domingo, 31 de janeiro de 2016

Estou pensando em passar as férias na Rússia. O que eu faço?

Senhoras e senhores, olá! Já falei em alguns posts sobre o que é necessário para trabalhar e viver por aqui, assim como eu. Mas agora vou falar sobre o que você precisa se sua intenção é apenas visitar e conhecer a grande Mãe Rússia.

Não deixe de ir a esse lugar por nada
Antes de mais nada, vamos à pergunta clássica: preciso de visto para visitar a Rússia? NÃO, não precisa. Se você vai passar até 90 dias em território russo, você não precisará de nenhum tipo de visto. O mesmo vale para aquele seu amigo russo que quer visitar o Brasil. Ele também não precisa de visto para conhecer as terras tupiniquins. Quando você chega ao aeroporto (provavelmente algum aeroporto de Moscou), você ganha um carimbo no passaporte com a data da sua chegada ao país e um cartão de migração com o seu tipo de visto (turista), quando você entra e quando deve sair, de acordo com a sua passagem de volta. Esse carimbo e o cartão são o seu visto de turista. Caso você tenha ficado encantado com a Rússia (o que não é tão difícil) e possa passar mais 90 dias por aqui (isso já acho mais difícil), você pode ir ao órgão competente (na Rússia é o ФМС [FMS]; no Brasil, para o seu amigo russo, é a Polícia Federal) e pedir a extensão do seu visto de turista por mais, no máximo, 90 dias. Você ganhará outro carimbo no seu passaporte dizendo que você está autorizado a permanecer mais tempo em território russo. Mas não deixe para fazer isso na última hora, porque o procedimento leva alguns dias (pode ser até uma semana). Resumindo, você pode ficar até 180 dias corridos (o que não significa 6 meses) na Rússia sem nenhum tipo de visto. Expirados esses 180 dias, você TEM que deixar o país e não poderá voltar pelos próximos 180 dias. Se vai ficar "só" 90, você somente poderá voltar à Rússia depois de 90 dias. Se não seguir as regras descritas acima e ficar além do tempo estipulado, você será considerado foragido da justiça. Corre o enorme risco de ser preso e deportado.

Você só precisa disso para visitar a Rússia
Tudo isto posto, podemos ir aos documentos que você precisa preparar para ir para a Rússia. Para falar a verdade você só precisa de um passaporte válido e suas passagens de volta já compradas. Só isso? Sim, só isso. Não precisa correr atrás de horário para entrevistas, procurar pilhas de documentos que você nem lembra que existem, perder seu tempo indo a embaixadas ou consulados, passar por entrevistas toscas, mendigar um visto de turista para gastar seu suado dinheiro nesse ou naquele país e depender apenas da boa vontade dos entrevistadores. Não precisa de estresse, nada. Só comprar sua passagem, reservar seu hotel e imprimir o voucher ou pegar o endereço da pessoa que vai te receber (isso é muito importante, vão te perguntar onde você ficará quando você entrar no país) e ter seu passaporte em dia. Nada mais. Depois é só ir, fazer uma única coisa burocrática que descreverei abaixo e curtir sua estada na Rússia. Ah, só uma coisa antes de irmos à parte difícil: os russos são muito orgulhosos de sua língua, então, não queira se virar com português, espanhol, indonésio ou o que seja. Não são muitos que falam inglês (mais ou menos a mesma proporção que no Brasil). Nos aeroportos, hoteis e locais assim, os funcionários falam o básico de inglês só para compreender os que chegam e saem do país. Então, se vem para a Rússia, tenha um pouco de humildade e aprenda nem que seja palavras básicas na língua local. Os russos ficam muito contentes quando veem um estrangeiro tentando se comunicar no seu idioma e isso ajuda a quebrar o gelo inicial dos encontros. Mas claro, se não for possível estudar russo por muito tempo antes de visitar, fale inglês mesmo, caso precise de uma informação na rua ou algo assim. Com sorte encontrará alguém que possa te ajudar. Usar a língua daqui conta muito para você.

