quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A música na Rússia

Olá! Acredito que as pessoas não conheçam muito da música popular russa. Eu mesmo não conhecia antes de morar por aqui. Vou falar um pouco sobre algumas das coisas que os russos ouvem normalmente. Quero agradecer minha esposa e meus estudantes Meshkov e Tchugunov pela ajuda com os nomes de alguns artistas.

Serguei Sergueievitch Prokofiev (fonte)
Bom, para falar a verdade, eu conhecia algo da música russa quando ainda morava no Brasil, mas apenas música clássica. Imagino que seja claro que o músico/compositor mais conhecido é Piotr Ilitch Tchaikovsky, que tem um museu na cidadezinha de Klin, mas esse não é o único, existem outros. Claro que há outros como Glinka, Balakirev, Mussorgsky, Borodin, Rimsky-Korsakov, Prokofiev, Shostakovich, Stravinsky, Rachmaninov... a lista é longa. Provavelmente você conheça, talvez sem saber, músicas desses compositores. Tchaikovsky tem algumas composições bem famosas, como a "Valsa das Flores" do balé "O Quebra-nozes". Outro balé "O Lago dos Cisnes" é também bastante conhecido, além do "Concerto para Piano nº1" e outras. "Romeu e Julieta" (Prokofiev), "O Voô do Besouro" e "Scheherazade" (Rimsky-Korsakov), "A Sagração da Primavera" (Stravinsky), "Quadros de uma Exposição" (Mussorgsky) e diversos outros também estão entre os grandes clássicos da música erudita russa. Infelizmente esse tipo de música não é tão difundida quanto deveria, então, acho que vou usar mais tempo falando sobre o que é considerada a música popular russa.

Timati (fonte)
Se no Brasil o funk carioca é o estilo musical favorito entre os mais jovens ou com menor instrução formal, na Rússia o ritmo favorito dos populares é o rap que conta histórias da cadeia. Eu diria que é parecido com alguns funks "proibidões" que já ouvi, mas não são tão explícitos nas letras. Relatos de como era a vida na prisão também proliferam nesse estilo musical. Não é exatamente o tipo de música que eu goste, apenas ouço quando pego algum ônibus ou lotação e o motorista está ouvindo. Fiz algumas pesquisas e perguntas para algumas pessoas e descobri que alguns dos expoentes desse estilo musical aqui na Rússia são Timati (Тимати), MC Doni, Misha Mavashi (Миша Маваши), Kaspiisky Gruz (Каспийский груз), Basta (Баста) e Tchestny (Честный). Inclusive me lembrei que conheço uma música do Timati no qual ele satiriza (talvez "esculacha" seja uma definição melhor) uma cantora que citarei aqui abaixo, Alla Pugatchova. É uma música engraçada e recheada de palavrões, mas com boas rimas e que funciona bem. Se você não entende russo, pode gostar das batidas, mas se entende, acho que pode rir dela também. Ela se chama Ты кто такой? Давай до свидания. Fazendo essas pesquisas, percebi (não sei se por coincidência) que muitos desses rappers russos vêm do sul do país ou de países vizinhos das ex-repúblicas soviéticas, como o Uzbequistão, por exemplo. Talvez por terem normalmente a pele um pouco mais escura que o russo médio e possuírem uma feição diferente, mais próxima dos rappers negros norte-americanos. Mas isso é apenas uma suposição.

Alla Pugatchova (fonte)
No campo das músicas românticas populares, o maior sucesso, apesar de tanto tempo, ainda é a Alla Pugatchova (Алла Пугачёва), uma cantora dos tempos soviéticos que gravou alguns hits e ficou muito conhecida nos anos 80 por cantar bem e nos anos seguintes por seus diversos casamentos (cinco ou seis) e confusões e bebedeiras em sua vida pessoal. Um desses casamentos trouxe ao mundo sua filha Kristina Orbakaitė (Кристина Орбакайте), que também é cantora e um outro desses casamentos foi com Filipp Kirkorov (Филипп Киркоров), outro cantor conhecido e admirado/detestado pelos russos em geral. Além desses, temos também Stas Mikhailov (Стас Михайлов),  Elena Vaenga (Елена Ваенга), a representante russa no Eurovision 2015 e que chegou à final Polina Gagarina (Полина Гагарина), Dima Bilan (Дима Билан) e Grigory Leps (Григорий Лепс) são cantores conhecidos deste estilo musical que eu não sei definir ao certo como se chama, mas que acredito que todos que estão lendo entendem bem do que eu falo. Acho que a canção russa mais popular nesse estilo é Миллионалых роз (Milhões de Rosas, ou algo assim) da já conhecida Alla Pugatchova.

