domingo, 10 de janeiro de 2016

Os esportes na Rússia

Olá amigos. Gosto de esportes em geral. Então, por que não falar sobre esportes, não é? Vamos a eles.

Comemoração do título mundial de hóquei de 2014
A Rússia sempre foi uma potência nos esportes. Nos tempos da União Soviética então, eram ainda mais poderosos. Naqueles tempos, as pessoas  eram incentivadas a procurarem centros de treinamento de esportes e, os melhores, eram selecionados e continuavam sua vida nos esportes. Se as pessoas gostavam do esporte, mas não eram boas o bastante, não podiam seguir treinando. E o contrário também: se a pessoa não gostava de um esporte, mas era boa nele, acabava sendo mandado para treinar e defender seu país nas olimpíadas. Mas esse último caso era mais difícil de acontecer. As escolas dispunham de centros de treinamento e descobridor de potenciais futuros campeões e os país eram incentivados a levarem seus filhos para participar de competições já a partir dos 7 anos. Minha esposa esteve um tempo envolvida com ginástica rítmica, por exemplo. A Rússia é considerada a herdeira da URSS nos esportes, embora ela fora composta por 15 países.

URSS bate os EUA no basquetteem 1972
O esporte nacional russo é o hóquei no gelo. Muitos russos são fanáticos por ele e o time nacional é realmente muito bom, mesmo que em 2015 ele tenha perdido a final do campeonato mundial por 6x1 para o Canadá. Mas os russos já haviam vencido em 2014, além de serem os maiores campeões na modalidade. O futebol também é bastante popular no pais. A seleção soviética foi campeã europeia na primeira edição do campeonato europeu de seleções nacionais (Eurocopa) em 1960. Nas olimpíadas, o futebol ganhou duas medalhas de ouro (1956 e 1988) e há um histórico informal de que o time soviético sempre foi prejudicado pela arbitragem. No basquetebol olímpico os soviéticos foram um dos poucos países que bateram os EUA, grande potência no esporte, faturando a medalha de ouro em 1972 e 1988. O voleibol dos russos é forte e eles ganharam diversas medalhas de ouro, dominando a versão feminina do esporte nos anos 60 e 70 e a masculina já vem forte desde os anos 80, inclusive vencendo o Brasil duas vezes (Liga Mundial de 2002 e Olímpiadas de 2012) e ganhando dos tupiniquins dois campeonatos nos quais os brazucas eram amplamente favoritos. Na ginástica os russos também são bastante fortes e tradicionais, principalmente na ginástica rítmica feminina, tanto individual quanto em equipes. No atletismo, especialmente nas competições de saltos, os russos são competidores fortes, sendo a sua última grande a saltadora com vara Elena Isinbayeva (Елена Исинбаева), bicampeã olímpica e que já quebrou o recorde mundial da sua modalidade 28 vezes (até o final de 2015)! Na natação também já ganharam as suas medalhes. Enfim, a Rússia e a União Soviética foram (e são) grandes competidores e também vencedores. 

Parque olímpico de Sochi. O circuito de F1 também fica aqui
Mesmo com todo esse potencial, a URSS não sediou muitos grandes eventos internacionais. O maior foi, sem dúvida, a Olimpíada de Moscou de 1980, que teve o triste boicote do bloco capitalista e que foi "devolvido" na Olimpíada de 1984 em Los Angeles, quando os países socialistas não se juntaram à competição. Após a queda da URSS em 1991, pouco a pouco a Rússia vem se tornando palco de grandes disputas desportivas. Em 2013 o campeonato mundial de atletismo foi disputado pela primeira vez em Moscou. Desde 2014 é disputado o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 na cidade de Sochi, perto da fronteira com a Geórgia. No  mesmo ano e na mesma cidade aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em território russo. Em 2015 o mundial de natação foi realizado na cidade de Kazan. A próxima Copa do Mundo de futebol terá lugar na Rússia em 2018. Há planos para a realização de outros eventos de grande porte nas terras geladas da Rússia.

Por ora é isso. Falei de forma resumida porque pretendo falar mais dos esportes de forma individual no futuro. Se quiserem perguntar algo, só deixar aquele comentário aqui embaixo ok? Até a próxima!

6 comentários:

  1. Privet, Nobre Luciano!

    Que interessante! Nunca tinha ouvido falar sobre o boicote do jogos nestas duas edições. É triste como muitas vezes os governos são os primeiros a dar o mal exemplo na disputa de ideologias.
    Uma pergunta: O GP da Rússia agora é fixo no calendário da F1?
    Mais uma: Em que época do ano é disputado o mundial de hóquei?

    Bom, por hora é isso. Grande abraço e uma boa viagem))
    Poka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Привет Клебер!

      Sim, infelizmente esses episódios de voicote foram lamentáveis, e por razão que não têm nada a ver com esportes. Espero que não aconteça de novo.
      Sobre as suas perguntas, essas são rápidas de responder: 1 - sim, ele entrou para o calendário em definitivo, mas besse ano será disputado em maio, diferente dos anos anteriores, quando acontecia no começo de outubro. 2 - se eu me lembro bem os mundiais de hóquei são disputados ou no começo do ano, normalmente em janeiro ou no final, em novembrp ou dezembro, mas ainda preciso confirmar essa informação.

      Muito obrigado e grande abraço para vocês! :)

      Excluir
    2. Os mundiais de hóquei sempre são disputados em maio)

      Excluir
    3. E ai camarada, tudo bem? Gostei muito do seu Blog, sou um Russo de coração, pretendo ir até aí na copa, principalmente para conhecer a cidade de Pedro ...

      Parabéns!!!

      Excluir
    4. Valeu rodolfo! Espero que possa vir. Tenho certeza que não se decepcionará e não vai querer ir embora. :)

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.