terça-feira, 24 de maio de 2016

Operadoras de telefone celular (móvel) na Rússia

Olá senhoras e senhores. Hoje em dia é bem fácil ter o seu próprio SIM Card e os telefones normalmente são desbloqueados. Então, quando chegar à Rússia, eu te recomendaria comprar um para facilitar a sua vida. Mas, quais são as operadoras de telefonia móvel da Rússia?

As 4 principais operadoras de telefonia móvel da Rússia
Para começar, posso dizer que os números de telefone russos sçao um pouco mais curtos que os números brasileiros. Os números de telefone russos começam pelo código internacional do país, que é +7 ou com 8. Qualquer um dos dois pode ser, mas nunca os dois juntos. Depois, vem o código da região (se for um telefone fixo) ou o número da operadora (se for um celular), sempre dentro de parênteses. Depois vem o número do telefone em si. Dependendo da região ele pode ter seis ou sete números. Acho que falar com exemplos é melhor. O número de telefone da embaixada brasileira em Moscou, por exemplo, é 8 (495) 363-03-66. Você pode trocar o primeiro 8 por +7 se você estiver na Rússia. Se estiver fora da Rússia, não dá para usar o 8. Dentro dos parênteses está o número da região de Moscou, já que esse telefone é fixo e os outros sete números são o número de telefone do lugar. Se você vai telefonar de um fixo em Moscou para este número, você não precisa colocar nem 8 nem (495). Mas, se você vai ligar para um celular, sempre precisa dos códigos antes do número. Falemos agora rapidamente das operadoras.

Modelo de "Babushkafon" ou "telefone para a vovó"
Basicamente, como acontece no Brasil, existem as quatro operadoras "grandes". Elas são: Beeline, Megafon, MTS e TELE2. Além dessas, existe uma quinta operadora que vem crescendo bastante nos últimos tempos chamada Yota. Cada uma tem suas particularidades e peculiaridades. Se essa é a primeira vez que você ouve falar dessas operadoras, vou tentar dar uma pequena introdução a elas para você. Se já as conhece, talvez eu diga algo que você não sabia... ou talvez você me dirá algo que não sei (o que é muito bem-vindo). Vamos a elas então.

Beeline (Билайн ™) - uma das maiores operadoras do país junto com a MTS. Quase todos têm um SIM da Beeline ou da MTS. Isso acontece por causa da sua grande cobertura de voz, mesmo em regiões mais remotas e o que não falta na Rússia são regiões remotas. Muitas vezes quando fico sem sinal começo a procurar por alguma rede e quase sempre encontro uma fraca da Beeline e às vezes da MTS. Os serviços de internet são bons, segundo me falam, mas eu nunca testei.

Hoje é difícil encontrar um desse pela Rússia (como no Brasil)
Megafon (Мегафон) - apesar de ser uma das mais conhecidas e utilizadas (diria que é a terceira maior), não conheço ninguém que tenha um SIM Card dela. Pelo que me contam, os serviços dela são mais ou menos parecidos com os das outras operadoras convencionais.

MTS (МТС) - é apenas uma questão de percepção minha, mas, essa MTS me parece a maior operadora russa. Muitas pessoas têm um SIM Card dessa operadora e ela é a que tem mais quiosques e lojas em shopping centers e nas ruas, pelo que percebi. Eles têm uma boa cobertura de voz (se entendi bem, a melhor) e alguns planos que podem ser itneressante para outros MTS. Além disso, se você usar o seu SIM brasileiro, provavelmente ele entrará em roaming com a MTS. Ao menos o do meu irmão, que é um Vivo, mostrava como parte da rede MTS.

TELE2 (ТЕЛЕ2)  - eu usava o SIM dessa operadora e bem, nem sei dizer o que ela tem de diferente das outras. É uma operadora com boa cobertura de voz e dados mas nunca, NUNCA consegui usar o 4G que ela diz que oferece para os clientes. Mas, com 100 rublos por mês eu podia usar internet ilimitada e dava direito a 30 minutos de graça para outro TELE2 e SMS a 2 rublos (se não me engano não usei nenhuma vez).

Na minha opinião, a melhor operadora
Yota - de todas as operadoras nacionais, é a menor. Na verdade ela é a menos conhecida, por ser mais recente. Pelo que eu entendi, eles usam uma tecnologia diferente (não me pergunte qual porque não sei qual é, mas não tem nada a ver com Nextel) que te permite telefonar para todo o território russo sem roaming. Isso é realmente muito bom, especialmente no caso da minha esposa, que mora na Sibéria, mas tem toda a família na parte europeia do país. Ela usava os serviços da MTS e eu da TELE2, mas ambos trocamos para Yota. Além dessa vantagem do roaming, dependendo da sua tarifa mensal (na região de Moscou é 450 rublos, aqui em Tomsk é 230 rublos) você ganha 100 minutos gratuitos de voz para outro Yota, SMS a 1,90 rublo cada, além de internet ilimitada em 4G, sem restrição de megas urtilizados! Para mim a troca foi ótima. Minha esposa também está bastante satisfeita. Então, se você quer uma dica de SIM Card para usar na Rússia, eu te recomendaria usar os serviços da Yota. E uma última vantagem é que os números deles são normalmente fáceis: começam com +7 (999)

As outras operadoras são menores. Geralmente são apenas locais. Tanto que eu com dificuldades me lembro de algumas, como a Delta (de São petersburgo), Astarta, Uralvestcom e outras. Basicamente, os russos têm uma das quatro primeiras operadoras, mas a Yota vem crescendo (mando um obrigado para o meu aluno Vlad que me falou sobre essa operadora, porque não estava feliz com a minha).

