sexta-feira, 21 de julho de 2017

O zoológico de Novosibirsk

zoológico russia novosibirsk
Entrada do zoo de Novosibirsk (foto bem meia boca)
Olá meus caros. Há bastante tempo não apareço por aqui. Não tinha muitas novidades para contar, mas dessa vez tenho uma: visitei o zoológico de Novosibirsk.

Na verdade eu não gosto muito de zoológicos. Sempre tenho a mpressão que os animais estão infelizes ali, mas, se não for lá, como poderei um dia ver alguns animais "pessoalmente" e não por fotos da internet? Pode ser algo meio egoísta até, mas gostei de ir a esse lugar e ver com meus próprios olhos animais que eu jamais achei que veria. Apesar disso, muitos dos animais que vi por lá não me pareciam triste. Alguns pareciam muito ativos e com muita vontade de interagir. Talvez eu não entenda alguma coisa, mas ao menos foi a impressão que eu tive.

polar bear russia novosibirsk zoo
Urso polar
O atual zoológico de Novosibirsk abriu as portas em 29 de agosto de 1947, mas desde o começo da década de 30 (1933 para ser mais exato) já existia um jardim com animais para a visitação pública. Durante a segunda guerra mundial, este jardim serviu de abrigo para animais de circos e de zoologicos itinerantes (que já não existem mais). Após a guerra, os animais acabaram ficando, as instalações foram melhoradas e dois anos após o fim do conflito, o зоопарк (zooparque) começou a operar. Em 1957 houve um trágico incêndio no zoológico e destruiu quase tudo por lá. No ano seguinte o zoo reabriu. Ao longo dos anos o espaço do zoológico foi sendo ampliado e hoje ele é um dos maiores e melhores da Rússia (alguns dizem que é o melhor), sendo a atração principal de Novosibirsk segundo o TripAdvisor

zoo russia muskox novosibirsk
Boi almiscarado
Chegar ao zoológico não é muito difícil, mesmo que ele não fique exatamente no centro da cidade (mas é perto). Localiza-se na ulitsa Timiryazeva 71/1 (улица Тимирязева) e também tem entradas pela ulitsa Jukovskaya (улица Жуковская) e pela ulitsa Narymskaya (улица Нарымская). Nas redondezas há uma estação de metrô chamada Zayel'tsovskaya (Заельцовская). Saindo da estação de trem da cidade, você pode pegar um táxi, Uber ou ir andando (mais ou menos 35 minutos de caminhada). Não há um ônibus exato que passe lá, é preciso pegar dois ou até mais ônibus. A entrada custa 300 rublos, o que dá mais ou menos uns 17 ou 18 reais nesse momento (julho de 2017).

O enorme tigre (tigresa) siberiano e
seu pequeno filhote
Agora falando do zoológico em si, ele é bem grande e mais ou menos linear, ou seja, você vai mais ou menos em uma linha reta e passando por atrações. Mas ele não é todo assim, você precisa se desviar para a direita ou esquerda para ver mais animais diferentes. Como não poderia deixar de ser, lá você pode ver um bom exemplo da fauna siberiana. Mas não se restringe a ela apenas, com animais de outras regiões do mundo, como leões, cangurus e até capivaras.

Posso dizer que entre as maiores atrações locais estão o enorme tigre siberiano, que brincava com o seu filhote. E ele é sim muito colorido e bonito. O boi-almiscarado, uma espécie que é endêmico do Tibete, mas que já foi espalhado para lugares como Sibéria, Alasca e Groenlândia. Não o conhecia e é um animal enorme e muito peludo. O urso polar, na verdade os ursos, porque havia dois lá. É um outro animal muito grande (principalmente as patas) e que parece bonitinho e fofinho nas fotos, mas pessoalmente ele mete medo. Lá há vários felinos, especialmente linces de várias partes do mundo, e, claro, da Sibéria também. Achei bastate curiosa uma raposa toda branca que vi por lá e imaginava que era a raposa do ártico, mas a plaquinha dizia que ela era da Geórgia. Além deles, tem vários outros animais, como lobos, gambás, raposas, macacos, bodes (de Camarões) e outros. Não vi muitos pássaros por lá. O zoológico também tem um terrário com insetos e um enorme aquário para os animais marinhos. Parece que tem até um golfinho, mas não cheguei a vê-lo.

Bom, basicamente é isso. Se um dia você estiver em Novosibirsk, vale a pena dar uma passada pelo zoológico. Se tiver alguma pergunta, é só escrever aqui embaixo. Até mais!

6 comentários:

  1. Interessante e tem alguma informação de onde vieram as Capivaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, apenas dizia de quais regiões elas são endêmicas, mas não de onde especificamente aquelas vieram.

      Excluir
  2. Oi Luciano! Que saudades :)
    Vejo que os zoológicos daí não são tão diferentes dos daqui de São Paulo... E eu também na verdade não curto zoológico, tenho a mesma impressão que estão infelizes.
    Não sei se você sabe, mas trabalho em uma agência de viagens, e meu objetivo é ir conhecer a Rússia! Sempre passo aqui para ver suas dicas. Espero que você esteja muito bem e em breve se Deus permitir estarei ai! Eu te aviso e quero te ver kkkkkk Beijos! Gabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Desculpe a demora enorme em responder. Estava viajando.
      Ah sim, lembro que você disse que trabalhava numa agência. Espero que você possa vir para cá e a gente se esbarra por aqui. Acho que você vai gostar daqui. Tem mirtilo! :)
      Beijo e até mais!

      Excluir
    2. Eu diria que os zoológicos daqui são um pouco diferentes sim. Esse de Novosibirsk é mais aproximado do zoológico em SP, mas normalmente não tem quase nenhuma imitação de habitat do animais.

      Seja bem-vinda na Rússia!

      Excluir
    3. Oi!!!!!!!! Eita que beleza! Só viajando hahahah Tenho certeza que vou gostar da Rússia, quero comer de tudo quando chegar ai! kkkkkk Obrigada por responderem gente! Beijos! E até breve :D

      Excluir

Antes de comentar, é preciso saber que existem algumas regras por aqui:
1 - os comentários sempre são moderados. Se escrever uma vez e parecer que deu erro, não deu não.
2 - se for perguntar algo, verifique se sua pergunta tem a ver com a postagem onde vai comentar. Se não tiver, o comentário será ignorado.
3 - se pensa em pedir alguma ajuda para imigrar para a Rússia (quase todos os dias recebo esse tipo de mensagem), nem perca seu tempo.
4 - seja educado. Afinal de contas, dizer "olá" e "obrigado" não custa nada.
5 - quer dar alguma sugestão para postagem? Inscreva-se no blog primeiro. Assim os dois se ajudam.

Se conseguir observar tudo isso acima (e não é difícil, convenhamos), seu comentário é muito bem-vindo.