sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Divisões regionais da Rússia

Olá! Dessa vez venho só para dar algumas informações sobre a Rússia, de caráter de divisão política do seu enorme território.

Números das regiões nas placas de carro russas (fonte)
A Federação Russa (Российская Федерациа) é, como você já sabe, o país com maior extensão territorial do planeta. Dizem que é até maior que Plutão, o planeta que havia sido rebaixado, mas que parece que voltou à "primeira divisão" dos planetas, mas há controvérsias a respeito disso (ser maior ou não que Plutão). Esse vasto país é dividido em oitenta e cinco territórios. Esses territórios são classificados como Cidades Federais, Oblast', Krai, Repúblicas e Regiões Autônomas, cada um com níveis de autonomia diferentes. Além dessas, também há agrupamentos como as regiões brasileiras. Elas são chamadas de Distritos Federais. Uma coisa interessante é que você pode identificar de qual região vem um carro olhando o número do lado direito da placa. Cada uma das divisões do país tem um número de placa (algumas podem ter dois números diferentes, outras até três ou mais, dependendo da necessidade). Colocarei o(s) número(s) da(s) região(ões) em colchetes [] ao lado do nome do lugar. 

Simferopol', capital da Crimeia (fonte)
Antes de nominá-las, só queria dizer que encontrei versões em português para os nomes das divisões, mas alguns deles são bem diferentes dos originais em russo, imagino que por causa da falta de relação de alguns sons do russo no português. As vezes os nomes em português podem parecer um pouco estranhos (e até engraçados para os russos), mas é o que temos. Para você entender como fiz a descrição, coloquei o nome em português e em russo juntos, separados por uma barra. Quando o nome da capital da região é diferente do nome da região, ele está indicado em português apenas em parênteses após o nome em russo. Lembrando que, quando o nome termina em "-sky", ele é um adjetivo derivado do nome da cidade. Por exemplo "Krasnodarsky" é um adjetivo de "Krasnodar". As oblast são sempre femininas, ou seja, em russo você vai encontrar os nomes terminado em "-aya", como "Tomskaya Oblast'", que é a oblast de Tomsk. Após as devidas explanações, vamos aos nomes de todos os estados dentro da Rússia e suas divisões:

Sevastopol', na Crimeia (fonte)
Cidades federais (Федеральние Города)
São as cidades que já foram capitais da Rússia moderna e, após a retomada da Crimeia à Ucrânia, Sevastopol', a maior cidade da região, ganhou esse status. São os locais que recebem o maior investimento federal. Elas apenas são três:
Moscou/Москва [77, 99, 177, 197, 199 e 777]
São Petersburgo/Санкт-Петербург [78, 98 e 178]
Sevastopol'/Севастополь [92]

Oriel (fonte)
Oblast' (Область)
É o tipo de divisão que possui o maior número de territórios. São quarenta e seis no total. São divisões regionais equivalentes aos estados brasileiros. Além dessas, existe uma oblast' autônoma, a obscura Oblast' Autônoma Judia/Евреиская Автономная Область (Birobidzhan) [79], que tem um nível de autonomia um pouco maior, mas que não é tão independente quanto uma república, por exemplo. São elas:

Amur/Амур (Blagoveschensk) [28]
Arkhangelsk/Архангелск [29]
Astracã/Астрахан [30]
Belgorod/Белгород [31]
Bryansk/Брянск [32]
Chelyabinsk/Челябинск [74 e 174]
Irkutsk/Иркутск [38 e 85]
Ivanovo/Иваново [37]
Kaliningrado/Калининград [39 e 91]
Kaluga/Калуга [40]
Kemerovo/Кемерово [42 e 142]
Kirov/Киров [43]
Kostroma/Кострома [44]
Kurgan/Курган [45]
Kursk/Курск [46]
Leningrado/Ленинград (São Petersburgo) [47]
Lipetsk/Липецк [48]
Magadã/Магадан [49]
Moscou/Москва [50, 90, 150 e 190]
Murmansk/Мурманск [51]
Nijgorodsky/Нижгородский (Nijny Novgorod) [52 e 152]
Novgorod/Новгород [53]
Novosibirsk/Новосибирск [54 e 154]
Omsk/Омск [55]
Orenburg/Оренбург [56]
Oriol/Орёл [57]
Penza/Пенза [58]
Pskov/Псков [60]
Rostov/Ростов [61 e 161]
Riazan/Рязань [62]
Sakhalin/Сахалин (Yujno-Sakhalinsk) [65]
Samara/Самара [63 e 163]
Saratov/Саратов [64 e 164]
Smolensk/Смоленск [67]
Sverdlovsk/Свердловск (Yecaterimburgo) [66 e 96]
Tambov/Тамбов [68]
Tomsk/Томск [70]
Tula/Тула [71]
Tver'/Тверь [69]
Tyumen'/Тюмень [72]
Ulyanovsk/Уляновск [73 e 173]
Vladimir/Владимир [33]
Volgogrado/Волгоград [34]
Vologda/Вологда [35]
Voronezh/Воронеж [36 e 136]
Yaroslavl/Ярославл [76]


