quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Usando o caixa eletrônico na Rússia

E aí pessoal! Quando você estiver passeando pela Rússia, pode ser necessário usar o caixa eletrônico. E agora, o que fazer? Bom, vamos respirar fundo e tentar entender como pegar o seu dinheiro na Rússia.

Prepare-se para encontrar caixas eletrônicos diferentes aqui
É claro que existem muitos bancos na Rússia e cada um deles tem sua própria estrutura de lay out de tela e coisas assim. Mas existe um certo padrão neles. Por exemplo, quando você vai aos caixas eletrônicos de agências bancárias, você pode encontrar máquinas de dois tipos, uma mais alta e "magra". Ela normalmente está vazia ou com uma fila pequena. São caixas para pagamentos de contas, consulta de saldo e outros serviços dos clientes. Não dá para sacar dinheiro neles. Há também um caixa mais baixo e mais "gordo", bem grande e quadrado. Esse faz as mesmas coisas que o primeiro mais fino, mas também dá dinheiro. Então, se estiver precisando sacar, vai precisar enfrentar a longa fila do caixa "gordo". Muitos caixas eletrônicos, quando têm um cartão de outro país introduzido nele, oferecem a opção de usá-lo em inglês e as vezes até outras línguas. Mas nem sempre é assim. Os caixas do Sberbank (Сбербанк) por exemplo, o maior banco russo, não deram essa opção ao meu irmão que usava seu MasterCard por aqui. Tinha que se virar para fazer as coisas em russo mesmo. Mas, depois de algumas vezes usando, você vai pegando o jeito da coisa.

Os da esq. (maiores) realizam saques; os da dir. não
Vou dar o significado das opções que você pode encontrar nos caixas eletrônicos. Não estarão todas, claro. Entretanto, acredito que quando você está viajandode férias, as únicas que vão te interessar é poder sacar dinheiro e ver o seu saldo. Mas ver o saldo eu não consegui, mesmo que tentei usar o cartão do meu irmão para isso. Acredito que só pelo internet banking seja possível ter essa informação. E sempre fique atento ao que está escrito. Eles usam mais ou menos as mesmas palavras para os serviços padrão oferecidos por um caixa eletrônico, então, você pode encontrar algumas variações nas mensagens mostradas. Se não tiver certeza do que está escrito, peça ajuda a um funcionário do banco ou algum conhecido de confiança. Não aceite a ajuda de qualquer um, nunca se sabe com quem você está lidando.

Depois de escolher seu cartão, pedirão sua senha nessa tela
Sem mais delongas, vamos ao que você provavelmente encontrará nas telas dos caixas eletrônicos da Rússia. Pegarei como primeiro exemplo o menu principal do Sberbank® (Сбербанк), que é o maior banco do país e o caixa eletrônico mais fácil de encontrar por aí. Você o pode identificar de longe, já que ele é todo na cor verde. Você encontrará as opções explicadas abaixo depois de escolher a bandeira do seu cartão e digitar sua senha (exemplo da tela da senha aqui ao lado). O главное меню (menú principal) é dividido em duas colunas com quatro opções cada. Primeiro colocarei as quatro opções da coluna da esquerda, depois as quatro opções da coluna da direita.