Esse é o requerimento de registro
Bom, nem tudo são flores. Existe sim uma coisa chata a se fazer quando você pisa no solo russo. Se você vai ficar mais de sete dias no país, você precisa se registrar no Serviço Federal de Migração (o FMS que citei acima). Esse registro não é um carimbo, mas um papel que você tem que anexar com um clipe no seu passaporte. Caso você vá com uma agência de viagem, eles provavelmente farão toda essa papelada para você. Se você vai ficar com alguma pessoa, ela terá que te registrar no apartamento dela. Não sei exatamente como funciona no caso de você ficar em um hotel, mas, o que pude encontrar por aí é que provavelmente eles te darão o requerimento de registro (esse da imagem ao lado) para preencher, recolhem e te registram no hotel. Talvez o procedimento não seja exatamente assim como eu descrevi, mas quando você faz a reserva no hotel e chega na Rússia, o hotel providencia essa coisa de registro para ti. Resumindo tudo nesse parágrafo: se vai com agência de turismo ou vai ficar em hotel, não há com que se preocupar, eles farão tudo para você. Ficando com um particular, vocês mesmo terão de fazer o "trabalho sujo". Vocês vão ao FMS, preenchem o requerimento de registro e entregam lá mesmo. O funcionário destacará a parte de baixo da folha e te entregará. O processo de registro leva mais ou menos uns cinco dias. Esse papel que foi destacado já vale como o seu registro, mas ele não está no sistema russo de informações ainda. Por isso, é altamente recomendável que vocês se dirijam já no dia seguinte ao local de registros e iniciem o processo. Acho que a única coisa boa do registro é que ele não custa nada, é grátis.

O papel que deve estar sempre no seu passaporte
Depois de se registrar, pode ficar tranquilo que você só precisa se preocupar em aproveitar bem seu tempo na Rússia. Se você não se registrar, provavelmente terá problemas para viajar de transportes públicos de longa distância, como trem, ônibus, avião etc, já que os passaportes estrangeiros passam por um minuncioso escrutínio para ver se está tudo em ordem. Se algo estiver fora do lugar na opinião do fiscal que analisa seu passaporte, ele pode te impedir de viajar e não há muito que se possa fazer sobre isso. Mas o problema maior é quando você vai embora: se você não apresentar o papel de registro ou deixá-lo no seu passaporte, você pagará uma multa (que não sei de quanto é, mas não é pequena) e não poderá entrar no país por algum tempo (não sei ao certo, mas acho que são 3 anos). E se você for parado pela polícia e não estiver registrado... problemas sérios. Quando fomos parados pela polícia, se os documentos do meu irmão não estivessem em ordem, provavelmente iríamos para algum lugar onde filho chora e mãe não vê. Portanto, repetindo mais uma vez porque é importante: chegou em um dia, inicie o procedimento de registro no dia seguinte, não deixe para depois. Isso te economizará muita. dor de cabeça no futuro. Só para lembrar, isso tudo caso você fique mais de 7 dias na Rússia. Se for ficar menos, pode ignorar tudo isso que escrevi sobre registros acima.

Bom, acho que é tudo amigos. Caso eu tenha me esquecido de algo, pode perguntar aqui embaixo que eu tentarei responder. Mas já aviso que se para encontrar a resposta eu tiver que ir a lugares, telefonar e coisas assim, lamento, não vou poder te ajudar. Melhor pedir para quem vai te receber ou se informar com sua agência de viagens/hotel, ok? Até a próxima!

31 comentários:

  1. Como você conseguiu aprender a língua russa? e como é pra se comunicar quando se é novo no país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudando. Para comunicar-se com alguém, é só falar. Os russos falam.

      Excluir
  2. Muito bom saber disso! Eu tenho vontade de visitar a Rússia no futuro, foi bom para ter uma ideia do que é preciso fazer. Acabei lendo o post anterior também e nem consigo me imaginar numa situação dessas, acho que ficaria super nervosa! Que bom que tudo deu certo no final.
    Boa semana!
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é suoer tranquilo para visitar a Rússia, pode vir a qualquer momento. E agora o rublo está bem desvalorizado, então as coisas aqui estão mais baratas para os turistas.
      Sobre a aventura anterior, bom, isso acontece. Meu irmão estava nervoso porque o voo dele de volta para o Brasil sairia dali a poucas horas, então, estava apreensivo. Mas sim, ainda bem que deu tudo certo.
      Obrigado, boa semana para ti também!

