quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Mistérios e fatos bizarros da Rússia.

Olá senhoras e senhores. Como tem um território muito grande, toda sorte de estranheza pode acontecer na Rússia. E acontece! Vou tentar listar algumas por aqui. Vamos a algumas delas.

Foto do local tirada nos anos 20 (fonte)
O evento de Tunguska. Às 07:17 da manhã de 30 de junho de 1908 aconteceu algo insólito em uma distante região do centro norte siberiano. Os poucos moradores locais da etnia Tungús relataram ter visto uma grande bola de fogo que "dividiu o céu em dois" e logo um enorme estrondo. Provavelmente por conta de questões logísticas e da confusão reinante no país naquele período, apenas vinte anos depois uma expedição conseguiu chegar ao lugar e tirar algumas fotos e especular muito a respeito do que poderia ser aquilo. O cenário encontrado por esses exploradores foi desolador: milhões de árvores caídas, mas algumas ainda de pé, completamente nuas, sem galhos nem folhas, num raio de cerca de 2000 km², além de a área também ter um nível de radiação absurdamente mais alto que das regiões de entorno. Não há nenhuma cratera no lugar, nem nada. Até o momento não se sabe exatamente o que aconteceu, mas a teoria mais aceita no momento é de que um meteorito entrou na atmosfera terrestre, mas se desintegrou na entrada e não chegou a tocar o chão, mas ao que parece foi possível ver a desintegração, o som e o que houve com as árvores com o grande deslocamento de energia. Existem diversas teorias do que pode ter sido essa coisa, mas há poucas certezas. Esse incidente é parecido com um que aconteceu no estado do Amazonas em 13 de agosto de 1930 e que foi denominado evento do Curuçá ou "Tunguska brasileiro".
Para saber mais sobre isso:

O grupo que desapareceu nos Urais (fonte)
O incidente do Passo Dyatlov. A mais de 600 km ao norte da cidade de Yekaterimburgo, nos Urais, a cadeia de montanhas que separa a Europa da Ásia, um grupo de nove esquiadores e que faziam parte do Instituto Politécnico do Ural que objetivava atingir Otorten, uma montanha 10 km ao norte do ponto do incidente foi encontrado morto em circunstâncias inexplicadas. Na noite de 2 de fevereiro de 1959 algo que não se sabe o quê, os fez rasgar suas tendas de dentro para fora, aparentemente fugindo de algo. Havia uma forte nevasca naquela noite e 5 corpos foram encontrados apenas em roupas de baixo mais ou menos perto de um grande e antigo pinheiro, que era a fronteira para uma ravina densa e de difícil penetração. Esses cinco infelizes foram encontrados no dia 26 de fevereiro, cobertos com uma fina camada de neve. Os outros corpos foram encontrados somente em maio dentro da ravina, a cerca de 1,5 km de onde estavam fixadas suas barracas e cobertos com uma espessa camada de neve. Um desses quatro (uma mulher) foi encontrada sem a língua. A maioria dos corpos não tinha lesões aparentes (apenas um tinha um grande ferimento no tórax) e alguns tinham danos no crânio e cérebro e um tinha um traumatismo craniano considerável. Muito se especula do que pode ter acontecido aos esquiadores que, embora não profissionais, eram experientes no esporte e sabiam bem para onde iam. Para terminar, o lugar onde onde eles pararam e onde o mistério aconteceu é conhecido como Kholat Syakhl (Холат Сяхл), que na língua do povo Mansi, oriundo da região, significa "Montanha dos Mortos".
Para saber mais sobre isso:

Onde ficava a rádio até 2010 (fonte)
A inexplicável rádio fantasma. Pois não é que existe uma rádio que funciona 24 horas por dia e que não se tem ideia do que ela transmita? Esta é a UVB-76 (УВБ-76) e que você pode sintonizar no seu rádio de ondas curtas. Essa estação emite um "bip" de mais ou menos 0,8 segundo a cada 1-1,3 segundo e algumas vezes o bip é interrompido por algum tipo de mensagem em código. O primeiro registro de atividade da rádio foi em 1982 e desde 2010 houve um aumento em sua atividade. Por coincidência, em 2010 a rádio mudou de lugar. Ela ficava próximo a Moscou, em Povarovo, uma ZATO (ЗАТО), que é a sigla para uma cidade fechada na Rússia, como é Seversk, por exemplo. Alguns malucos foram visitar as antigas instalações da rádio e alegam que se trata de uma base militar abandonada. Desde 2010 ela provavelmente fica em algum lugar na Pskovskaya oblast', no noroeste do país, na fronteira com a Estônia.

