domingo, 1 de maio de 2016

1 de maio: o dia do trabalho na Rússia (e em quase todo o mundo também)

Olá amigos. Peço desculpas pela ausência. O dia do trabalho também é comemorado como feriado na Rússia. Olha só o que acontece nesse dia por aqui.

Comemorações do dia do trabalho em Saratov
Bom, como você já sabe, o dia 1 de maio nesse ano de 2016 caiu em um domingo. No Brasil esse feriado foi "perdido", ou seja, você ficará de "folga" no domingo. Quem trabalha no domingo (como eu já trabalhei) normalmente não tem feriado nem nada disso, então, não acho que faça uma grande diferença para eles. Aqui na Rússia não. Como o feriado é no domingo, o feriado é "comemorado" na segunda feira. Na verdade, segundo o calendário oficial do governo para esse ano,as repartições públicas não funcionam nos dias 30 de abril, 1, 2 e 3 de maio. Pelo que eu sei, na Inglaterra e Alemanha também é assim (feriado na segunda feira). Mas, por algum motivo que até agora desconheço, vou ter só um dia de feriado (segunda feira). Preciso investigar melhor o porquê. E, por uma coincidência, neste ano, no dia 1 de maio também é comemorada a Páscoa e temos o GP da Rússia de Fórmula 1. Muitas coisas no mesmo dia, por coincidência.

Símbolos do dia do trabalho soviético
Desde o começo do século passado ela é comemorada na Rússia. Oficialmente, o dia 1 de maio começou a ser um feriado nacional dedicado ao trabalho em 1918, após a ascensão ao poder do partido comunista. Durante os anos, a data foi sempre mudando de nome, como "feriado internacional da solidariedade do proletariado", "dia dos trabalhos do mundo", "dia internacional da solidariedade dos trabalhadores" e outros. Nesse dia, as pessoas vão à praça principal da sua cidade e caminham pelas ruas, pelos parques etc. Às vezes as aglomerações de pessoas caminhando se confundem com uma espécie de marcha, mas não há uma organização para tal. Pode parecer um desfile (e algumas entidades realmente organizam desfiles), mas não é. Outros vão para as suas datchas, que são as casas de campo russas, das quais falarei no futuro, ou vão passear por bosques, florestas e lugares junto à natureza. Não há grandes shows de artistas populares e coisas assim, como lembro que acontecem em São Paulo, por exemplo. Esse feriado é conhecido também, nos dias de hoje, como o "primeiro dia para fazer shashlyk (churrasco)", porque é quando já se sabe que não vai mais ficar frio e a primavera chegou em definitivo a partir de agora, a tendência é só ficar cada vez mais quente e florido por toda parte. Além disso, é como uma espécie de preparação para as grandes celebrações do Dia da Vitória, sobre qual já falei também.

Às vezes não dá para viajar no feriado, mas não ter churrasco...
Nos tempos soviéticos, segundo as memórias da minha esposa, o dia do trabalho era uma grande celebração na URSS. Havia o componente ideológico, é claro, que era a obrigatoriedade de participar da festa, levar cartazes elogiando, defendendo e exaltando a empresa que você trabalhava, fotos de Lênin, com várias frases dedicadas ao líder soviético, as crianças ganhavam a sua bandeira da União Soviética etc. Apesar disso, as pessoas não se sentiam coagidas e participavam de bom grado das comemorações. As pessoas saíam às ruas para andar pela cidade, conversar com todo mundo etc. As ruas se tornavam grandes parques, onde as pessoas se divertiam. Tudo isso com boas doses de demonstrações nacionalistas e de orgulho patriótico. Mal comparando, era quase como antigamente era o carnaval no Brasil, mas sem pessoas dançando ou fazendo bagunça por aí. Não que o carnaval seja desordeiro, mas muitas vezes acabam acontecendo episódios de confusões, para dizer o mínimo, o que não ocorria na antiga URSS.  

Basicamente é isso senhoras e senhores. É um feriado legal esse do dia 1 de maio. Minha esposa, que é russa, mandou uma receita de como fazer shashlyk (ou seja lá como se escreve) e você pode encontrá-la aqui. Espero que você aproveite o seu feriado. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que bom que ai vocês comemoram na segunda! Aqui foi um dia normal, a não ser o supermercado, estavam todos fechados! Muito legal o povo se reunir. Gostaria de saber, a economia russa vai bem? Faz parte dos BRICS né e a China e o Brasil não estão muito bem, mas charo que o não vai bem da China continua com crescimento de 7% ao ano! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho muito bom isso de poder comemorar na segunda feira.
      Não, a economia russa não vai muito bem não. Dos BRICS, Brasil e Rússia estão indo pior no momento e parece que a Índia que está bem no momento. Mas o governo sempre diz que já está investindo para as coisas melhorarem. Vamos ver no que dá. Abraços.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.