      Excluir
  3. Informações muito úteis! Vou guardar direitinho esse post quando conseguir realizar a minha viagem pela transiberiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rita. Eu também estou guardando dinheiro para isso. :)

      Excluir
  4. Ola Luciano nao sei se voce lembra de mim, sou de Recife e ano passado fiz algumas perguntas pra voce sobre a Russia, porque eu tinha muita vontade de vir. Hoje estou na russia desde do dia 23 de dezembro. Sai da russia uma vez e fui pra Replubica da Abhazia, quando voltei ganhei uma nova carta de migracao com uma contagem de dias ate o dia 1 de abril, fui na ФМС e fiz novamente o registro. O que acontece e que antes de ontem fui para Finlandia para conseguir uma nova carta de migracao, nao me deixaram passar porque eles disseram que a minha contagem de dias aqui e apenas a partir do primeiro dia que pisei no solo russo, independente de ter saido ou nao. No fim das contas da forma que eles me disseram eu ja estou a 94 dias aqui, o cara da fronteira me disse que a situacao nao era critica, paguei uma multa e ele me disse que preciso fazer um visto agora de turista para conseguir mais tres meses! Voce acha que corro muito risco de ser deportado? Eu realmente nao posso ser deportado, estou com planos de morar aqui e quero vamos casar com a minha mulher e nos vamos ter um filho ! o que voce me aconselha a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Petrus!

      Sim, lembro de ti sim. Que bom que conseguiu visitar a Rússia.
      Não sei bem como funciona depois que o visto de turista expira, mas, se você está fora do país, teoricamente o tempo de visto de turista começa a contar de novo do zero. Cuidado com esses caras da fronteira, porque muitas vezes essas "multas" não existem. Só pegam a sua grana e te colocam em maus lençois. Não acredito que seja deportado, mas não posso te garantir nada, já que meu conhecimento nesse campo é muito limitado. Você pode pedir para a sua namorada investigar melhor isso, já que suponho que o russo dela seja bem melhor que o meu. Seguro que ela vai encontrar.

      Boa sorte para vocês.

      Excluir
  5. Ola Luciano. Eu estou indo para a Russia pela segunda vez. Na primeira vez eu fiquei apenas 5 dias na região de Pskov, eu entrei por fronteira terrestre com a Letônia e regressei pela mesma. Dessa vez eu vou novamente entrar por terra na fronteira com a Georgia e seguir até a Mongólia. A minha duvida é como mim registar no ФМС no qual você descreveu no seu post. Eu inicialmente terei 90 dias e mais para frente gostaria de alargar o meu período para mais 90 dias.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Desconhecido.
      Bom, se você vai ficar em algum hotel quando entrar no país, eles te registram no momento que você chega. Leva algum tempo, você tem que preencher um formulário e depois te dão o papel do registro. Se você vai ficar na casa de alguém, você e a pessoa vão ao FMS com o seu passaporte e o do seu anfitrião e eles fazem todo o processo. Basicamente é isso.

      Excluir
    2. Ola novamente Luciano. Como eu faria para ter mais 90 dias, o processo é difícil, é necessário algum tipo de pagamento ou demonstrativo de renda que suporte esses mais 90 dias?
      Eu posso ir por mim mesmo e registar-me no ФМС, é necessário estar com hotel reservado? Eu pergunto isso, pois normalmente eu vou acampando pela estrada.
      Novamente obrigado!

      Excluir
    3. Olá Ark.
      Bom, pelo que me parece, você não precisa pagar nada e você só precisa ir ao ФМС e pedir a extensão. Suponho que o seu anfitrião deva ir com você, ou você pode pedir para o seu hotel extender o seu visto. Não é um processo muito complicado, pelo que pude entender. Você apenas preenche um novo requerimento de registro e espera ao menos um ou dois dias.
      De bada. Espero que possa ficar bastante tempo por aqui!