É isso senhoras e senhores. Para maiores detalhes sobre tarifas e coisas assim, melhor consultar diretamernte as operadoras ou algum amigo russo (a) que você tenha, além de saber quais serão suas necessidades quando estiverem na Rússia (voz, dados, SMS etc). Se você tiver alguma pergunta, pode mandar que eu tentarei responder. Só não me pergunte quanto custa não sei o quê porque não trabalho em nenhuma operadora então, não sei nada de preços. Até a próxima!

13 comentários:

  1. Olá, meu irmão!

    Post interessante e instrutivo. A operadora de telefonia móvel que utilizo é a TIM. Que - diga-se de passagem - fornece um serviço muito aquém do prometido. Nunca gasto menos de R$ 100,00 por mês(só no celular da Dani). Por aqui também são agora quatro operadoras - conforme mencionou - que formam um cartel: Vivo, TIM, Claro e Oi. Sem comentários...
    Bem, meu nobre, uma pergunta:
    1 - O que é um babushkafon? É um lançamento comercial de uma das operadoras daí, ou é uma piada por causa da aparente falta de recursos do aparelho na foto?
    2 - Como é possível haver boa cobertura 4G em um território tão vasto, visto que a 4G é uma tecnologia que trabalha em ultra alta frequência( que pode chegar a até 1,1 TeraHertz)e que possui um alcance máximo não superior a 400Km de raio?
    Bom, obrigado como sempre, nobre professor!

    Abraços para vocês dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber! Desculpe a demora em responder. Estava resolvendo problemas em Moscou, mas já estou de volta.

      Aqui eu não sei se rola um cartel dessas companhias. Se existir, não é tão claro como é no Brasil. Eu usava Claro no Brasil e sempre timha problemas com sinal.

      Sobre suas perguntas:
      1 - sim, na verdade é só um nome informal, um apelido que as pessoas deram para esses telefones com teclas grandes e poucos recursos além de fazer e receber chamadas. Quando ousuário é um homem, é chamado "dedushkafon".
      2 - rapaz, boa pergunta. Imagino que haja alguma central superpotente em Novosibirsk, que é a terceira maior cidade russa e que fica a 260 km de Tomsk. Mas é apenas uma suposição.

      Muito obrigado uma vez pelo qpoio. Grabde abraço para vocês!

      Excluir
  2. bem parecido com o nosso: Vivo, tim, claro e oi. ótima dica! abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciano! Em Setembro estarei indo estudar em Tomsk. A diferença cultural é muito grande e começou a bater um desespero rsrs. Mas lendo seu canal tenho ficado mais tranquila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown! Tudo bem? Você foi para Tomsk no final das contas ou deixou pra lá? Já conheceu alguém para te ajudar nessa cidade?

      Excluir
  4. olá Luciano, parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar essas informações. Minhas dúvida é a seguinte:
    A utilização do SIM Card pela primeira vez num smartphone, precisa de alguma interação por voz ou é tudo configurado automaticamente?
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josenildo! Muito obrigado pela visita.
      Bom, quando comprei esses dois SIM (TELE2 e Yota) não precisei falar com ninguém. Consegui resolver tudo pela internet mesmo (e na verdade nem tem muito o que fazer). Mas, se você precisar de alguma coisa, normalmente os atendentes das lojas podem te ajudar.
      Abraço!

      Excluir
  5. No caso de ligações internacionais para o Brasil é melhor usar o skype ( gratuito ) ?
    Quanto custa uma ligação de celular para o Brasil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é melhor usar o Skype. Nunca liguei para um celular no Brasil. A internet pode te responder essa pergunta.

      Excluir
  6. Li um post na internet sobre o uso do wifi em São Petersburgo e lá dizia que era preciso um chip local para conseguir se conectar ao wifi público. Se eu comprar algum desses chips e colcoar no celular, consigo me conectar tranquilo? O procedimento é simples? *ps: não falo russo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginger.
      Bom, sim, você vai precisar de um chip para receber um sms que te autorize usar o wifi. E se você não fala russo, bom, o vendedor da loja pode cadastrar tudo para você. Mas você vai precisar falar em russo com o vendedor e depois você ainda precisa ligar para a operadora para um outro cadastro. Então, recomendo que pegue alguém de confiança para te ajudar com isso. Normalmente os vendedores fazem cadastros tarifas mais caras e coisas assim. Boa sorte!

      Excluir
  7. Como eu consigo um número da Russia morando no Brasil, não tem como eu viajar pra Russia pra comprar um chip. É que eu jogo jogos Russos, e alguns preciso confirmar pelo SMS, e se eu comprasse um chip funcionaria aqui? Sabe algum jeito que eu possa conseguir um número? Algum site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, não sei. Talvez se alguém que você conhecer alguém que vá para a Rússia pode pedir para ele comprar, mas, se funcionar no Brasil, vai ser muito caro.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.