sábado, 25 de junho de 2016

O metrô de São Petersburgo

Olá amigos. Eu gosto muito de trens e tudo relacionado a eles. Quando chego a uma cidade e ela tem metrô, já dou um jeito de ir experimentá-lo. Usei bastante o metrô em São Perersburgo e lhes conto como ele é.

Mapa do metrô de São Petersburgo
A primeira linha do metrô de São Petersburgo foi inaugurada em 1955. Como foi a primeira da cidade e foi fundada nos tempos socialistas, é lógico pensar porque a cor dela é vermelha. Outras foram sendo construídas e entregues à população ao longo dos anos, sendo a última linha nova a lilás, de 2008. Hoje são cinco linhas, respectivamente de 1 a 5: vermelha, azul, verde, laranja e lilás. Não há uma linha circular que liga diversas linhas como no metrô de Moscou, mas não parece ser necessário (apesar de parecer que estão esboçando algo assim, com a linha 6, marrom). No centro da cidade as linhas são todas bem ligadas e em uma mesma estação pode ter até três linhas diferentes. Isso é bom, mas, como no metrô moscovita, quando a estação está em uma linha, ela tem um nome e quando está em outra linha, tem outro nome. E é a mesma estação, estão no mesmo lugar. Algo meio estranho para mim, mas parece ser comum na Rússia. O metrô de São Petersburgo já me parece bem completo mas continua em expansão. Três estações na linha lilás estão em construção e há projetos para a construção de novas linhas que levem para outras partes da cidade mais afastadas do centro.

Estação Tekhnologuitchesky institut
Pelo que pude ler depois, devido as características geológicas da cidade, o metrô de São Petersburgo é muito fundo. As longas escadas rolantes levam até dois minutos para te levar da plataforma até a rua e vice-versa. Em uma estação que agora me fugiu o nome, o tempo na escada foi de 2:20 (cronometrei). Quando você entra na escada rolante, você não vê o seu final, seja para cima ou para baixo. E leva algum tempo até que você consiga ver o final da escada. Alguns ficam impacientes e descem andando, mas subir não vi ninguém subindo. Nas minhas pesquisas encontrei que a escada rolante mais longa do mundo fica no metrô de São Petersburgo, na estação Admiralteiskaya (Адмиралтейская), na linha lilás. Ela tem 137,4 metros de comprimento e entrou para o Guinness Book desde a sua inauguração, em 28 de dezembro de 2011. E o estilo das escadas nas estações antigas centrais é parecido com o de Moscou, com suas lâmpadas arredondadas entre as escadas que sobem e descem. Nas estações mais novas, como em Moscou, as estações são menos artísticas e mais funcionais e modernas, com boa iluminação e luminárias em formato de globo. 

Estação de trens Finlyandskaya.
Daqui saem os trens para Vyborg
Os trens utilizados no metrô de São Petersburgo são iguais aos utilizados no metrô de Novosibirsk e no de Moscou. Não sei exatamente quando eles foram construídos, mas eles têm uma cara de anos 70 e 80. São azuis escerdeados por fora com um friso branco. Por dentro os bancos são de estofado marrom e os bancos são todos um ao lado do outro. Não existem bancos fazendo ângulo, só uma longa fileira encostado às paredes do vagão. Ele é muito barulhento e no verão é meio quente (acredito que seja frio no inverno). Existem alguns trens mais novos, mas eles ainda são poucos, como em todo o país. Eles têm bancos brancos em plástico duro e tem estofados no assento e no encosto. São um pouco melhores que os mais antigos, mas nem tanto também.

A mais longa escada rolante do mundo!
O preço do metrô em São Petersburgo até esse momento é de 35 rublos (atualização: em junho de 2017 o preço estava em 45 rublos). Uma coisa que é melhor que o metrô moscovita é que os cartões utilizados para destravar a catraca/roleta não são de papel e descartáveis, mas feitos de plástico e recarregáveis. Isso eu acho muito bom e me parece ser mais econômico. Diferentemente do metrô moscovita, você não um monte de cartões velhos jogados para todo lado. Também é possível comprar mais de uma passagem de uma vez. Você paga mais barato quando compra 10, 20 ou mais passagens de uma vez do que uma por uma. Mas tem que ficar atento porque eles têm uma validade limitada. Se você compra 10 viagens, por exemplo, elas são válidas por uma semana. Deixo aqui para vocês o link do site do metrô deles para você conferir os preços e validades (em inglês): preços de metrô de São Petersburgo

É isso amigos. Se tiver alguma pergunta, posso tentar responder, mas recomendo ver primeiro o site di metrô que coloquei aí acima. Até a próxima!

Update: às 14:33 do dia 3 de abril de 2017 houve um ataque terrorista no metrô da cidade e infelizmente algumas pessoas morreram (se não me engano, foram 11) e mais de 100 ficaram feriadas, segundo as fontes oficiais. O autor do atentado foi um quirguiz que também morreu na ação. Uma amiga nossa, que mora bem perto de uma das estações onde aconteceu o atentado, entre as estações Sennaya ploschad' (Сенная площадь) e Tekhnologuitchesky institut (Технологический институт) na linha azul iria usar o metrô naquela hora. Felizmente ela acabou desistindo de sair e ficou bem. 

5 comentários:

  1. Olá Luciano! Como vc está? Estou chegando em SPB na quarta feira e já vou pegar e ir até meu hostel na região central de ônibus/metrô. Já me ajudou muito tendo ali o mapa pois agora já estou bem mais tranquilo quanto às conexões que terei que fazer. Você vive em SPB? Abraço! Fabrício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício! Tudo bem, e você? Legal, tenho certeza que você vai gostar de SPb. Que bom que o mapa te ajudou. Não, não moro lá, moro em Tomsk, muito longe de SPb, mas quero visitar a cidade de novo, ela é demais! Abraço e aproveite sua estadia!

      Excluir
  2. OI, pode me informar se há elevadores ou algum suporte a deficientes fisicos no metrô ? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se me lembro bem existem algumas rampas, mas não me lembro de ter visto elevadores. Vou pesquisar a respeito.

      Excluir
    2. Olá, Carolina! Sou esposa do Luciano. Infelizmente, há poucas facilidades para os dificientes. Estão tentando melhorar, mas é difícil porque os metrô já foram construídos sem contar com isso. É sempre bom se o deficiente estiver com um amigo ou parente.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.