      Excluir
  6. Obrigado pelas respostas Luciano, contudo ainda resta-me uma duvida. Ao que mim parece eu não poderia ir por mim mesmo no ФМС e fazer o processo por mim mesmo, verdade? Segundo você se eu ficar em algum hotel eles podem fazer esse processo para mim, mas a minha duvida com relação a isso é o seguinte, qualquer hotel faz esse tipo de registro ou somente alguns deles? Quanto tempo eu teria que ficar hospedado até que o meu registro fique pronto? Depois do registro ficar pronto eu já posso seguir viagem ou teria que esperar esse registro entrar no sistema da policia russa.
    Eu tenho essa duvidas e no próprio site da embaixada russa ou pela internet não existe muito esclarecimento sobre essas questões, somente aqui em seu blog eu encontrei informações para as minhas questões.
    Eu estive na Russia antes e é bem como você falou sobre a questão da língua, as pessoas por lá somente falam russo. Na imigração os policias não falavam inglês e somente mim deram um papel que agente preenche no momento, mas não falaram sobre o registro no ФМС, talvez eles até falaram, mas eu os entendiam. A minha sorte foi que só fiquei por 5 dias lá.
    Claro, eu desejo ficar bastante tempo por ai, a minha primeira vez foi por pouco tempo, mas eu gostei muito! Dessa vez quero ficar pelos 180 dias, pois estarei cruzando a Sibéria.
    Se conseguir mim ajudar com essas duvidas eu serei realmente grato, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ark! Não, você não pode ir fazer sozinho. Você precisa fornecer um endereço na Rússia no momento do registro. Pelo que eu sei, todos os hoteis regularizados e estabelecidos oficialmente podem fazer isso. E se eu entendi bem, uma vez que você se registrou, você pode seguir viajando. Encontrei um cara em Tomsk uma vez que viajou para Vladivostok e foi de trem até Moscou. Ele levou menos que 90 dias para fazer isso. Agora, não tenho a informação sobre quando você se registra de novo por mais 90 dias, mas, como você vai estar ainda dentro do território, você vai precisar pedir para o seu hotel na época do seu segundo registro. Ou seja, quando você estiver chegando perto dos seus primeiros 90 dias, você pede para o seu hotel nessa época te registrar novamente. Não posso te confirmar se é isso mesmo, mas,seguindo a lógica, é o que me parece. Essa parte da extensão do visto de turista na verdade eu não sei muito à respeito, porque nunca conheci ninguém que o fez. Mas é que me parece. Eu te recomendo pedir para o seu hotel conseguir essas informações com o seu hotel que te registrar a primeira verz. Pela para eles reoclherem a informação direto do ФМС.
      Legal. Como você já esteve por aqui, já sabe como pode ser legal por aqui. Se quiser sugestões de lugares, pode procurar pela internet o pdf do livro "1000 лучших мест России, которые нужно увидеть за свою жизнь" que são so 1000 lugares na Rússia que você tem que visitar antes de morrer. Porque, parece que não, mas 180 dias é muita coisa. Para atravessar a Sibéria, você provavelmente vai precisar de uns 2 meses, ou até menos.
      Espero ter ajudado e que você curta a sua viagem. Desculpe a demora em responder.

      Excluir
  7. Opa Luciano, muito útil as informações! Eu estarei entrando na Russia desta vez pela fronteira com a Georgia e de la eu estarei seguindo em direção a Volgograd e depois para o Leste em direção a Sibéria até atingir a Mongólia. Sobre a questão dos 180 dias para muitas pessoas poderia parecer muito, entretanto para mim seria mais ou menos o adequado. Eu estarei cruzando a Sibéria de bicicleta e por isso que estou um pouco preocupado com relação a extensão do visto. Para mim 90 dias seria muito pouco para fazer um percurso tão longo. Eu ouvi que existe o trem transiberiano que conecta São Petersburgo até Vladvostok. Se eu tiver problemas ou dificuldades para prolongar o visto eu optaria para concluir o percurso de trem. Se você já fez ou saber algo sobre essa viagem de trem e poder compartilhar, a mim isso seria realmente de grande valia!
    Verdade! Eu achei a Russia um pais de ótimas pessoas! No meu caso, mesmo eu não sabendo falar russo as pessoas sempre estavam dispostas a ajudar. E sempre terminava na maioria dos casos convidando-me para tomar vodka. Infelizmente só fiquei sabendo depois de tomar o primeiro copo que recusar e segundo ou o terceiro ficava difícil. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, compreendo. Bom, então sim, acho que 180 dias vai ser bom para você. Sim, existe esse trem e quero escrever sobre ele, mas preciso usá-lo primeiro e ainda não tive a oportunidade, mas espero fazê-lo em breve.
      Sim, realmente, é difícil recusar a hospitalidade russa. :)

