanto, uma mulher sonhou que esse ícone havia sobrevivido à tragédia. Mesmo que todos já davam tudo por perdido, ela insistiu para que se continuasse procurando o ícone e ele realmente foi encontrado. A igreja onde ele estava queimou até o chão... mas o ícone estava intacto sob os escombros. Após esse fato, o ícone foi considerado santo e foi levado para Moscou, onde a igreja foi construída para abrigar esse ícone. Ele está lá exposto e muitas pessoas vão à igreja para vê-lo e os mais religiosos vão para orar para ele também. Esse ícone se chama Mãe de Deus de Kazan. Daí vem o nome completo da catedral, que é Catedral Mãe de Deus de Kazan (Собор казанской божьей матери).

Por enquanto é isso senhoras e senhores. Mais uma postagem feita pelo celular. Caso algo não pareça bom, peço que me avisem. E também, se quiser comentar algo sobre a igreja, fique a vontade. Ela é muito bonita e vale a sua visita. Até a próxima!

Informações úteis:
Horário de funcionamento: todos os dias, das 08:00 às 20:00
Como chegar: desça na estação de metrô Okhotny Ryad (Охотный Ряд) da linha vermelha, Ploschad' Revolutsy (Площадь Революции) da linha turquesa ou Teatral'naya (Театральная) da linha verde escuro. Todas elas na verdade são mais ou menos a mesma estação. Saindo delas, dirija-se à Praça Vermelha (é possível vê-la saindo das estações). A igreja está perto dos portões de entrada da praça (mais perto da Okhotny Ryad e Teatral'naya portanto).
Preço: grátis

5 comentários:

  1. Privet, amigo viajante Luciano!

    Que privilégio! Bom, como vão as coisas por aí? Está com mais camadas que uma cebola?rs
    Deixando de lado a piadinha infame: Gosto de arte sacra, mas acho que até aqui não tinha prestado a atenção que ela merece. O seu post atiçou minha curiosidade por conhecer mais, tanto a da Rússia como do Brasil. Por falar nisso, pergunto:
    1 - Existem grandes nomes de referência na arte sacra Russa, assim como o Aleijadinho aqui no Brasil e o Michelângelo na Europa?
    2 - Existem pinturas de afrescos nas Igrejas Ortodoxas assim como na Capela Sistina, por exemplo?
    3 - Existem igrejas toda em madeira em Moscou, asim como em outras partes da Rússia(tal com na Sibéria, por exemplo)?
    4 - Não sei se cabe perguntar aqui, mas acho que tem a ver com o tema: Existe um sistema de "papado" na Igreja Ortodoxa, assim como na Igreja Católica? Quem é o líder da Ortodoxia? Existe uma hierarquia parecida com a da Igreja Católica tais com bispos, arcebispos, etc?

    Bom, por hora é isso meu jovem. Muito obrigado pela paciência, como sempre!
    Abraço pra ti e para a Natalia(e para a Natalya também!).

    Poka, poka!

    P.S. - Não notei absolutamente nada fora de ordem no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Kleber!

      Tudo tranquilo aqui, e por aí? Sim, anda bem frio por aqui nesses dias. O vento é terrível.

      Eu sempre achei arte sacra bem legal. Em São Paulo tem algumas boas igrejas, além de um museu bem legal. Completamente por acaso encontrei um belo museu de arte sacra em Moscou, no subsolo da maior igreja da cidade.

      Vamos as (tentativas de) respostas:

      1 - bom, tem um himen que é cobsiderado um dis maiores produtores de arte sacra na Rússia. Seu nome é Andrey Rublyov (Андрей Рублёв). Não sei muito sobre ele ajnda, mas também procurarei mais sobre ele.
      2 - sim, existem. Mas infelizmente não se pode tirar fotos dentro das igrejas.
      3 - acho que já não existem mais. Pelo menos não fiquei sabendo de nenhuma.
      4 - sim, existe sim. Escreverei sobre isso no futuro, mas sim, há um "papa", que é chamado de Patriarca. Na verdade o cristianismo ortodoxo é quase a mesma coisa que o catolicismo. Só mudam alguns termos e santos, mas são muito parecidos, tanto em cânone quanto em dogmas e rituais. Mas vou falar mais disso no futuro.

      Muito obrigado pelos comentários de sempre e desculpe a demora em responder.

      Grande abraço e пока!

      Excluir
    2. Olá, meu amigo!

      Obrigado, e não se importe com a demora. Novidades te comunico via VK.
      E não me agradeça. Agradeça a si mesmo!

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto, Luciano. Recebi um cartão postal mostrando a Catedral, mas foi visitando seu blog que a conheci. Obrigado, e um abraço. ELIAS (www.eliasguara.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias. Muito obrigado. Que bom que recebeu esse postal. imagino deva ser bem legal. Abraço e feliz ano novo para você!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.