sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O kremlin de Veliky Novgorod

Olá amigos. Veliky Novgorod tem um dos kremlin mais antigos e mais bem conservados da Rússia (portanto, do mundo). Olha só o que você encontrará lá na sua visita.

O majestoso kremlin de Novgorod visto do alto
Primeiramente, chegar ao kremlin é bem fácil. Se você vem de trem ou ônibus vai descer no mesmo lugar, na rua Oktyabrskaya (улица Октябрская), próximo à estátua de Alexander Nevsky (Александр Невский). Bem em frente a essa pequena praça - não encontrei seu nome - há uma rua chamada Voskresensky bul'var (Воскресенский бульвар) que é reta e larga. Você segue por ela até uma praça chamada Voinskoy Slavy (сквер Воинской Славы). Neste lugar há alguns monumentos contando toda a história militar russa, desde tempos bem remotos até a Segunda Guerra Mundial. Depois de ficar neste lugar por alguns minutos (duvido que você passe incólume por ele), você pode escolher por qual lado quer ir, direita ou esquerda (nós fomos pela direita e voltamos pela esquerda). A rua do lado direito se chama Chudintseva (ул. Чудинцева) e a do lado esquerdo Lyudogoscha (ул. Людогоща). Seguindo por elas, você chega à praça onde está a estátua de Lênin e ao fundo está o parque do kremlin (Кремлёвский парк). Mas, como o kremlin é uma construção enorme, você o vê de longe.
Catedral de Santa Sofia no território do kremlin
O kremlin de Veliky Novgorod fica, como disse acima, atrás de uma praça onde está a estátua de Vladimir Lênin. Quando a praça termina, há uma pequena ponte que passa sobre o antigo fosso que protegia a fortaleza de invasores. Bem em frente ao portão de entrada há uma placa com um mapa das atrações que você encontrará lá dentro. Logo da entrada você já se depara com um enorme monumento construído em 1850 e que comemora os mil anos da cidade. Ele tem vários personagens importantes na história russa e foi inspirado em algo da imperatriz Catarina, a Grande, mas infelizmente não entendi bem em quê. Em oposição a esse monumento, que fica do lado direito da entrada, está a igreja de Santa Sofia (Софиский собор), construída por volta do ano 1050 (mas ninguém sabe exatamente quando) e que ainda está por lá. Infelizmente ela estava fechada. Bem perto da igreja estão alguns canhões e as balas usadas neles estão bem ao lado do portão de entrada dessa igreja. Apesar da idade, ela parece bem conservada e ainda é muito bonita com suas paredes brancas e cúpulas prateadas e uma central dourada.

Campanário muito bonito, mas que não vale tanto subir
Saindo desse primeiro local na entrada e indo mais para dentro da fortaleza, você encontra um campanário com muitos sinos e uma escada que sobe até uma sala que leva até um outro sino no alto do muro. Claro que para ir a esse lugar você paga (150 rublos). Mas, o mais importante é que nesse mesmo lugar você paga o mesmo valor para andar pelos muros do kremlin. Ignore o primeiro, que nem vale a pena e pense apenas no segundo. Andar pelos muros do kremlin é bem legal e você pode percorrer cerca de 70% de todo muro, que tem uma bela vista do interior da fortaleza de um lado e do rio Volkhov (Волхов) do outro. Você passa dentro de alguns merlões também enquanto percorre as ameias do grande muro feito de tijolos vermelhos. Dentro dos merlões estão expostas armas, armaduras e vestimentas antigas. Percorrer todo o muro leva mais ou menos uns 20 minutos, se você andar rápido. Como provavelmente vai parar algumas vezes, pode tranquilamente dobrar esse tempo. O nome desse passeio pelas ameias do kremlin é боевой ход, algo como "ronda de vigia", já que ele era executado pelos sentinelas que guardavam o kremlin e viam se tudo estava bem em volta.