Parece que o sinal vinha daqui (fonte)
Alguns chamam a rádio de MDZhB por causa dos nomes Mikhail, Dmitri, Zhenya e Boris (МДЖБ), Isso porque entre setembro e novembro de 2010, uma série de mensagens foi transmitida e todas, exceto a do dia 10 de setembro, começavam com a sigla MDZhB.. Eu mesmo fiquei ouvindo a rádio enquanto escrevia esse post e, para a minha surpresa, por volta das 2 da manhã (meu horário de Tomsk, GMT +7), o "bip" foi interrompido e um código morse foi transmitido por alguns segundos, antes de voltar o "bip" monótono. Foi interessante e algo assustador ouvir isso. Não consegui ouvir uma voz em uma transmissão ao vivo ainda, mas não fico 24 horas ligado nela, como algumas pessoas o fazem, ou tentam fazer. Ah, e a transmissão parece ser ao vivo mesmo, não apenas um som gravado e repetido. Isso é suposto porque uma vez foi possível ouvir algumas batidas na mesa e coisas se movimentando. Apesar de tantas transmissões, investigações, a rádio está envolta em um grande mistério. Ninguém consegue decifrar o que é isso. Talvez por isso haja um caminhão de teorias da conspiração sobre ela. Para escutar a rádio ao vivo, basta acessar esse link. Ao entrar, escolha html5 e quando o painel de opções abrir, coloque no dial 4625 kHz e escolha no modo de banda USB.
Para saber mais sobre isso:
O meteorito que deu um susto em todos que o viram (fonte)
O incrível meteorito que caiu nos Urais. Em 15 de fevereiro de 2013, a cerca de 09:15 da manhã, uma luz rasgou o céu na região dos Urais, mais ou menos na perto da região de Chelyabinsk. Cerca de 1000 pessoas ficaram feridas, principalmente por causa de estilhaços de vidros que foram quebrados com o impacto da queda. O brilho e o estrondo foram enormes e foram registrados por algumas pessoas, especialmente as que tinham câmeras nos seus carros ou por câmeras de trânsito. Uma bola de fogo a mais de 51.000 km/h é mostrada cruzando os céus e explodindo em algumas imagens. Depois de alguns meses foi relatado que cientistas russos conseguiram recuperar uma parte do meteorito que pesava uns 600 quilos! No mesmo dia aconteceu de um meteoro passar bem perto da Terra, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Lembro que foi bastante falado na época que poderia ser um experimento do Exército russo e coisas assim. Bom, a internet está recheada de teorias malucas sobre tudo. Deixo alguns links e uma compilação de algumas câmeras que pegaram a queda. Impressiona.
Para saber mais sobre isso:


Por enquanto é isso amigos. Existem muito mais coisas estranhas e inexplicáveis que acontecem e aconteceram na Rússia, como os domos metálicos perdidos no Vale dos Mortos ou o Ninho da Águia de Fogo. Se souber de alguma coisa, é só comentar aqui embaixo. Até a próxima!

4 comentários:

  1. Interessante que alem da UVB-76 parece que existem outras duas estações de radio no mesmo estilo que ela que ficam somente transmitindo um som monótono e por vezes é interrompido por alguma voz transmitindo algo em código, elas são a S30 (The Pip) e a S32 (The Squeaky Wheel) e aparentemente existe alguma relação entre as 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, encontrei informações sobre essas rádios também. Parece que algumas vezes essas rádios que você mencionou retransmitem a UVB-76, Tudo a ver com essa rádio (e essas outras) é muito estranho.

      Excluir
  2. Talvez esse evento deva ser estudado
    Voronezh UFO incident was an alleged UFO sighting reported in Voronezh, Soviet Union, on September 27, 1989.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeui Toko. Não conhecia esse fato aí. Obrigado por colaborar com a postagem.

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.