Menu principal do caixa eletrônico do Sberbank
ЗАПРОСИТЬ БАЛАНС - opção para você ver o seu saldo. Se você escolher essa opção, a tela mudará e você terá de escolher entre на экран на чеке. A primeira é para mostrar seu saldo na tela e a segunda para você imprimir o seu saldo em um talãozinho. Como disse acima, não conseguimos fazer essa opção funcionar com o cartão do meu irmão.
ЛИЧНЫЙ КАБИНЕТ, ИНФОРМАЦЯ И СЕРВИС - é como o seu "escritório virtual", onde você encontra diversas informações relacionadas a sua conta. Se você não tem conta no Sberbank, ignore isso.
ПОДКЛЮЧИТЬ СБЕРБАНК ОНЛ@ЙН И МОБИЛЬНЫЙ БАНК - instalar a aplicação online do Sberbank para computador e celular. Outra coisa para ignorar.
БОНУСНАЯ ПРОГРАММА - programa para ganhar bõnus se você é cliente do banco. Não perca seu tempo clicando aqui (a menos você seja um correntista do Sberbank).
-----//-----
Depois de escolher a opção de saque, selecione quanto vc quer
ОПЛАТИТЬ МОБИЛЬНУЮ СВЯЗЬ БЕЗ КОММИСИИ - recarregar seu celular sem pagamento de taxas adicionais. Meu irmão não usou essa opção quando esteve por aqui, então, não posso garantir que funcionará contigo (embora eu acredite piamente que não dará).
ПОЛУЧИТЬ НАЛИЧНЫЕ - saque. Esse sim é importante. Logo após escolher essa opção aparecerá uma tela com os valores que você pode sacar (para estrangeiros só mostram valores altos como 3000, 5000 e 7000) junto com a palavra получить (retirar). Se quiser sacar uma outra quantia, escolha другая сумма, que significa "outro valor". Digite quanto você quer e aperte o verde. Ele perguntará se você quer, após retirar o dinheiro, receber um talãozinho com o valor sacado. Se você não quiser, escolha без чека. Caso você queira o comprovante do saque, você deve escolher напечатать чек. A opção realçada é a primeira (без чека), talvez para economizar papel. Então, fique esperto. Quando se usa o cartão do Sberbank, aparece também a opção abaixco como um botão verde, como na foto.
ВНЕСТИ НАЛЧНЫЕ - depósito. Outra coisa que não tentamos fazer com o cartão dele, mas não acredito que seja possível depositar rublos em uma conta do Brasil por exemplo e de outro banco. Pode deixar essa opção para lá.
ПЛАТЕЖИ И ПЕРЕВОДЫ - pagamentos e transferências. Não usamos também, mas acredito que é para os correntistas. Ignore isso também.

Caixa eletrônico do VTB, dos que dão dinheiro
Acredito que o segundo banco que você encontrará em maior número pela Rússia é o VTB® (ВТБ). Ele também é um banco estatal, talvez por isso esteja tão espalhado pelo país. A cor predominante dos caixas eletrônicos do VTB é o azul e com toques de cinza. Não sei se como o Sberbank ele também tem caixas que não fazem saque, já que nunca o usei (uso só o Sberbank por ser o meu banco e não pagar taxas de conveniência e coisas assim), mas acredito que aconteça o mesmo, já que pude ver por aí tanto caixas grandes e gordos como o do Sberbank e altos e magros também. Então, fique atento. Vou mostrar a tela do menu principal do VTB aqui embaixo, mas não sei o que vem depois que você escolhe as opções, como expliquei com o Sberbank. Como eu já disse, nunca usei esse caixa eletrônico. Mas acho que qualquer dia usarei, só para ver como é. Bom, vamos ao menu do VTB. Colocarei as palavras russas em itálico porque a fonte que eles usam nesses caixas parece com a fonte que uso aqui no blog quando em itálico. Acho que facilitará a comparação com a imagem.

Menu principal do caixa eletrônico do VTB
Lá em cima está escrito "Escolha o tipo de operação" (Выберите тип операции)
Выписка - extrato bancário. Para clientes apenas

Платежи - pagamentos. Não acho que você possa usar isso com seu cartão de outro país.

Вклады и переводы - investimentos e transferências. Como você deve ter percebido, é para clientes apenas.

Смена ПИН-кода - mudar a senha do seu cartão. Ignore.

---//---

Получение наличных - saque. Ainda não sei o que vem depois, mas tentarei descobrir

Остаток по карте - saldo. Não testei, mas não sei se funcionará com você.

Прием наличных -  depósitos. Não tentei fazer nenhum depósito nesse banco, mas talvez você consiga usar.

Отменить - cancelar

Por enquanto é isso estimados. Claro que a Rússia tem muito mais bancos que apenas esses dois, mas os dois que eu tentei exemplificar acima são disparados os que você encontrará pelo país. Recomendo a, se não encontrar algum deles por perto, dar mais uma caminhada e procurar algum deles (de preferência do Sberbank, que é mais fácil). Se tiver alguma pergunta, é só escrever aqui embaixo. Até a próxima!

5 comentários:

  1. Se não me engano no Sberbank também tinha a opção de utilizar os serviços em inglês, mas foi usado apenas em russo. No VTB que foi usado uma vez lembro que na tela inicial tinha a opção de escolher entre Mastercard ou Maestro, mas o restante era tudo em russo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano eles oferecem usar em inglês sim, ao menso no Sberbank. Depois vou usar o VTB e tentar pegar mais detalhes, mesmo que no meu caso não sei se fará grande diferença.

      Excluir
    2. Parqbens pelas dicas pra quem vqi sacat dinheiro.

      Excluir
  2. Muito útil o post Luciano, obrigado !

    ResponderExcluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.