      Excluir
  8. Ola, por favor me responda se puder me ajudar, eu vim pra Russia como estudante , eu tenho o visto de estudante de 3 meses, depois quando acabou , eu sai do pais e entrei como turista, eu posso conseguir mais 90 dias como turista? pois entrei apenas 1 vez como turista , a primeira como estudante, voce sabe me dizer?
    fico no aguardo por favor,
    desde ja , obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Bom, não posso te responder com certeza absoluta, já que não sei tudo sobre as leis da Rússia. Eu diria que você pode conseguir a prorrogação sim, já que agora você está em outra condição. Mas, já que está no país, vá ao ФМС ou ao МФС. Eles podem te informar melhor. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano, não sabia desse ponto em que é possível estender o período de 90 dias por mais 90 dias enquanto turista. Quais os procedimentos para tal? É exigida alguma burocracia ou comprovação? Sempre achei q o limite era de 90 dias, então Rússia só em 6 meses novamente. Se puder me confirmar essa informação agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom, você só precisa fazer a mesma coisa que fez para se registrar a primeira vez, que está descrito aqui em cima que é ir ao FMS e pedir a prorrogação do registro.

      Excluir
  11. Esquci de comentar, eu moro em Moscow, tinha visto de trabalho. Então para essa extensão, eu forneceria o endereço do ap q moro com minha namorada. Será q é possível? Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visto de trabalho é uma coisa e de turista é outra. Cuidado para não misturar as coisas achando que é tudo igual, porque não é. Mas para extender o seu período como turista você por dar o mesmo endereço sim.

      Excluir
  12. Olá, Luciano. Vou à Rússia em maio/17. ficarei 5 dias em Moscou e irei em Volgogrado ficar mais 5 dias. Seria difícil encontrar um guia que fale português nas duas cidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, em Moscou pode encontrar, ainda que eu ache um pouco difícil. Em Volgogrado acho ainda mais difícil, mas nunca se sabe não é? Boa sorte.

      Excluir
  13. Amigo, após ficar 90 dias na Russia como turista, é permitido retornar após quanto tempo? 90 ou 180 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu sei, 90 dias. Mas melhor confirmar com alguém do ФМС

      Excluir
    2. Olá Luciano,
      Muito bom seu blog, ajuda bastante os brasileiros interessados em visitar a Russia. Estou com uma dúvida que talvez você possa ajudar. Entro no território numa 2a feira, por volta das 03 da manhã, pela fronteira com a Letônia, e saio via Moscou na outra 2a feira as 06 da manhã (num vôo para Madrid). Será necessário fazer o Registro Migratório? Pela informação que tinha o registro é necessário após o sétimo dia útil na Russia. Caso aconselhe fazer o registro onde seria melhor? Fico em hotel uma noite em V. Novgorod e em hostes em St Petersburg (3noites) e Moscou (3noites).

      Obrigado pela ajuda,

      Joaquim A Filho

      Excluir
    3. Olá Joaquim!
      Muito obrigado pelas palavras.
      Bom, não posso dizer com certeza se você precisa se registrar ou não, mas eu recomendaria fazê-lo, para evitar qualquer problema na hora da saída. Se você vai dormir em Veliky Novgorod, registre-se lá mesmo. Caso eles digam que nçao podem te registrar, façaõ em São petersburgo. E na hora da saída, não mencione nada sobre registro se não te perguntarem antes.

      Boa srte e espero que você goste da Rússia.

      Excluir
    4. Valeu a dica! E tenho certeza q vou gostar da Russia...
      Abç

      Excluir
  14. Oi Luciano!
    A Rússia exige uma validade minima do passaporte quando estamos entrando lá? Desde já obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Sim, seu passaporte precisa ter validade de pelo menos 6 meses quando você sair da Rússia.
      De nada!

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.