Viktor Tsoi (em primeiro plano) e Kino (fonte)
Já no setor pop e rock a cena russa é bem servida, com diversos grupos de variados estilos. Um dos mais conhecidos é, sem dúvida, o Arya (Ария). Eles fazem um som mais próximo do heavy metal um pouco mais melódico. As más línguas dizem que é apenas um clone do Iron Maiden, banda inglesa famosa em todo o mundo. De fato eles se parecem, tanto na forma melódica como nos temas das canções. Há também grupos de punk rock, como o Agata Kristi (Агата Кристи), provavelmente (provavelmente?) inspirado na escritora britânica de histórias de mistério do mesmo nome, Alisa (Алиса) e o DDT (ДДТ). Um outro compositor bem conhecido por aqui e que tem músicas mais rock and roll é o Viktor Tsoi (Виктор Цой). Ele fez sucesso nos anos oitenta e faleceu inesperadamente em 1990 em um acidente de carro. Ele também é conhecido tanto em carreira solo como em seu grupo de punk rock Kino (Кино). Encontrei um busto dele em Barnaul. Vejo algumas semelhanças dele com o Renato Russo, tanto em ter letras politizadas, quanto fazer um som mais simples e de até hoje ter uma legião (!) de fãs. Alguns outros grupos e cantores conhecidos por aqui desses estilos são o Leningrad (Ленинград), Liumen (Люмен), Korol' e Shut (Король и шут), Pilot (Пилот), BI-2 (БИ-2), Splin (Сплин). Indo para o lado mais pop, temos o Delfin (Дельфин), Tchitcherina (Чичерина), Noize MC e a Zemfira (Земфира), uma cantora pop que de vez em quando volta com algum grande sucesso, além um dos grupos favoritos do presidente, o Lyube (Любе). Ah, já ia me esquecendo que existe o t.A.T.u. (Тату) que chegou a fazer sucesso no Brasil na década de 2000 e que foi bastante popular na Rússia no mesmo período.

Arkona, ou desde 2003, Аркона (fonte)
Em matéria de heavy metal a cena russa é bem conhecida, principalmente no mundo do underground como produtora de boas bandas de pagan (black) metal e depressive suicidal black metal. Algumas bandas do gênero são o Аркона (que chegou a fazer show no Brasil) e eu diria que o Skogyr, apesar de ser bem desconhecido, é muito bom. Você pode ver uma lista bem completa de bandas de heavy metal da Rússia visitando o Encyclopaedia Metallum. Por uma coincidência, um amigo me indicou uma one man band de Tomsk, o que é bem raro, eu diria, chamada Funeral Tears e que faz um som rotulado como Funeral Doom Metal. Com esse tipo de classificação, alguns podem imaginar como é a música e sobre o que versam as letras. Para quem é fã de metal e é curioso por outros estilos, pode dar uma conferida nas bandas russas, especialmente as de Pagan metal, que incluem alguns instrumentos típicamente russos, como a balalaika, por exemplo.

O finado Mikhail Krug (fonte)
Acho que vale mencionar também que existem as canções folclóricas e entre os russos é algo bem tradicional tocar a já mencionada balalaika (ultimamente também pode ser violão ou guitarra) como fundo musical, enquanto algum(ns) cantor(es) ou a própria pessoa que toca, improvisam sobre temas variados. Elas são chamadas "Русские народные песни" ou simplesmente "Canções nacionais russas". Normalmente são letras românticas, engraçadas ou trágicas. Nos temas engraçados, que são os mais populares, crianças ensaiam nas escolas esse tipo musical e cantam sobre como dão trabalho aos pais. Homens e mulheres normalmente reclamam da vida conjugal e uns dos outros de maneira bem humorada. As velhinhas são as que mais fazem sucesso, pois cantam sobre como  seus maridos já não são mais os mesmos, em todos os sentidos. Todos vestidos com roupas tradicionais em apresentações para o público, Durante as comemorações do aniversário de Tomsk, sempre aparecem esses grupos e muitas pessoas param em volta deles ou sobre um palco. As músicas românticas ou trágicas também são populares, mas tenho a impressão de que um pouco menos que as cômicas. Nesse estilo que eu diria que parece com o que fazem os repentistas brasileiros ao som de pandeiros e cavaquinhos. E eles também gravam albuns e lançam músicas que ficam conhecidas. Um dos mais conhecidos é Semyon Slepakov.