Stravropol' (fonte)
Krai (Край)
Nos dias de hoje não existe uma diferença real entre oblast' e krai. A diferença de nomes é apenas por conta da tradição. Nos tempos da União Soviética sim havia alguma distinção. O krai não poderia ter uma oblast' autônoma dentro de si, ao passo que poderia haver uma oblast' autônoma (que era mais comum naqueles tempos e que praticamente já não existem hoje em dia) dentro de outra oblast'. Uma curiosidade sobre os krai é que, com excessão do Perm'sky e do Stavropol'sky, todos fazem fronteira com outros países ou com o mar. São nove as regiões hoje denominadas como Krai:

Irkutsk (fonte)
Altaisky/Алтайский (Barnaul) [22]
Kamchatsky/Камчацкий (Petropavlovsk-Kamtchatsky) [41 e 82]
Khabarovsky/Хабаровский [27]
Krasnodarsky/Краснодарский [23, 93 e 123]
Krasnoyarsky/Красноярский [24, 84, 88 e 124]
Perm'sky/Пермьский [59, 81 e 159]
Primorsky/Приморский (Vladivostok) [25 e 125]
Stavropol'sky/Ставропольский [26]
Zabaikalsky/Забайкалский (Tchitá) [75 e 80]



Petrozavodsk (fonte)
República (Республика)
Elas são quase como um país com diversas regalias que as oblast' não gozam, como editaras leis próprias, ter seu próprio parlamento etc. São quase como um país independente, mas claro, estão todos sob o controle federal. Pelo que entendi, é como o Reino Unido, que tem quatro países independentes (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), mas estão juntos. Essas repúblicas não são independentes, mas se governam com largo nível de autonomia. Vinte e uma repúblicas compõe o país:

Adiguésia/Адыгея (Maykop) [01]
Altai/Алтай (Gorno-Altaisky) [04]
Bascortostão/Башкортостан (Ufa) [02 e 102]
Buryatia/Бурятия (Ulan-Ude) [03]
Cabárdia-Balcária/Кабардино-Балкарская (Nalchik) [07]
Cacássia/Хакасия (Abakan) [19]
Calmúquia/Калмыкия (Elista) [08]
Carachai-Circássia/Карачаево-Черкесская (Cherkessk) [09]
Carélia/Карелия (Petrozavodsk) [10]
Chechênia/Чеченская (Grózni) [20 e 95]
Chuvashia/Чувашская (Cheboksary) [21 e 121]
Crimeia/Крым (Simferopol') [82]
Daguestão/Дагестан (Makhachkala) [05]
Iacútia/Якутия {também chamada de Sakha/Саха} (Yakutsk) [14]
Inguchétia/Ингушская (Magas) [06]
Komi/Коми (Syktyvkar) [11]
Mari-El/Марий-Эл (Yoshkar-Ola) [12]
Mordóvia/Мордовия (Saransk) [13 e 113]
Ossétia do Norte-Alânia/Северная Осетия-Алания (Vladikavkaz) [15]
Tartarstão/Татарlстан (Kazan) [16 e 116]
Tuva/Тыва (Kyzyl) [17]
Udmúrtia/Удмуртская (Ijevsk) [18]

Aeroporto em Naryan-Mar (fonte)
Região Autônoma (Автономий Округ)
Outra região que é parecida com as oblast' e krai, mas, por conta da tradição, mantém sua denominação. Todas elas ficam em regiões remotas e de difícil acesso, sempre no norte que fica congelado no inverno. A Tchukotka é aquela pontinha do país que quase toca no Alasca. Existem quatro Regiões Autônomas na Rússia:
Tchukotka/Чукотка (Anadyr) [87]
Khanty-Mansisky/Ханты-Мансийски [86]
Nenetsia/Ненец (Naryan-Mar) [83]
Iamalo-Nenets/Ямало-Ненец (Salekhard) [89]

É isso senhoras e senhores. Para alguém que estude ou simplesmente goste de saber sobre a geografia da Rússia, essa postagem pode ser útil. Qualquer comentário relativo à postagem, é só escrever aqui embaixo. Até a próxima!

