domingo, 3 de janeiro de 2016

Como faço para viver na Rússia? Do que eu preciso?

Olá senhoras e senhores. Primeiramente, um feliz ano novo para você. Recebo muitos pedidos de ajuda com documentos para a Rússia e tudo mais. Decidi fazer um resumo do que é necessário para trabalhar na Rússia saindo do Brasil, para começar o ano de 2016.

Россия (Rússia)
Em primeiro lugar, eu não sou advogado nem um expert em leis de imigração, nem do Brasil nem de outros países. Tudo o que sei é de já ter passado pelos processos. Não sei nada além disso. Algumas pessoas me pedem para correr atrás de informações para elas de como fazer isso ou aquilo. Bom, como não sou rico, preciso trabalhar duro para me manter por aqui. Então, desculpe, mas não vou correr atrás de informações oficiais sobre documentos nem coisas assim para você, visto que tenho muito mais coisas importantes para fazer. Eu também não sabia nada sobre documentos e, se aprendi algo, foi indo atrás da informação por mim mesmo. A internet ajuda muito, pode ter certeza. Mas aqui abaixo vou tentar descrever um pouco do que eu fiz e do que você precisa fazer para se arranjar com seus documentos. Para maiores informações, entre em contato com a embaixada ou consulado russo da sua cidade. Foi assim que eu consegui chegar até aqui. Se eu consegui, você também pode, por que não? Só te recomendo checar as informações antes de meter as caras, porque as leis mudam bastante, então, o que eu escrever, pode já estar defasado. Deixarei links úteis no final do post.

Você quer mesmo encarar esse desafio?
Como os brasileiros, os russos também fazem coisas assim (pegar todos os documentos e ir para outro país e lá "dar um jeito" para ficar), mas esse método é bastante complicado. Você só conseguirá um visto russo se conseguir apresentar uma explicação para esse visto (convite de trabalho, vaga em uma escola de línguas/universidade etc.). Se não apresentar algo assim, só te deixarão entrar como turista. Significa que é impossível então? Não exatamente. Você pode chegar na Rússia como turista, por 3 meses, com a passagem de volta já comprada antes de entrar no território russo. Nesse tempo de 3 meses você pode procurar um trabalho e pedir para o empregador fazer o convite formal de trabalho. Mas, não existe conversão de visto enquanto você está no país. Você precisa sair da Rússia para algum outro país qualquer (os mais próximos de Moscou são Bielorrussia e Ucrânia) e, quando estiver lá, você recebe o convite para aí entrar novamente na Rússia, dessa vez com o visto de trabalho. É um processo que pode levar algum tempo. não posso te dizer exatamente quantos dias você vai ter que esperar fora do país para receber o convite, mas eu diria que isso leva, no mínimo, uma semana. Sobre seus documentos, você precisa primeiro autentica-los em cartório, depois traduzir eles ainda no Brasil, com um tradutor público juramentado e por último levá-los à embaixada ou consulado russo para que o representante russo no Brasil dê fé que esses documentos são verdadeiros e podem ser utilizados na Rússia. É uma longa trajetória e que requer uma boa quantidade de dinheiro disponível, tempo e paciência.

Uma noite de inverno em alguns lugares da Rússia...
Se você se casar com alguma pessoa que tenha passaporte russo, isso não te dá automaticamente a cidadania russa, especialmente se você mora em outro país (essa é uma das perguntas campeãs). Para conseguir a cidadania, primeiro você deve pedir a permanência de três anos. O primeiro passo para obtê-la é a prova de língua russa (ТРКИ). Não quer passar pela prova? Então não tem permanência nem cidadania no futuro, já que, a partir de 2015, elas só são dadas para quem fala russo. É engraçado que a permanência na Rússia se chame apenas "permissão temporária" (временное разрешение на проживание). Os documentos para pedi-la são os seguintes: formulário de requisição oficial de permanência preenchido e sem rasuras, duas fotos 3,5x4,5 cm, passaporte válido, certidão de antecedêntes da polícia federal (com validade de 90 dias), certificado médico № 384н feito na Rússia e que comprova que você não tem doenças mentais ou contagiosas e não usa drogas ilícitas, exame (negativo) de AIDS, certificado ТРКИ (aquele da proficiência na língua russa) e a certidão de casamento traduzida para o russo. Todos os documentos do Brasil devem ser traduzidos por tradutor público juramentado e autenticados em cartório. O processo para pedir a permanência pode ser iniciado pela internet no site gosuslugi.ru. Sendo casado/a com cidadã/o russa/o, você tem direito de obter permanência mesmo se a quota desse ano já acabou. Depois de 3 anos com permanencia, dá para pedir a cidadania.

Links úteis:
- Embaixada da Rússia no Brasil (seção de vistos): http://brazil.mid.ru/pt/web/brasil_pt/informacao-sobre-vistos
- Departamento da Polícia Federal (aqui você tira seu passaporte se ainda não tiver e faz o seu requerimento de certidão de antecedentes criminais): http://www.pf.gov.br/
- Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia: https://visa.kdmid.ru/PetitionChoice.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1


Por enquanto é isso amigos. Se tiver alguma pergunta, posso tentar te ajudar, dentro do que eu puder. Mas tenho certeza que muitas dúvidas podem ser resolvidas escrevendo a sua pergunta no nosso amigo Google. Até a próxima!

11 comentários:

  1. É complicado, se bem que não esperava que fosse simples mesmo, rsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá, quanto custa mais ou menos essa espera de visto em outro país vizinho? E para ir esperar precisa de visto na Ucrania, Belarus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende de quantos dias você tem que esperar fora da Rússia e do seu tipo de acomodação. Para a Ucrânia acho que não precisa de visto, mas não tenho certeza, melhor você checar. Para a Bielorrússia os brasileiros precisam de visto sim.

      Excluir
  3. Olá, eu sou casado e se eu consigo minha permanência, é válido para minha esposa também???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não está especificado, mas acho que sua esposa não é russa. Pelo que eu sei, você pode pedir a permanência dela sim.

      Excluir
    2. Oi, Obrigado pela resposta, Desculpa por não ter especificado, mas ela é brasileira.
      O convite da empresa pra qual eu poderia está trabalhando, poderia ser de qualquer ramo, ou precisa ser uma empresa de grande porte, e também se serviria o convite feito de ongues?

      Excluir
    3. Olá. De nada.
      Bom, a empresa precisa demonstrar que pode pagar todos os encargos necessários para te trazer e para te manter na Rússia. Normalmente só empresas grandes ou estatais conseguem (e querem) fazer isso. Depois de três anos (no mínimo), quando você pode pedir a permanência temporária, aí você pode fazer o pedido de residência para ela também.
      Convite feito de ongues? Não entendi.

      Excluir
  4. Ola, Luciano, mas trabalhara na Russia, exemplo: Motorista de Caminhão, ou algo parecido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom, não sei como funciona como motorista de caminhão. Se você monta uma empresa aqui te dão um visto de trabalho. Mas permanência só depois de no mínimo três anos.

      Excluir
  5. Bom dia Luciano, ao todo, até você conseguir seu visto, quanto gastou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desconhecido. De R$ 2500 a R$3000 (valores de 2014).

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.