E também existe um tipo musical parecido com esse que descrevi acima, só com voz e guitarra, mas que fala sobre a vida criminal e na cadeia, como os raps que citei anteriorrmente, mas que já é bem mais antigo que o rap (do começo do século XX). Esse estilo é conhecido como chanson (шансон) ou blatnaya pesnya (блатная песня). Alguns conhecidos desse estilo são Mikhail Krug (Михаил Круг), Arkady Severny (Аркадий Северный) e Aleksandr Rosembaum (Александр Розенбаум).

Bom, por enquanto é isso. Claro que existe muito mais coisas interessantes da música russa, mas não é possível falar sobre tudo. Se quiser colaborar com algum nome que eu tenha porventura esquecido e que você ache que deveria estar aqui, é só comentar aqui embaixo. Até a próxima!

5 comentários:

  1. Salve, salve, meu nobre Luciano!

    Bom, o que posso dizer? Acho que este foi um longamente aguardado artigo nesta "Russopédia".
    Sou chegado em heavy metal e em alguns estilos de punk rock e geek rock(o famoso rock de CDF...).
    Meus gostos pessoais com relação à música russa vão desde a banda Kino,(sendo "Peznia bez slov" e "Kukushka" as minhas preferidas), até o gênero folk, sendo - pelo menos para mim - Pelageya a representante máxima do gênero(Ah! A Varvara também é excelente!). Leningrad, então é sensacional. Eles tem uma visão ácida acurada da política e sociedade russa que simplesmente me tomou de assalto!
    Quanto aos demais citados no post, vou ouvi-los e depois te conto o que achei, meu velho!
    Em relação à música clássica, sem comentários! Sou aficcionado em todos os compositores russos, sem exceção.
    Mais um excelente artigo como seu selo pessoal de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber!
      Obrigado pelas palavras e pelas indicações.
      Sim, tem muito mais coisas que valem a pena ser ouvdas vindo da Rússia, 'as infelizmente elas não têm o espaço que merecem no Brasil. Quem sabe um dia, mas duvido.
      Grande abraço e espero que esteja apreciando mais da música da Mãe Rússia!

      Excluir
  2. Luciano,
    Belo resumo, os grandes nomes estão ai, exceto minha banda favorita: Чайф. Este quarteto é absolutamente demais! São músicas excelentes e bem diferentes uma da outra. Haja criatividade...
    Outra que vale muito a pena conferir chama-se Мельница, que mistura rock com música medieval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!
      Muito obrigado pelas palavras e pelas indicações. Honestamente não conheço esses artistas que você mencionou, mas vou dar uka olhada. Obrigado por colaborar com o post!

      Excluir
  3. Olá Luciano..quando tinha 10 anos e comecei a interessar por esportes me recordo das Olimpiadas 80 ..e sempre escuto essa música " Goodbye Moscow! - Adeus Moscou/Hino de encerramento dos Jogos " acho muito bonita ..até meus filhos de 10 anos e 3 anos gostam dessa música..estive lendo sobre o cantor dessa música " Lev Leshchenko" ..estive lendo sobre ele..tem um bela voz.
    ele fez suscesso nos tempos sovieticos.
    ahh outra coisa sobre musica..todo ano tem um festival de musicas dos anos 80 em Moscow..sabe qual epoca tem ..já viu sobre isso...como gosto de musicas dos anos 80 .sempre vejo os videos ..e me da uma vontade de ver um show desse..enorme ..muita gente e boa musica.
    abraços.
    Antonio Carlos.
    ps:::hoje aqui em Rondonopolis-MT fez 35 graus..um pouquinho do nosso calor ai pra vc e esposa.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.