9 comentários:

  1. Olá tudo bem ..estou aqui novamente ...esses dias estava vendo um documentário sobre a vida das pessoas no Alaska..e saber que a Russia já teve um território pelas americas..os EUA compraram o Alaska dos russos...mas o que diz os historiadores russos sobre o assunto..é comentando isso nos meios academicos de história..geografia e politica?
    abraços...
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem vindo de volta.
      Bom, ninguém comenta nada sobre isso na verdade. A transação foi realizada e acabou por ali mesmo. Nesses meios que você citou as pessoas não discutem nada sobre isso. Normalmente são os que têm menos escolarização que o fazem e poucos dão ouvidos a eles.
      Avraços!

      Excluir
  2. Luciano..tudo bem..vc disse sobre as placas do carro ...tenho um amigo que foi a Usuhya-Argentina..ano passado e ele encontrou uma Captiva da Russia..eu entrei em contato com ele para pegar a placa do carro ..eu cheguei a ver essa foto..mas seu not havia sido roubado..
    mas la onde ele juntaram os viajantes de motos...carros aventureiros em si..nesse Captiva havia 3 russos..a história que corria nesse local era que os 3 eram de moscow..sairam no verão ai..cruzaram toda a Russia..colocaram o carro no Alaska e vieram descendo toda a America..e chegaram em Usuhaya em dezembro de 2014..e iam fazer o mesmo percurso de volta.que pena!!! a explicação que deu das placas ia confirmar se o carro era de Moscow..diziam tb que esses 3 russos ja haviam ido de Moscow até o continente africano, e também a Asia..
    no momento tem um brasileiro passando ai pela Siberia..

    um grande abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio carlos.
      Pow, que legal essa históiria. Isso é uma coisa que eu sempre quis fazer e espero fazer um dia: dirigir de uma ponta de um continente a outro. Para sair da Ásia onde estou para ir à América acho que é mais difícil, essa travessia da Tchukotka para o Alasca deve ser complicada, mas acho vale a pena. E dirigir para a África e Europa também deve ser muiot maneiro. pena que não deu para ver a foto, mas valeu pelo relato.
      Abraço para ti!

      Excluir
  3. Olá Luciano..não eh vendo páginas de viagem no Facebook .e tinha um brasileiro com seu carro esses dias aí perto de vc..em Novosibirsk..hj está na Coréia do norte..esse cara fez o que vc tem vontade de fazer e eu.. estou te enviando o link. https://m.facebook.com/pg/Nossa-Grande-Viagem-476918712450520/posts/?ref=page_internal&mt_nav=1 ..depois dever esse brasileiro ai na Rússia..nada demais ver russos na América do sul né...se por acaso não puder colocar link em comentários..minha intenção foi mostrar pra vc ..pois que eu vi sua cidade fica pertinho em termos de Rússia de Novosibirsk.. abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio Carlos!
      Legal. Não consegui ver o vídeo, mas é interessante saber que tem gente gfazendo isso. Me anima para tentar algo do gênero no futuro.
      E sim, Novosibirsk é "perto" daqui. 260 km, se não em engano. Isso dá 4 horas de ônibus ou trem.
      Abraços!

      Excluir
    2. Excluí sem querer o seu outro comentário, mas agradeço pelas plaavras e espero que continue por aqui.
      Abraços.

      Excluir
  4. Você sabe se nas republicas ou mesmo nas outras divisões regionais existem as penas de prisão perpétua ou de morte em caso de crimes graves?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a constituição federal diz que, dependendo da gravidade do crime, a pena de morte pode ser aplicada. Mas, na prática, nunca se usa. Está na lei para que não haja discussões sobre se deve ter ou não, mas existe um consenso que ela não deve ser usada. Mesmo se um dia alguém quiser aplicar tal pena, terá que passar por muitos julgamentos e tudo mais. Ninguém para quem eu perguntew jamais ouviu falar de aplicação de pena de morte. Sobre a prisão perpétua preciso me informar mais ainda. Depois eu digo o que encontrei.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.