O monumento aos mil anos da cidade
Ao final desse tour pelas paredes, você pode ir para a parte de trás do kremlin e curtir uma praia. Sim, às margens do rio Volkhov há bastante ateia e dá até para nadar nesse rio. Além disso, no verão, há passeios de barco. O portão de trás do kremlin leva a uma ponte sobre o rio, onde você a acessa a outra parte da cidade. Foi nas águas desse rio que as tropas de Ivan, o Terrível jogaram os corpos dos habitantes de Novgorod, que não queria muito se unir à Rússia unificada sob o comando do Principado da Moscóvia. Queriam continuar sua vida independente. Quando as tropas moscovitas entraram na cidade, dizimaram a população: dos cerca de 35000 habitantes à época, pelo menos 25000 foram assassinados e jogados no rio. Dessa vez o kremlin não conseguiu proteger os habitantes da cidade, visto que ela já estava fora da fortaleza. Uma coisa legal é que nas antigas notas de cinco rublos estava retrado esse kremlin. Pena que essa nota já não exista mais. Você pode ler mais sobre o dinheiro russo aqui.

Para terminar, um dado histórico: o kremlin original era feito todo de madeira. Ninguém sabe ao certo quando ele foi construído pela primeira vez, já que nem se sabe exatamente sobre a fundação da cidade. A única coisa de que se tem certeza é que no século X já existia kremlin, porque a catedral  de Santa Sofia foi construída já dentro do território da fortaleza. Essa versão de tijolos foi erguida no século XIV, segundo alguns documentos, em 1333 e foi finalizada em algum período na década de 1430. Os muros permanecem originais desde então. 

É isso senhoras e senhores. Essa postagem foi inteiramente feita no celular. Então, se algo parecer errado ou não estiver bom, deixe-me saber que os corrigirei quando estiver em um computador (no fim do mês). Se quiserem comentar algo sobre esse kremlin que realmente vale muito a pena visitar, é só comentar aqui embaixo ok? Até a próxima!

5 comentários:

  1. Привет, друг путешественника!

    Mais um post com o selo Aguiar de qualidade...rs. Bom, achei interessante a parte que você mencionou as armas expostas no kremlin. E aí vão as perguntas:

    1 - A partir de que época os russos adotaram as armas de fogo em seus arsenais(tais como mosquetes e arcabuzes)?
    2 - Ainda falando em armas: Como eram as antigas formações de artilharia, e o calibre dos projéteis?
    3 - Este massacre de Ivan, o Terrível, foi contra a Horda de Ouro ou foi contra outros eslavos que estavam sob domínio desta Horda?
    4 - Qual a altura (aproximada) dos muros do kremlin? dá pra ver a cidade toda de cima deles?

    Bom, por hora é isso. Хорошо поездка и хороший отдых!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!

      Muito obrigado pelas palavras. Fico contente que tenha gostado do post. Isso é realmente muito legal.
      Quanto às perguntas...


      1 e 2 - sinto muito, essas não tenho ideia de como responder.
      3 - não, ele atacou outros eslavos. A Horda de Ouro já havia sido "chutada" da Rússia há algum tempo.
      4 - a altura não sei precisar bem... talvez uns 10 metros. E não, hoje já não é possível ver tão longe, já que há muitos prédios altos que encobrem tudo ao redor, além das árvores que fazem esse trabalho.

      Mais uma vez obrigado pelas palavras e vamosficar atebtos porque está chegando a hora de grandes novidades aí no sul do Brasil, rs.

      До свидания!!

      Excluir
    2. Olá, meu mano!

      De fato, grandes novidades! E que me deixam ansioso pra caramba!

      Abraço!

      Excluir
    3. 1 As primeiras unidades regulares armados (Streltsy) com arcabuz apareceu na Rússia em 1550.
      https://en.wikipedia.org/wiki/Streltsy
      2 11-15 mm
      3 Houve unificação do país, "ferro e fogo"
      4 A altura das paredes de 12-22 metros
      A espessura da parede de 3,5 - 4,5 metros


      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.